Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
Diversos livros passam por adaptações e se tornam produções audiovisuais. Confira 6 exemplos de séries que foram baseadas em obras literárias!
Uma das produções mais novas da Netflix é a minissérie Todo Dia a Mesma Noite, que estreou nesta quarta-feira (25). O seriado tem como tema o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, que aconteceu em janeiro de 2013. O foco é a luta das famílias das vítimas por justiça.
Um fato importante sobre a minissérie é que ela é uma adaptação do livro homônimo da jornalista Daniela Arbex. Lançado cinco anos após a tragédia, a obra literária relembra e homenageia os mais de 200 mortos no desastre.
Leia mais: Ginny e Georgia: veja 4 questões que a série aborda
+ Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing
Além da produção Todo Dia a Mesma Noite, outras séries foram baseadas em obras literárias. Isso é muito comum, uma vez que esses seriados permitem aos espectadores mergulhar ainda mais na história e nos personagens, explorando nuances que podem não ser tão evidentes na versão original do livro.
7 livros que viraram série
As adaptações de livros para séries permitem aos roteiristas e diretores adicionar elementos visuais e narrativos que podem tornar a história ainda mais envolvente e emocionante. Trata-se de oferecer aos fãs uma nova perspectiva sobre suas obras literárias favoritas. Veja 7 exemplos de livros que viraram séries.
1. Todo Dia a Mesma Noite
Todo Dia a Mesma Noite é um exemplo de livro que se tornou série. Cinco anos após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, a jornalista Daniela Arbex lançou sua reportagem em formato de livro, contando os diversos aspectos do desastre.
Dez anos após o incêndio, a Netflix produziu uma minissérie de cinco episódios, baseada no livro da jornalista. A adaptação da obra literária para o audiovisual contou com a consultoria da própria Daniela Arbex.
Veja também: 5 séries para praticar o espanhol
2. Mindhunter
Disponível na Netflix, Mindhunter é uma série lançada em 2017. Nela, dois agentes do FBI trabalham juntos tentando decifrar a mente de assassinos em série. Para tanto, eles vão até os presídios e conversam diretamente com os criminosos.
Uma coisa que nem todos os fãs da produção sabem é que ela foi baseada no livro Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker.
Saiba mais: 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
3. Rota 66
Em setembro de 2022, a Globoplay lançou a série Rota 66: A Polícia que Mata. A produção é uma adaptação do livro-reportagem Rota 66, escrito pelo jornalista Caco Barcellos.
Na obra literária, Barcellos investiga a morte de dois jovens paulistanos e acaba descobrindo um grupo de matadores dentro da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
4. O Verão Que Mudou Minha Vida
Disponível na Amazon Prime Vídeo, a série O Verão Que Mudou Minha Vida foi lançada em junho de 2022. Um ponto importante é que a produção foi baseada na trilogia de livros de mesmo nome, da autora Jenny Han.
Vale destacar que a primeira temporada da série foi baseada no primeiro livro da trilogia e que a renovação para uma segunda temporada já foi confirmada.
Leia mais: Estude vendo Netflix: 75 séries e filmes para estudar História
5. Bom Dia, Verônica
Bom Dia, Verônica é uma série de mistério brasileira. Composta por duas temporadas, a produção é exibida pela Netflix. Um fato interessante sobre o seriado é que ele é uma adaptação do livro homônimo, escrito pelos autores Raphael Montes e Ilana Casoy.
Enquanto a obra literária foi publicada em 2016, a primeira temporada da série foi lançada em 2020. Ambas contam a história da escrivã da polícia Verônica Torres, que descobre diversos esquemas de crimes.
Veja também: Stranger Things: qual seria a faculdade dos personagens da série
6. Dash & Lily
Lançada na Netflix para o Natal de 2020, Dash & Lily é uma série americana. Os personagens principais, que dão nome à produção, se comunicam por meio de um caderno. A fim de não se encontrarem pessoalmente, Dash e Lily deixam o objeto em diferentes lugares da cidade de Nova Iorque.
Uma curiosidade sobre a produção é que ela é uma adaptação do livro O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, escrito por David Levithan e Rachel Cohn. A obra literária foi lançada dez anos antes da série, em 2010.
Descubra: 6 séries para quem estuda Psicologia
7. Heartstopper
A série Heartstopper foi lançada em abril de 2022, pela Netflix. Mas a história dos personagens principais, Charlie e Nick, já existia muito antes. Isso porque a produção tem como inspiração os quadrinhos de mesmo nome, criados pela artista Alice Oseman.
A obra de Alice Oseman possui quatro volumes, sendo que eles foram lançados em 2017, 2019, 2020 e 2021. Para a alegria dos fãs da série, a segunda temporada já foi confirmada pela Netflix.