Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing
A série conta a vida de uma executiva de marketing, mas, na vida real, a profissão não é igual a ficção. Confira aqui como a área realmente funciona.
Nesta quarta-feira (21) a Netflix lançou a terceira temporada de Emily em Paris. A série conta a vida de uma executiva de marketing, chamada Emily Cooper. A jovem ganha a oportunidade dos sonhos: trabalhar em Paris. Inicialmente, quem faria a viagem era sua chefe, Madeline Wheeler. Porém, Madeline descobre uma gravidez e a promoção vai para Emily.
Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing
Quer fazer Marketing mas não sabe se tem perfil? Faça o teste!
A partir dessa premissa, a executiva de marketing começa a viver suas aventuras na capital francesa, encarando desafios para se adaptar em uma nova cultura. No meio disso, ainda há a questão dos relacionamentos de Emily, que vive até triângulos amorosos.
Veja também: 8 cursos para quem quer trabalhar com Marketing
+ Marketing de Conteúdo: o que é preciso para seguir essa carreira?
Na produção, Emily Cooper tem a vida que muitos desejam. Um dos pontos centrais da série é a profissão da protagonista, como executiva de marketing. Mas você realmente sabe como é essa carreira? Entenda melhor abaixo!
7 coisas que Emily em Paris não te conta sobre a carreira em marketing
A protagonista de Emily em Paris, Emily Cooper, é uma executiva de marketing norte-americana. A personagem é enviada para Paris a fim de trazer uma visão do seu país sobre o marketing.
Se você assistiu à produção e se interessou pela área, saiba: o que Emily em Paris mostra sobre a carreira em marketing é apenas um fragmento do que a profissão pode ser. Há muitos outros fatos e características que a série não te conta. Descubra a seguir!
1. Os tipos de formação para o curso de Marketing
Existem diversos tipos de formação para o curso de Marketing. Além do bacharelado, há também as opções de tecnólogo, pós-graduação e técnico. Assim, é possível ver qual desses níveis de ensino mais se encaixa na sua realidade e nos seus planos e, dessa forma, construir uma carreira na área.
Na série, não sabemos a trajetória acadêmica de Emily Cooper, mas imagina-se que a personagem tenha estudo formal em Marketing, uma vez que suas ações no trabalho costumam ser bem técnicas e certeiras.
Confira: Pós-graduação em Marketing Digital: como funciona?
2. As disciplinas de um curso de Marketing
Uma das coisas que a série não mostra é como funciona um curso de Marketing e o que se estuda nessa formação. As disciplinas variam conforme nível de ensino, isto é, se o curso é bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico.
Num curso tecnológico, por exemplo, há aulas sobre o campo de gestão e conteúdos específicos de marketing. Já no bacharelado, há disciplinas como economia, sociologia e estatística.
Leia também: Marketing pessoal: como se destacar no mercado de trabalho
3. O custo de uma faculdade de Marketing
Na série Emily em Paris não dá para ter noção de quanto custa uma faculdade de Marketing. Isso porque a Emily já é formada e, além disso, a personagem estudou nos Estados Unidos.
Trazendo para realidade brasileira, o curso de Marketing pode variar bastante no quesito preço. Para se ter uma ideia: na Quero Bolsa, é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 96,00.
Saiba mais: Conheça como é o dia a dia de um profissional de Marketing Digital
4. Onde um profissional de Marketing pode trabalhar
Em Emily em Paris, a protagonista trabalha numa empresa de marketing francesa. Mas a carreira na área não se restringe a empresas e agências como a da série. Há um campo muito mais vasto para o profissional da área, uma vez que diversos tipos de negócio precisam do serviço desse profissional.
Alguns exemplos de lugares onde um profissional de Marketing pode trabalhar são: empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Além disso, é possível atuar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.
Veja mais: Marketing Digital: por que tirar uma certificação?
5. O salário de um profissional de Marketing
Emily Cooper vive uma rotina desejada por muitos: em Paris, a personagem frequenta restaurantes chiques e eventos de elite, utiliza roupas de grife, viaja para os lugares mais badalados, etc. Mas, a série não menciona quanto a executiva ganha para manter esse estilo de vida.
Diante dessa expectativa que a série cria no espectador, é importante contextualizar a realidade no Brasil. Aqui, segundo levantamento da Quero Bolsa, o salário médio de um Marketing é de R$ 4.711,01. O maior salário médio por Estado é de R$ 5.232,66, em São Paulo.
Entenda melhor: Por que fazer um MBA em Marketing?
6. As habilidades esperadas de um profissional de Marketing
Na série Emily em Paris, a protagonista se destaca por sua criatividade, proatividade e capacidade de se reinventar. Mas essas não são as únicas características esperadas de um profissional de Marketing.
Na vida real, algumas das habilidades exigidas desse trabalhador são: liderar pessoas; tomar decisões; agir com empatia; saber ouvir; trabalhar em equipe; etc. Raciocínio analítico, organização e flexibilidade também são atributos bem-vindos.
Veja mais: Tecnólogo ou Bacharelado em Marketing?
7. Quais são os cargos dentro da área de Marketing
Em Emily em Paris é possível se aprofundar numa empresa francesa. Lá, nota-se as funções existentes em uma companhia e a hierarquia de cargos num negócio daquele porte. Nesse contexto, Emily ocupa a posição de executiva de marketing.
Há, ainda, outras possibilidades dentro da área de marketing, como: Analista de Marketing; Profissional de Relações Institucionais e Governamentais; Gerente de Comunicação; Gerente de Marketing; Head de Growth; Gerente de Produto; Assistente de Marketing; etc.
Veja também: 12 pós-graduações mais procuradas na área de Marketing
Teste vocacional para Marketing
O teste vocacional é direcionado para aquelas pessoas que estão com dúvidas de qual carreira seguir. Se a área de Marketing está na sua lista de possibilidades, vale a pena fazer um teste vocacional específico como este da Quero Bolsa.
Basta se cadastrar, responder as questões e conferir seu resultado. Tudo completamente gratuito. Clique no botão agora e faça o teste vocacional para Marketing:
Teste vocacional para Marketing
Quer estudar Marketing?
Se Emily em Paris despertou a vontade de estudar Marketing em você, saiba que existem muitas opções. A Quero Bolsa, por exemplo, oferece bolsas de até 80% para diversos cursos. Veja quais são os descontos para esse curso:
Vale destacar que a Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino. Confira algumas:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.