8 cursos para quem quer trabalhar com Marketing
Com as redes sociais e a internet, a área de Marketing se tornou promissora. Se você busca trabalhar com isso, veja 8 opções de cursos!
Se você está procurando um curso para trabalhar com Marketing, deve ter encontrado diversas opções. Essa área tem atraído muita gente que busca um campo aquecido no mercado de trabalho, que tem tendências de crescimento de contratações e valorização profissional.
Muitas empresas estão ampliando suas equipe de Marketing para tentar alavancar seus negócios e fazer com que os produtos e serviços cheguem a um público-alvo maior. Para isso, é necessário saber da importância que uma boa comunicação com essas pessoas precisa ter.
Hoje em dia, empresas são reconhecidas por suas cores, logos e campanhas publicitárias. Para criar tudo isso, existe um grupo interdisciplinar por trás de cada campanha e cada uma das decisões tomadas pelas marcas.
Além disso, as companhias precisam estar sempre atentas as redes sociais, acompanhando as trends em alta, a repercussão dos clientes, entre outras coisas. E são os profissionais de marketing que desempenham essa função.
Veja também: Teste Vocacional para Marketing
Veja 8 cursos para quem quer trabalhar com marketing
Resultado da valorização da cultura das marcas e pensando no investimento, que gera retorno, associado a identidade visual e campanhas de marketing, cada vez mais profissionais pensam em investir nesta área em busca de melhores posições no mercado de trabalho e reconhecimento de suas habilidades de gestão e criação de conteúdo voltado aos negócios.
Pensando nisso, a Revista Quero selecionou oito cursos para quem quer trabalhar com Marketing. São todos graduações, ou seja, oferecem diploma de nível superior. Isso quer dizer que os cursos se aprofundam para dar maior qualificação aos estudantes nas diferentes áreas que podem atuar no Marketing. Confira!
Aproveite para conferir a grade curricular de Marketing no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
1. Marketing
A área de Marketing é tão ampla que há sim uma graduação específica para quem quer se desenvolver profissionalmente e atuar nesse setor. O curso de Marketing é uma graduação de nível superior tecnológica, que forma profissionais tecnólogos para o mercado de trabalho.
A formação tecnológica costuma ser mais específica e voltada diretamente para as demandas da empresa. Por isso, o curso tem disciplinas mais específicas, que muitas vezes dão a noção prática do dia a dia de profissionais na área e o que deve ser feito dentro das empresas.
Por ser uma graduação mais direta, tem uma duração menor. Um aluno leva, em média, dois anos para concluir o curso tecnólogo de Marketing. Há algumas faculdades que oferecem a graduação como bacharelado, que dura quatro anos.
Mais sobre Marketing: Como é o curso de Marketing?
+ O que faz o profissional de Marketing
Quantos anos dura a faculdade de Marketing?
De modo geral, a faculdade de Marketing tem duração média de quatro anos ou oito semestres, o que acompanha a maioria dos outros cursos relacionados a área. No entanto, se o aluno optar por uma formação mais prática e tem urgência em ser inserido no mercado de trabalho, ele pode optar por um curso tecnólogo em Marketing e concluir sua formação na metade deste tempo, em dois anos.
Qual o valor de uma faculdade de marketing?
O valor a ser pago mensalmente para cursar uma formação do ensino superior é uma preocupação constante de todos os estudantes que procuram iniciar uma graduação. Os valores cobrados pelas instituições de ensino superior mensalmente pelo curso de Marketing podem ter uma grande variação de acordo com a região onde o curso é ofertado e sua modalidade.
De maneira geral, cursos ministrados na modalidade de Ensino a distância costumam ser mais acessíveis que as graduações presenciais. Confira abaixo uma lista com o valor de uma faculdade de marketing em algumas das principais instituições do país no ano de 2021:
- Unopar: R$ 317,87
- Anhembi Morumbi: R$ 418,00
- FMU: R$ 450,88
- Mackenzie: R$ 543,00
- Puc Minas: R$ 445,00
- Unip: R$ 312,46
- Estácio: R$ 419,85
2. Marketing Digital
Outra área que cresceu tanto e que precisou de uma graduação especializada é o Marketing Digital. Na mesma ideia do primeiro dessa lista, esse curso tecnólogo traz todo o conteúdo voltado para a atuação no mercado de trabalho do setor e, principalmente, acompanha as demandas da digitalização dos negócios de empresas de todo o mundo.
As organizações estão usando cada vez mais plataformas virtuais para alavancar os negócios. Ter uma boa exposição de marca nas plataformas digitais, como as redes sociais, faz toda a diferença para quem quer ter sucesso nas vendas de produtos ou serviços.
O curso de Marketing Digital também é elaborado para trazer os conceitos práticos e preparar os estudantes para o dia a dia profissional da área. Por isso, é outro que tem duração média de dois anos para ser concluído.
Leia mais: Conheça como é o dia a dia de um profissional de Marketing Digital
+ Como construir uma carreira em Marketing Digital?
3. Administração
O curso de Administração é a primeira graduação de grau bacharelado dessa lista. É um curso que forma profissionais com a cabeça voltada à gestão de negócios. Por isso, pode ser uma forma de formar profissionais de marketing com visão voltada ao desenvolvimento de produtos e estratégias de divulgação de marca.
Essa graduação passa visões de empreendedorismo, organização e gestão para os estudantes. Então forma pessoas com visões flexíveis de atuação no mercado de trabalho.
Cursos de bacharelado são mais longos que os tecnólogos, por contarem com conteúdos mais teóricos, além dos práticos, na grade curricular. Algumas disciplinas que costumam estar no curso de Administração podem se relacionar com Marketing, comunicação e vendas.
Mais sobre Administração: Como é o curso de Administração?
+ O que faz um administrador?
+ Teste: Você tem perfil para cursar Administração?
Encontrar bolsas de Administração
4. Publicidade e Propaganda
Outro bacharelado que pode ser uma boa opção para quem quer atuar no mundo do Marketing é o curso de Publicidade e Propaganda. Essa graduação é uma das mais populares entre os cursos de comunicação existentes no Ensino Superior brasileiro.
Ela vai preparar pessoas com a visão ampla de como levar uma marca, um produto ou um serviço para o público usando estratégias para se comunicar com essas pessoas. O curso é um bacharelado, então conta com uma carga horária ampliada para que os estudantes aprendam sobre os principais conceitos técnicos e teóricos da Publicidade.
Em média, um estudante leva quatro anos para se formar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda. Depois da formatura, o profissional terá desenvolvido diversas habilidades para entrar no mercado e atuar com Marketing.
Veja mais: Publicidade e Propaganda x Marketing: entenda a diferença dos cursos
+ Teste Vocacional para Publicidade e Propaganda
Encontrar bolsas de Publicidade e Propaganda
5. Relações Públicas
Outro curso da área de comunicação, a graduação de Relações Públicas forma profissionais com um perfil diferente do curso anterior dessa lista. O principal objetivo do curso e ensinar aos alunos como uma marca se relaciona com o seu alvo e o que é preciso para que essa relação funcione.
Por isso, o profissional de RP exerce um papel importante na construção de uma identidade que uma empresa tem e passa para o seu público. Ele encontra oportunidades de ideias e tem pensamento estratégico que é útil até para os momentos de crise de imagem e conflitos com o consumidor.
Para se formar, os estudantes devem fazer o bacharelado, que tem duração média de quatro anos para ser concluído. Suas disciplinas trabalham muitas áreas da comunicação, então o curso de Relações Públicas forma profissionais versáteis para atuar no mercado.
Veja mais: Como é o curso de Relações Públicas?
O que faz um profissional de RP?
Encontrar bolsas de estudo para RP
6. Jornalismo
Formar pessoas com pensamentos críticos e estratégicos e que atuem de forma criativa usando habilidades de comunicação escrita e oral. Geralmente, faculdades de Jornalismo trazem essas premissas para montar suas grades curriculares e formar jornalistas para o mercado.
O jornalista é um profissional de comunicação muito importante para o Marketing. Ele vai trabalhar na parte de execução, principalmente voltada à produção, revisão e edição de textos. Mas o profissional também vai atuar na parte de planejamento, pensando em estratégias de comunicação com o público, sempre aproveitando a criatividade para o dia a dia.
O curso é um bacharelado e leva, em média, quatro anos para formar jornalistas. Sua grade curricular tem disciplinas sobre diversos temas da comunicação, além de matérias sobre História, Sociologia e até Psicologia.
Veja mais: Como é o curso de Jornalismo?
+ O que faz um jornalista?
+ Teste Vocacional para Jornalismo: descubra se tem perfil para o curso
Encontrar bolsas de Jornalismo
7. Design Gráfico
Os designers são peças fundamentais dentro de uma equipe de Marketing. Hoje em dia, o poder que um projeto visual tem de atrair o público é muito grande, o que dá um papel muito relevante para quem atua com Design Gráfico.
Esses profissionais são capacitados a entender toda a lógica por trás do visual de uma campanha, sempre pensando em como o usuário ou o público vão interpretar os detalhes e como será a experiência deles com o produto.
O curso de Design Gráfico é outro que pode ser encontrado em diversos tipos. O tecnólogo, mais prático, tem duração média de dois anos para ser concluído. Mais amplo e pensado também para incluir teorias da comunicação visual, o bacharelado tem duração média de quatro anos.
Veja mais: Como é o curso de Design Gráfico?
+ O que faz um designer gráfico?
+ 50 melhores cursos tecnólogos da área de Design
Encontrar bolsas de Design Gráfico
8. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Toda equipe de Marketing precisa de um profissional que saiba atuar com tecnologia. As empresas precisam de programadores e desenvolvedores para fazer tudo rodar e colocar um produto acessível aos clientes em evidência nas ferramentas digitais.
Por isso, praticamente qualquer equipe de Marketing tem um especialista em tecnologia para levar conhecimentos e um pensamento estratégico da área. Existem diversos cursos que formam esses profissionais, e um dos principais dele é o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem duração média de três anos.
Algumas outras opções que podem aparecer são os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Ciências da Computação, boas formas de estudar sobre a área de forma prática e teórica.
Veja mais: Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
+ O que faz um analista de sistemas?
+ Teste Vocacional para Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Teste vocacional gratuito
Ainda em dúvida sobre qual do cursos têm mais a ver com você? Então, confira o Teste Vocacional Gratuito da Quero Bolsa! O teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste, suas habilidades são associadas às seis profissões que mais fazem sentido com o seu perfil.
Leia mais: 8 cursos para quem quer trabalhar com vendas
+ 5 cursos para quem quer abrir o próprio negócio, além de Administração
Onde fazer faculdade de Marketing com desconto?
Caso você tenha se assustado com os valores das mensalidades da faculdade de Marketing, não se preocupe, temos uma ótima solução para você. É possível cursar a faculdade de marketing pagando bem menos do que você imagina, com uma oportunidade da Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina. Nela você encontra milhares de cursos com descontos de até 80%! Confira:
Para te ajudar ainda mais e não te deixar perdido em meio a tantas boas oportunidades, separamos ainda uma lista de instituições reconhecidas pelo MEC e que oferecem ótimas condições para novos alunos. Agora você não tem mais desculpas para iniciar sua graduação ainda neste ano!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.