Traição: 4 livros que caem no vestibular e abordam o tema
Confira o resumo de 4 livros que podem cair no Enem e em outros vestibulares e falam sobre traições amorosas.
A literatura trata de diversos temas presentes na sociedade. Amadurecimento, amizade, questões existenciais e, até mesmo, traição são alguns exemplos de assuntos desenvolvidos em livros.
Toda essa variedade de obras pode ser vista em perguntas de vestibulares. Isso porque alguns exames possuem uma lista de livros obrigatórios, que serão cobrados na prova. Esse é o caso da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Baixe: Plano de estudo grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Enquanto isso, outras provas, como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não têm uma seleção específica divulgada, embora diferentes obras sejam mencionadas nas perguntas.
Por isso, é importante que o estudante esteja por dentro da lista de livros obrigatórios de cada vestibular e também das obras clássicas, que podem cair em todas as provas.
Leia mais: 6 livros coringas para aumentar seu repertório na redação do Enem
+ Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
4 livros que caem no vestibular e falam sobre traição
Os livros cobrados no Enem e em outros vestibulares costumam tratar de diversas temáticas, como: racismo, gentrificação e outras discussões políticas e sociais. Mas, no meio de tantas histórias, é comum encontrar alguns elementos que incrementam o enredo, como a traição.
Baixar plano de estudo gratuito
A seguir, conheça alguns livros clássicos que abordam o tema e se prepare para o vestibular:
1. Angústia
“Angústia” é um romance escrito por Graciliano Ramos, que se passa no Brasil da década de 1930. A obra está na lista da Fuvest 2024 e é considerada um dos grandes trabalhos do autor alagoano.
O livro narra a história de Luís da Silva, um funcionário público que com muito esforço junta dinheiro para se casar com Marina, mulher pela qual o protagonista está totalmente apaixonado e envolvido.
Após gastar o dinheiro que Luís economizou com o enxoval do casamento, Marina trai o noivo com Julião Tavares, colega de trabalho do protagonista. A partir dessa traição, o livro se desenrola: Luís fica obcecado, perseguindo Marina pelas ruas e querendo se vingar de Julião.
Confira: 15 cursos mais fáceis de entrar na Unesp; veja quais são
+ O que são as Bibliotecas Digitais?
2. Cortiço
“O Cortiço” é um romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo. O livro já caiu em diversos vestibulares, como a Fuvest, Unicamp, UFRGS e muito mais.
A história se passa no Rio de Janeiro do século XIX e tem como pano de fundo um cortiço, onde vive uma variedade de personagens que representam diferentes estratos sociais. A traição é um tema recorrente na trama, refletindo as relações complexas e muitas vezes tumultuadas entre os moradores do local.
Um exemplo de traição contada na obra é a de Rita Baiana, moradora do cortiço. Ela trai seu marido, Firmo, com Jerônimo, um malandro do mesmo local. Jerônimo, por sua vez, trai sua esposa Piedade ao se envolver com Rita Baiana.
Baixar plano de estudo gratuito
3. Dom Casmurro
“Dom Casmurro” é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. Trata-se de um dos principais trabalhos do autor e é “figurinha carimbada” em diversas provas.
A história é narrada em primeira pessoa por Bento Santiago, apelidado de Bentinho, um homem idoso que relembra sua vida e seus relacionamentos. O livro destaca a traição como um tema central, particularmente a suspeita de traição conjugal.
O protagonista nutre uma crescente obsessão com a ideia de que seu filho, Ezequiel, não é seu verdadeiro herdeiro, mas sim de seu amigo e rival, Escobar. Bentinho fica obcecado com a semelhança entre Ezequiel e Escobar e começa a acreditar que sua esposa o traiu com seu melhor amigo.
O grande diferencial do livro é a ambiguidade em torno da traição, que deixa o leitor incerto sobre a veracidade das suspeitas de Bentinho. A traição é explorada não apenas no contexto conjugal, mas também em outras relações, como a amizade e a confiança.
Veja mais: #StudyTwt: conheça essa comunidade de alunos do Twitter (ou X)?
+ 10 autores brasileiros que mais caem no Enem
4. Memórias de um Sargento de Milícias
“Memórias de um Sargento de Milícias” é um romance de Manuel Antônio de Almeida, publicado em folhetins entre 1852 e 1853. Essa é outra obra recorrente nas aulas de literatura do ensino médio. Ela fala sobre a vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX, com destaque para o comportamento antiético de seu protagonista, Leonardo.
A história gira em torno de Leonardo, um jovem que cresce em meio à desordem e à falta de moral da sociedade carioca da época. A traição é uma constante ao longo da narrativa, seja através de suas trapaças em jogos de azar, seus relacionamentos amorosos clandestinos ou seu comportamento antiético em relação a padrinhos e amigos.
Confira: Alice Oseman: conheça 3 livros da autora de Heartstopper
+ Materiais para te ajudar na organização dos estudos: confira 9 opções
Plano de estudo grátis
Vai fazer o Enem e precisa de uma ajuda extra? O Plano de Estudo da Quero Bolsa pode te ajudar! Trata-se de um cronograma completo e gratuito para arrasar na prova. Baixe sem pagar nada: