5 cursos para quem quer abrir o próprio negócio, além de Administração
Há várias opções de cursos que podem oferecer uma boa bagagem para o seu empreendimento sair do papel
Se você sonha em abrir o próprio negócio, investir em cursos que ampliam sua visão de mercado e ajudam a desenvolver habilidades de gestão é o primeiro passo para aumentar as chances de sucesso.
O curso de Administração é o mais famoso para essa finalidade, e de acordo com o Censo da Educação Superior 2019 é o segundo com o maior número de ingressantes no Brasil. Nele, os estudantes têm uma formação abrangente sobre o universo das empresas, o que inclui conhecimentos de Contabilidade, Direito, Recursos Humanos, Marketing e Logística, por exemplo.
Mas também há outras opções de cursos que podem oferecer uma boa bagagem para o seu empreendimento sair do papel. Confira abaixo na lista preparada pela Revista Quero:
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1 – Gestão
Como a área de gestão é bastante ampla, você pode escolher entre os cursos de Gestão Comercial, Gestão Financeira ou Gestão de Recursos Humanos. Antes disso, é importante levar em consideração quais seus interesses como empreendedor.
No caso de Gestão de Recursos Humanos, o foco de formação está ligado às pessoas. O aluno aprende ferramentas de recrutamento, habilidades de liderança e planejamento de programas que visem a melhoria de qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.
Já em Gestão Comercial, o profissional cuida das transações de compra e venda, procurando dar a maior rentabilidade e produtividade à empresa. Também é capacitado para conduzir equipes e definir estratégias de mercado. Para isso, estuda inclusive conceitos de marketing, logística, economia e tributação.
Agora se você optar por Gestão Financeira, a atuação é maior nas finanças da organização. O formado gerencia os serviços administrativos e as operações financeiras, por meio da organização, captação e aplicação dos recursos.
Normalmente, esses três cursos são tecnólogos e duram, em média, 2 anos.
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2 – Engenharia de Produção
Fundamental em negócios de quase todos os setores, o engenheiro de produção administra os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Ele controla perdas de processos, produtos e serviços ao identificar e analisar suas causas.
Por ter uma formação multidisciplinar, o curso de Engenharia de Produção pode ajudar muito na hora de você começar um empreendimento do zero.
Além dos conhecimentos de engenharia, a grade curricular compreende técnicas de administração e fundamentos de economia, que auxiliam na fase de produção, qualidade do produto, gestão de custos e até no dimensionamento dos recursos humanos para o processo produtivo. O bacharelado tem, em média, 5 anos.
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3 – Marketing
Outra alternativa para colocar seu negócio em prática é estudar Marketing. No curso, o aluno aprende a detectar e a aproveitar as oportunidades no mercado, bem como a criar estratégias para atrair o consumidor.
Ter conhecimentos nesse campo é fundamental para um empreendedor, principalmente em início de carreira, pois é uma forma de adquirir meios para valorizar a imagem da sua marca ou produto e diferenciá-lo da concorrência. O curso pode ser tecnólogo ou bacharelado. Neste último tipo de formação, o curso dura 4 anos, em média.
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4 – Ciências Contábeis
Essa quarta indicação pode lhe ajudar a lidar melhor com as questões financeiras da sua empresa. O formado em Ciências Contábeis é responsável por cuidar das contas, por meio do registro e controle das receitas, despesas e lucros.
Portanto, dominar habilidades da área pode ser um grande diferencial na hora de tomar decisões em relação às movimentações financeiras, além de facilitar no acompanhamento dos pagamentos de tributos, que podem ser confusos no início. O bacharelado tem, em média, 4 anos de duração.
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5 – Comércio Exterior
Achou estranho o curso de Comércio Exterior aparecer na lista? Essa é uma sugestão extra para os empreendedores que desejam expandir para mercados externos.
O profissional é capaz de negociar vendas de produtos e serviços com empresas de outras países. Ele consegue identificar as necessidades dos clientes, elaborar estratégias de marketing e ainda definir a logística.
Como a área demanda contratos e negociações internacionais, é essencial falar outros idiomas. Há opções de tecnólogos (2 anos) e bacharelados (4 anos) para ingressar na carreira.
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