Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Por que fazer um MBA em Marketing?

* Texto escrito pela colaboradora Helô Barrense

Não é novidade: o Marketing têm ganhado força nos últimos anos. E por isso, profissionais das mais diversas áreas têm optado por fazer um MBA em Marketing, seja para alavancar seus negócios ou apenas se destacar no mercado de trabalho.

O MBA é um tipo de pós-graduação lato sensu. Junto a ele, na mesma categoria, também estão as especializações. Além dessa modalidade também existem as pós-graduações stricto sensu, como mestrado e doutorado

mão segurando símbolo mba marketing
Por que fazer um MBA em Marketing?

A sigla MBA se refere à expressão Master of Business Administration ou algo como “Mestre em Administração de Negócios”, em tradução livre. O curso é voltado a profissionais que buscam conquistar cargos de liderança pertencentes ao mundo empresarial e de negócios. Ou seja, ele é totalmente focado na parte prática do que se está estudando.

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre o que é um MBA e como ele pode ajudá-lo, dê uma olhada nessa matéria realizada pela Revista Quero

Ainda, para ver outras opções de pós-graduações, não apenas de MBA, dê uma olhada no botão abaixo:

Melhores opções de pós-graduação


Opinião de quem sabe

Apesar de ser formado em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, Vinícius De Vita,  acabou optando pelo MBA em Marketing após enxergar na área uma oportunidade de carreira. 

Durante a graduação, o jornalista decidiu estagiar com mídias digitais e, mais tarde, trabalhar em uma agência de Marketing como conteudista. Foi a partir deste caminho que percebeu que seria uma boa opção realizar um “Master” em Marketing e Comunicação Digital na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), ou seja, um MBA. 

“Achei que faria bem ao meu currículo e à minha carreira fazer um MBA na área, e escolhi um curso que traria o renome necessário para o meu currículo, tanto pela qualidade quanto pelo reconhecimento que tem no mercado”, conta.

Saiba mais:
MBA EaD: entenda as vantagens do curso
O que você precisa saber antes de começar um MBA

Segundo Vinícius, essa foi uma escolha muito de especialização, mas também para valorizar o seu perfil profissional dentro de um mercado já bastante competitivo. "Por esse motivo o mercado exige uma especialização do peso como um MBA."

Um mercado em expansão

Estratégias criativas de Marketing são cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho. São diversas empresas – das pequenas às transnacionais – e até mesmos instituições governamentais e do terceiro setor, que apostam no trabalho destes profissionais para impulsionar os seus negócios ou espalhar suas mensagens.

O salário médio de um profissional de Marketing pode chegar a R$ 3.455,00 no Brasil. Entretanto, de acordo com um estudo realizado pela Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, profissionais com um MBA estão propensos a obter um aumento de 41% no seu salário apenas pelo título. 

Ter um MBA no currículo tornou-se algo muito valorizado, já que este tipo de especialização é bastante voltado para uma visão estratégia dentro das empresas. Com as constantes mudanças no mercado, profissionais que têm a capacidade de ser versáteis antecipando problemas e prevendo soluções, acabam se destacando. 

Mas qual a diferença entre MBA e uma pós-graduação tradicional?

Como dito, o MBA é uma sigla para “Master of Business Administration” e, no Brasil, está enquadrado como uma especialização de pós-graduação. 

Afinal, tem alguma diferença entre pós-graduação e MBA?

Entretanto, ele apresenta uma grande diferença entre os demais cursos de pós-graduações: o foco está em gestão de empresas e negócios. É uma boa opção, por exemplo, para quem busca ser líder ou gestor de uma empresa. 

O curso visa preparar o profissional para exercer sua profissão por meio de uma abordagem mais prática, trazendo à luz não apenas conteúdos voltados para o tema da especialização, como também do próprio ambiente de negócios. 

Vinícius conta que, na hora de escolher o curso, foi essencial atentar-se para o perfil de cada programa. “Alguns eram mais voltados para negócios - o famoso "business" do marketing-, mas eu queria uma coisa mais de especialização mesmo, que agregasse ao meu dia a dia."

Veja também:
5 dicas para escolher o seu MBA
Quanto custa fazer um MBA no Brasil?

Como é a rotina de estudos de um MBA?

O curso de MBA em Marketing pode durar até dois anos e já possui uma flexibilidade bem maior que a graduação. Entretanto, ainda requer muita atenção e energia do aluno.

“A rotina do curso em si varia de acordo com a instituição de ensino, mas em geral são dois dias por semana, duas disciplinas por bimestre e provas ao final do bimestre, com trabalhos a serem entregues de acordo com o método de avaliação do professor”, explica Vinícius. 

O que um MBA em Marketing pode agregar ao meu currículo?

Com um mercado cada vez mais competitivo, ter alguma especialização no currículo pode fazer com que o profissional se destaque. “Eu que já estou na área há algum tempo, percebo como profissionais com uma pós no currículo são mais completos, com mais bagagem, mais referências", conta Vinícius. Ele também ressalta que esses profissionais possuem um olhar sistêmico e amplo  para o Marketing Digital como um todo”, conta. 

Saiba mais:
O que significa MBA e como é o curso?
Teste: devo fazer uma especialização ou um MBA?

Além de a bagagem de conhecimento do curso não ser um ganho apenas acadêmico, mas também prático, o MBA é uma porta de entrada para fazer networking com outros profissionais – tanto de marketing como de outras áreas de conhecimento. 

“Eu tinha o objetivo de enriquecer meu currículo, assim como vários dos meus colegas. Mas é isso: o networking com colegas e professores, fora o que você aprende nas aulas e fazendo os trabalhos ajuda a te dar mais bagagem no dia a dia profissional”.

Também quero fazer um MBA em Marketing! Por onde eu começo?

Primeiro de tudo, é essencial saber em que momento da carreira você está e se optar por um MBA realmente atende às suas necessidades profissionais. Não tenha pressa: investir em uma pós-graduação é importante e por isso você deve fazer uma boa análise antes de dar esse passo.

Neste momento, é importante pesquisar as melhores faculdades e observar quais possuem o curso que se enquadra melhor ao seu perfil e aos seus objetivos com o certificado do MBA. “Tem que escolher bem e olhar bem a grade curricular, o que você vai aprender, quem são os professores, como é o curso, qual a flexibilidade da rotina de estudos”, aconselha Vinícius.

Se você possui uma graduação em outra área que não seja a comunicação, o MBA em Marketing também pode ser para você. “Tinha, por exemplo, uma aluna que era dona de uma rede de restaurantes e outro colega dono de uma rede de lojas de moda íntima. Eles queriam aprender no MBA formas de fazer seus respectivos negócios escalar", comenta o especialista.

Atualmente já existe a modalidade de MBA a distância, o qual permite mesclar disciplinas da grade curricular entre presencial e EAD, facilitando o acompanhamento do curso.

“Analisar o mercado, ter bem claros seus objetivos de carreira e optar pelo curso que mais vai te ajudar a chegar onde quer” aconselha Vinícius. “E optar por fazer o curso quando tiver condições, não só financeiras, mas emocionais.”

Bora fazer o seu MBA?

Se interessou? No site do Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudos e descontos de até 80% em cursos de pós-graduação. São muitas opções de especializações, mestrados, doutorados e, claro, MBA.

Aproveite para dar aquele upgrade no seu currículo e ampliar a gama de conhecimento para o mercado de trabalho. Dessa forma, você terá o merecido reconhecimento!

Melhores bolsas para MBA


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54