Gosta das matérias de exatas e está pensando em cursar engenharia? Saiba que além de existir um grande leque de especializações dentro dessa área, as engenharias estão entre as profissões com os salários mais altos no Brasil, segundo estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Para descobrir quanto você pode ganhar depois de formado, a Revista Quero listou as 9 engenharias mais procuradas pelos usuários da plataforma Quero Bolsa e a sua respectiva média salarial conforme dados de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Confira:
No curso de Engenharia Civil, um dos mais tradicionais da área, o profissional elabora, executa e fiscaliza obras, como casas, pontes e estradas, além de coordenar suas manutenções. Outras responsabilidades vão desde analisar as características do solo e ventilação do local até definir os tipos de acabamento de uma construção. A duração média do curso é de 5 anos.
O bacharel em Engenharia de Produção atua no gerenciamento dos recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com a finalidade de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Ele controla perdas de processos, produtos e serviços ao identificar e analisar suas causas.
No mercado de trabalho, o formado pode trabalhar em diversas organizações, como indústrias, hospitais e bancos. O curso tem duração média de 5 anos.
Esse bacharelado tem média de 5 anos de duração e capacita o aluno para projetar e testar sistemas e conjuntos mecânicos. Além de fazer as atividades de fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos, o engenheiro mecânico é capaz de preparar documentação técnica.
O curso forma profissionais para lidar com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O formado ainda pode planejar, executar e supervisionar projetos nas áreas de eletrônicos e telecomunicações.
No mercado de trabalho, o engenheiro eletricista está apto para atuar em concessionárias de energia, indústrias, consultorias e no setor público. A graduação dura, em média, 5 anos.
O profissional dessa engenharia projeta soluções em tecnologia da informação. Entre as suas funções estão desenvolver, programar e gerenciar sistemas de softwares, além de criar e projetar hardwares. Ele também elabora documentação, fornece suporte técnico e organiza treinamentos a usuários. O curso tem duração média de 5 anos.
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é responsável por prevenir riscos à saúde e à vida dos funcionários de empresas. O especialista arquiteta e coordena planos de contenção de acidentes e ministra palestras e treinamentos sobre a importância do uso de equipamentos de segurança no ambiente de trabalho. A graduação dura, em média, 4 anos.
Esse bacharelado capacita o aluno para analisar, gerenciar e monitorar problemas ambientais urbanos e rurais. O profissional do ramo desenvolve e implanta projetos ambientais nas empresas, ações de controle de emissão de poluentes, administração de resíduos e procedimentos de tratamento. Ele inclusive pode prestar consultorias. O curso tem duração média de 5 anos.
O formado em Engenharia Química tem como atribuições controlar processos químicos, físicos e biológicos. Ele também é capaz de criar novas técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos, como tintas, plásticos e papel. Em média, a graduação dura 5 anos.
O especialista dessa engenharia atua no desenvolvimento de projetos de automação industrial. Ele opera e faz a manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias. Trabalha ainda com robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. O curso tem duração média de 5 anos.
Ter um diploma de graduação é fundamental para atuar em qualquer área da engenharia. Porém, para que ele seja válido em todo o País, a formação deve ser realizada em uma instituição que ofereça o curso como autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Veja alguns exemplos de instituições abaixo:
Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.
Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.
Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.
O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.
O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.