
Dia do Homem 2025: veja frases e porque é em 15/07 no Brasil
Isabella Baliana | 15/07/25Entenda a origem do Dia do Homem no Brasil, a diferença para a data internacional e confira mensagens criativas para 15 de julho.
Uma das produções mais novas da Netflix é a minissérie Todo Dia a Mesma Noite, que estreou nesta quarta-feira (25). O seriado tem como tema o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, que aconteceu em janeiro de 2013. O foco é a luta das famílias das vítimas por justiça.
Um fato importante sobre a minissérie é que ela é uma adaptação do livro homônimo da jornalista Daniela Arbex. Lançado cinco anos após a tragédia, a obra literária relembra e homenageia os mais de 200 mortos no desastre.
Leia mais: Ginny e Georgia: veja 4 questões que a série aborda
+ Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing
Além da produção Todo Dia a Mesma Noite, outras séries foram baseadas em obras literárias. Isso é muito comum, uma vez que esses seriados permitem aos espectadores mergulhar ainda mais na história e nos personagens, explorando nuances que podem não ser tão evidentes na versão original do livro.
As adaptações de livros para séries permitem aos roteiristas e diretores adicionar elementos visuais e narrativos que podem tornar a história ainda mais envolvente e emocionante. Trata-se de oferecer aos fãs uma nova perspectiva sobre suas obras literárias favoritas. Veja 7 exemplos de livros que viraram séries.
Todo Dia a Mesma Noite é um exemplo de livro que se tornou série. Cinco anos após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, a jornalista Daniela Arbex lançou sua reportagem em formato de livro, contando os diversos aspectos do desastre.
Dez anos após o incêndio, a Netflix produziu uma minissérie de cinco episódios, baseada no livro da jornalista. A adaptação da obra literária para o audiovisual contou com a consultoria da própria Daniela Arbex.
Veja também: 5 séries para praticar o espanhol
Disponível na Netflix, Mindhunter é uma série lançada em 2017. Nela, dois agentes do FBI trabalham juntos tentando decifrar a mente de assassinos em série. Para tanto, eles vão até os presídios e conversam diretamente com os criminosos.
Uma coisa que nem todos os fãs da produção sabem é que ela foi baseada no livro Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker.
Saiba mais: 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
Em setembro de 2022, a Globoplay lançou a série Rota 66: A Polícia que Mata. A produção é uma adaptação do livro-reportagem Rota 66, escrito pelo jornalista Caco Barcellos.
Na obra literária, Barcellos investiga a morte de dois jovens paulistanos e acaba descobrindo um grupo de matadores dentro da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Disponível na Amazon Prime Vídeo, a série O Verão Que Mudou Minha Vida foi lançada em junho de 2022. Um ponto importante é que a produção foi baseada na trilogia de livros de mesmo nome, da autora Jenny Han.
Vale destacar que a primeira temporada da série foi baseada no primeiro livro da trilogia e que a renovação para uma segunda temporada já foi confirmada.
Leia mais: Estude vendo Netflix: 75 séries e filmes para estudar História
Bom Dia, Verônica é uma série de mistério brasileira. Composta por duas temporadas, a produção é exibida pela Netflix. Um fato interessante sobre o seriado é que ele é uma adaptação do livro homônimo, escrito pelos autores Raphael Montes e Ilana Casoy.
Enquanto a obra literária foi publicada em 2016, a primeira temporada da série foi lançada em 2020. Ambas contam a história da escrivã da polícia Verônica Torres, que descobre diversos esquemas de crimes.
Veja também: Stranger Things: qual seria a faculdade dos personagens da série
Lançada na Netflix para o Natal de 2020, Dash & Lily é uma série americana. Os personagens principais, que dão nome à produção, se comunicam por meio de um caderno. A fim de não se encontrarem pessoalmente, Dash e Lily deixam o objeto em diferentes lugares da cidade de Nova Iorque.
Uma curiosidade sobre a produção é que ela é uma adaptação do livro O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, escrito por David Levithan e Rachel Cohn. A obra literária foi lançada dez anos antes da série, em 2010.
Descubra: 6 séries para quem estuda Psicologia
A série Heartstopper foi lançada em abril de 2022, pela Netflix. Mas a história dos personagens principais, Charlie e Nick, já existia muito antes. Isso porque a produção tem como inspiração os quadrinhos de mesmo nome, criados pela artista Alice Oseman.
A obra de Alice Oseman possui quatro volumes, sendo que eles foram lançados em 2017, 2019, 2020 e 2021. Para a alegria dos fãs da série, a segunda temporada já foi confirmada pela Netflix.