Sobre o curso de Engenharia Química
O curso de Engenharia Química forma profissionais habilitados para o trabalho na indústria e que lidam com transformações físico-químicas da matéria-prima.
Ao final do curso, o engenheiro químico será capaz de elaborar novos métodos de extração focados no meio ambiente e de produção que busquem a inovação em seus produtos.
Ele terá habilitação para projetar, desenvolver e otimizar os processos industriais que envolvem as transformações químicas, físicas, biológicas e correlacionadas.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia Química pode atuar como supervisor de projetos e processos de produção, pesquisador e desenvolvedor de novos métodos produtivos e de extração, além de uma infinidade de outras funções dentro das mais diversas indústrias.
Como é a faculdade de Engenharia Química?
O curso de Engenharia Química é oferecido como bacharelado e dispõe de disciplinas como Matemática, Física e Programação de Computadores. Conta também com disciplinas mais específicas, com conceitos sobre resistência, corrosão e reações químicas em materiais.
A graduação tem duração média de 5 anos, mesclando a parte teórica e a prática, em laboratórios. Para concluí-la, é necessário produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio também é obrigatório.
Qual a grade curricular de Engenharia Química?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Química em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia Química?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.
Dentre os conteúdos básicos que devem ocupar pelo menos 30% da carga horária total, destacam-se os seguintes tópicos na Engenharia Química:
Administração;
Ciências do Ambiente;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Economia;
Eletricidade Aplicada;
Expressão Gráfica;
Fenômenos de Transporte;
Física;
Informática;
Matemática e Estatística;
Mecânica dos Sólidos;
Metodologia Científica e Tecnológica;
Química.
Já os conteúdos profissionalizantes são obrigatórios em pelo menos 15% da grade do curso de Engenharia Química, sendo aplicados estes dez tópicos:
Balanços de massa e de energia;
Transferência de quantidade de movimento, de calor e de massa;
Termodinâmica;
Engenharia das reações químicas;
Engenharia de bioprocessos;
Operações unitárias envolvendo transferência de quantidade de movimento, de calor e de massa;
Operações unitárias envolvendo sistemas particulados;
Engenharia de meio ambiente;
Modelagem, simulação, otimização e controle de processos;
Análise, síntese, projeto e segurança de processos.
A instituição de ensino é livre para propor os conteúdos específicos restantes, com extensões e aprofundamentos da parte profissionalizante.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia Química?
O valor do curso de Engenharia Química pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 98,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Procure o curso de Engenharia Química ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Química
O que faz o profissional de Engenharia Química?
O engenheiro químico controla processos químicos, físicos e biológicos, a partir da definição de parâmetros de controle, padrões, métodos analíticos e sistemas de amostragem.
O profissional da área de Engenharia Química também desenvolve processos e sistemas por meio de pesquisas, testes e simulações de processos e produtos. Projeta sistemas e equipamentos técnicos.
A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e de segurança em processos e procedimentos de trabalho é outra função possível, assim como a elaboração de documentação do que foi desenvolvido.
Onde o profissional de Engenharia Química pode trabalhar?
O engenheiro químico atua tanto em indústrias tradicionais, como na de alimentos e bebidas. Ele também pode desempenhar suas funções em empresas de extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos e do açúcar e álcool.
Seu trabalho é realizado em equipe, e sua contratação se dá, na maioria das vezes, por empresas privadas. É, geralmente, professor ou pesquisador nas universidades e institutos de pesquisa.
Eventualmente, o profissional de Engenharia Química pode estar exposto a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Além disso, não deixe de conferir a página da profissão de Químico, no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Assim como o engenheiro químico, este profissional também poderá atuar no ambiente industrial e/ou acadêmico.
Quanto ganha um profissional de Engenharia Química?
O salário médio de um Engenheiro Químico no Brasil é de R$ 7.358,27 . Os estados onde a profissão de Engenheiro Químico têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Engenharia Química
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Química?
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o engenheiro químico precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
O mercado de trabalho costuma valorizar profissionais que se especializam ou que concluíram mestrado e doutorado.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia Química?
As principais características do profissional de Engenharia Química, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia Química
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia Química foram: