Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Marketing pessoal: como se destacar no mercado de trabalho

Como as pessoas te veem profissionalmente? É muito importante saber essa resposta para melhorar sua imagem no mercado de trabalho. Hoje em dia, criar estratégias de marketing pessoal é essencial para construir uma carreira. 

Por isso, é importante se manter atualizado sobre essa prática, tanto para se estabelecer em uma área já conquistada, quanto para almejar novas possibilidades. Assim, você pode conseguir exposição em congressos, treinamentos, workshops, cursos online, entre muitos outros.

Mas como exatamente se tornar o tipo de pessoa que todas as empresas procuram? Existe uma fórmula mágica? 

marketing pessoal

O que é marketing pessoal?

Para entender melhor esse conceito, é preciso saber o que é marketing. Essa prática consiste, basicamente, em um conjunto de planejamentos estratégicos e pesquisas de mercado para conhecer o que os clientes procuram e entender as necessidades deles a fim de adequar uma marca e realizar maiores vendas. 

Com um bom marketing de relacionamento, é possível, inclusive, melhorar a conexão entre cliente e empresa. Tudo isso irá promover mudanças positivas na imagem de qualquer empresa e também pode ser aplicado na vida de profissionais, o que é chamado de marketing pessoal.

Esse tipo de marketing é um conjunto de estratégias elaboradas para aprimorar a sua imagem com a finalidade de chamar a atenção de empresas, clientes e até mesmo concorrentes. Após trabalhar suas atitudes e a forma como divulga seu trabalho, você trilhará um caminho mais seguro rumo ao sucesso profissional.

Vivemos em um mundo que valoriza cada vez mais o posicionamento de uma marca perante o mercado. Desta forma, é preciso inventar novas formas de ser reconhecido pelas pessoas e corporações sem cair no marasmo de ideias. 

Além de ser visto e lembrado por todos, é importante que essas lembranças valorizem aquilo que você tem de melhor. Pense consigo mesmo: você está exaltando todo o seu potencial e se qualificando ainda mais para que os outros te enxerguem como um profissional de excelência? 

Quem deseja ser respeitado não pode deixar para pensar nisso depois; o momento é agora. Há muitas formas de aprender mais sobre o que é marketing pessoal e seus inúmeros conceitos e táticas infalíveis, como por exemplo em cursos a distância..

Duas coisas que você deve evitar na hora fazer marketing pessoal

É essencial conhecer quais são os erros mais comuns na hora de construir a sua imagem, afinal, você não quer que nada dê errado em sua carreira, não é mesmo? Esse dois fatos representam uma péssima de marketing pessoal. Confira e fuja dessas ciladas:

1 - Ser arrogante

Muitas pessoas têm costume de achar que profissionais que fazem sucesso com seus pré-requisitos são super convencidos e arrogantes. Isso pode muito bem acontecer, mas não tem uma ligação direta com o marketing pessoal. 

Segundo Marie-Josette Brauer, do ICCr, o brasileiro tende a ver com maus olhos quem valoriza as suas próprias competências e aí, "para fugir do rótulo de convencido, é comum que o profissional assuma uma postura excessivamente humilde, como se o sucesso fosse algo feio". 

Para ela, é preciso saber dosar essa personalidade para não ser prepotente e muito menos falso. O exibicionismo acaba por afastar as pessoas ao invés de agregá-las, que é um dos principais intuitos dessa prática.

Quem é arrogante tende a não enxergar que isso o está prejudicando e falha na hora de criar sua reputação profissional. É sempre bom saber que está precisando se atualizar para não fazer feio. 

Cursos online com certificado podem ajudar bastante nisso, pois além de ensinarem conteúdos amplos e consistentes, conferem o documento para comprovar tudo o que foi aprendido pelo aluno. Bacana, não é mesmo?

2 - Falar em vez de fazer

A máxima popular "falar é fácil" cabe perfeitamente nessa situação. Se você é ótimo no que faz e tem inúmeras qualidades, por que não mostra em vez de se gabar? O excesso de zêlo pelos próprios talentos pode causar desconfiança.

É importante divulgar o que se sabe, claro, mas sem esquecer que é preciso mostrar bons resultados. Há casos de pessoas nas redes sociais, por exemplo, que divulgam suas qualidades e exibem currículos recheados de competências, no entanto, em uma entrevista não conseguem colocar em prática. 

Vale saber que isso não é marketing pessoal, é uma atitude nada autêntica e que pode colocar em risco a vida profissional. Na hora de elaborar suas estratégias de marketing, é válido expor somente as aptidões que você tem certeza que vai conseguir exercer com qualidade. 

Mesmo que sejam poucas, o que importa é que você seja habilidoso e possa contribuir para o crescimento de um setor ou da empresa como um todo. Não esqueça que um bom profissional está sempre buscando novos conhecimentos, não param de estudar e aprender. 

E aí, você acredita que se divulga tão bem quanto deveria? Conta para a gente!

Colaboração: Educamundo

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54