Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

5 dicas para escolher o seu MBA

por Caroline Sassatelli em 30/05/19 250 visualizações

Escolher uma pós-graduação nunca é uma tarefa totalmente fácil. Entre todas as opções é importante que você tenha em mente qual o seu objetivo e pretensão profissional. Se sua intenção é focar em gestão, negócios e empresa, o seu caminho é fazer um MBA (Master in Business Administration). Mas, afinal, como encontrar o curso ideal?

coo escolhe o mba
Você sabe o que fazer antes de escolher o seu MBA?

Alessandra Costenaro Maciel, Diretora de Comunicação da Anamba (Associação Nacional de MBA), dá algumas dicas para ter sucesso nessa missão.

Confira abaixo:

1. MBA x pós-graduação


Segundo a especialista, primeiro de tudo é importante que o estudante saiba qual é a diferença entre um MBA e uma especialização. Isso é essencial para evitar que ele jogue dinheiro fora ou fique frustrado com o curso.

A especialização é voltada para quem tem vontade de complementar seu conhecimento em áreas específicas. Ela funciona como uma extensão do aprendizado. Já o MBA é mais indicado para profissionais que procuram por um cargo de gestão ou executivo na empresa que trabalham ou querem iniciar seu próprio negócio.

Leia também:
Por que fazer um MBA?
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

2. O curso está regularizado?


Antes de fazer sua matrícula, o aluno deve fazer uma pesquisa para confirmar o credenciamento da faculdade ou universidade junto ao Ministério da Educação (MEC). A nota fiscal das mensalidades devem conter os dados dessa instituição, incluindo nome e CNPJ. Essa consulta pode ser realizada pelo próprio site do MEC.

Lembre-se que é comum que instituições de ensino superior (IES) façam parcerias com outras que são as emissoras dos certificados de conclusão da pós-graduação. Essas faculdades ou universidades certificadoras devem ter autorização junto ao MEC para oferecer os cursos de pós-graduação.

3. Procure por referências


Existem associações e outras entidades que emitem certificados de qualidade aos cursos de MBA brasileiros. “A Anamba, por exemplo, é nacional mas segue um padrão internacional. Adaptamos essa avaliação para um cenário mais parecido com o brasileiro, porém, respeitando os critérios de qualidade já estabelecidos”, diz Alessandra.

Além disso, a entrevistada também sugere que sejam consultados rankings que avaliam as IES no Brasil. Um exemplo é o RUF (Ranking das Universidades do Brasil), divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, e o Guia do MBA, mantido pelo Estado de S. Paulo.

Como a escola está sendo avaliada no mercado educacional e por seus ex-alunos é muito importante. Da mesma forma que é essencial certificar-se se a IES possui convênios com empresas, se traz executivos para contar suas experiências aos atuais alunos, se faz projetos de consultoria empresarial e se os recrutadores de RH procuram seus alunos para processos seletivos.

Leia também:
Fazer um MBA pode ajudar a conseguir um emprego
O que significa MBA e como é o curso?

4. Pesquise quais são os professores


As faculdades e universidades costumam disponibilizar qual é o seu quadro docente em determinados cursos. Antes de escolher o MBA ideal, faça uma pesquisa para saber qual é o currículo dos professores. É importante que o curso seja ministrado por quem atua no mercado e que tem experiência sobre o assunto estudado. Nada melhor do que aprender com quem realmente manja do que está falando, né?

5. Selecione os cursos e conheça a instituição antes


Antes de chegar a uma definição, selecione dois ou mais cursos ou instituições para comparar. Se a dúvida é sobre o que estudar, coloque na ponta do lápis o que deseja aprender, qual é a grade de aula e como aquele MBA poderá agregar ao seu momento profissional.

Por outro lado, se você está em dúvida sobre qual faculdade ou universidade fazer, mesmo depois de analisar sua estrutura e reputação no mercado, marque um bate-papo com o coordenador do curso em cada uma das instituições. O ideal é selecionar entre dois e três “finalistas” para visitá-los e conhecer sua estrutura e localização . “É muito bom marcar essa conversa com o coordenador para tirar dúvidas, pedir, por exemplo, uma lista de ex-alunos para conversar e, assim, pedir uma avaliação de quem realmente fez o curso”, sugere Alessandra.

Bora fazer um MBA?

Se você não decidiu ainda qual MBA fazer ou em qual instituição estudar, não precisa se desesperar. Isso porque é possível entrar no site do Quero Bolsa e encontrar o curso que mais tem sua cara - e, o melhor, em faculdades super-recomendadas.

Mas não se preocupe com mensalidades altíssimas. O Quero Bolsa conta com milhares de opções de MBA e também de outras modalidades de pós-graduação com bolsas de estudo de até 75% que estão com um precinho nesta Semana do MBA. É uma ótima oportunidade para quem quer a tão sonhada mudança na carreira. Não perca tempo!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54