logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Cursos Técnicos

Conheça os 17 cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios

por Mathias Sallit em 15/03/21

Os mais de 220 cursos técnicos que existem no Brasil são classificados pelo Ministério da Educação (MEC) em 13 eixos tecnológicos. Um deles é o eixo de Gestão e Negócios, que conta com 17 cursos de áreas associadas a mecanismos e estratégias de gestão.

Os profissionais desse campo vão trabalhar para que os processos administrativos dentro de uma organização atendam as necessidades tanto da empresa ou instituição, como dos clientes que acessam seus serviços ou produtos. É possível destacar a atuação em áreas de administração, de gestão de pessoas, de finanças e de vendas.

Os cursos técnicos surgem como opção para quem procura uma formação de nível média e busca se profissionalizar para começar a ingressar em um mercado de trabalho. Depois de terem o diploma de conclusão de nível médio, podem procurar uma formação superior ligada à área de formação técnica, embora isso não seja um requisito obrigatório.

curso técnico gestão e negócios

Para você conhecer os cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios, a Revista Quero consultou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC e vai te explicar quais são os cursos desse eixo tecnológico e dar alguns detalhes de como é cada um. Confira!

Técnico em Administração

O curso técnico em Administração foca em preparar estudantes para aplicarem conceitos e modelos de gestão em funções administrativas em empresas e organizações públicas e privadas. As principais áreas de atuação são em Marketing, Recursos Humanos, Logística, Finanças e Produção. A duração média do curso é de 12 a 18 meses, com 1.000h de aulas em sua carga horária.

Técnico em Comércio

O curso técnico em Comércio vai formar profissionais prontos para aplicar métodos de comercialização de bens e serviços em empresas, além de poderem organizar planos de Marketing e Comunicação focados nas vendas dos produtos. Os técnicos em Comércio podem atuar de forma geral no setor comercial, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O curso tem uma duração de 800h, que costumam ser concluídas entre um ano e um ano e meio.


Técnico em Comércio Exterior

Durante o curso técnico em Comércio Exterior, o estudante irá se preparar para trabalhar junto à coordenação de processos de importação e exportação de produtos de uma empresa, além de se capacitar para estar envolvido com procedimentos de transporte, armazenamento e logística internacional. Depois de formado, vai atuar com atividades de importação e exportação em operadores de logística. Com 800h de carga horária, um aluno leva entre 12 e 18 meses para se formar, em média.

Técnico em Condomínio

Depois de se formar em um curso técnico em Condomínio, o técnico poderá trabalhar em atividades de supervisão, conservação e manutenção predial, focando nos procedimentos organizacionais de administração de um condomínio. Ao concluir as 800h de curso em um ano, em média, o formado terá como principal campo de atuação empresas de administração de condomínios.

Técnico em Contabilidade

O curso técnico em Contabilidade vai formar profissionais capacitados a atuar na administração de diversos tipos de serviços e atividades financeiras, como controle e execução de transações, documentação fiscal e registro e controle de movimentações bancárias de uma empresa. Ao terminar as 800h do curso durante, em média, um ano, o técnico vai poder buscar se encaixar em cargos dentro de empresas de consultoria e auditoria, escritórios de contabilidade, atuar como autônomo ou em instituições públicas e privadas do terceiro setor.

Técnico em Cooperativismo

Para trabalhar com planejamento e execução de processos cooperativos e elaboração de projetos para cooperativas, um profissional precisa se formar em um curso técnico em Cooperativismo. Isso leva, em média um ano, com aulas com carga horária de 800h.

Técnico em Finanças

Para trabalhar em instituições bancárias e financeiras e em empresas de consultoria e auditoria, um profissional realiza um curso técnico em Finanças para se capacitar a realizar operações de produtos e serviços financeiros e bancários. Além disso, vai poder atuar com toda a organização do dinheiro da empresa, acompanhando fluxo de caixa, lançamentos contábeis, ordens de pagamento e contas.

Também vai atuar com análise de demonstrativos financeiros, mercado de capitais, contratos bancários e com a legislação contábil, tributária e do consumidor. O estudante vai aprender tudo isso durante 800h de aula, que duram em média entre 6 e 18 meses.

Técnico em Logística

Todos os processos de operação logística estarão no dia a dia de um profissional formado pelo curso técnico de Logística. Sua rotina de trabalho vai estar ligada ao transporte, armazenamento e distribuição dos suprimentos em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Também poderá trabalhar na supervisão de processos de compras e recebimento de materiais e produtos. Entre 12 e 18 meses, o aluno estará formado depois de cumprir as 800h de aulas e atividades obrigatórias para a conclusão do curso.

Técnico em Marketing

O curso técnico em Marketing vai preparar estudantes para atuarem nas etapas dos planos de marketing de uma empresa de publicidade. Ele vai participar do desenvolvimento de projetos de comunicação que vão buscar atrair clientes aos produtos e serviços oferecidos e pensar em estratégias de apresentação do que é oferecido. Operação de telemarketing também é uma possibilidade de atuação para quem conclui as 800h de aulas do curso, o que leva, em média, um ano.

Técnico em Qualidade

O curso técnico em Qualidade vai formar para o mercado profissionais preparados para atuar com o controle e otimização de processos de produção. É ele quem vai sugerir ações e manuais dentro de empresas para que a qualidade dos processos e dos produtos finais sejam atendidas. Costuma atuar em empresas de consultoria e auditoria e em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Para terminar as 800h de aula, o técnico em Qualidade vai estudar entre 12 e 18 meses, em média.

Técnico em Recursos Humanos

O curso técnico em Recursos Humanos vai preparar profissionais para atuar com a gestão de pessoas dentro de um departamento pessoal de uma oganização. Nessa área administrativa, esse técnico vai trabalhar para que os demais funcionários cumpram seus deveres e tenham acesso aos seus direitos dentro de uma empresa, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em indústrias e no comércio.

Depois de 800h de aula em 18 meses de curso, o estudante sai com diploma técnico em Recursos Humanos.

Técnico em Secretariado

Um profissional formado em um curso técnico em Secretariado vai ser responsável pela organização da rotina de uma empresa ou de um profissional que precise de serviços de secretaria. Estará apto a ser um secretário e cuidar da agenda e compromissos dessas pessoas. Durante os 18 meses de duração média do curso, os alunos terão 800h de aulas e atividades para se formar.


Técnico em Seguros

O curso técnico em Seguros vai formar profissionais aptos a atuar em seguradoras e empresas de consultoria e auditoria no setor com avaliação de riscos e organização de fatos contábeis. Também pode atuar em bancos, empresas de previdência privada e escritórios de contabilidade, além de ter espaço para atuar de forma autônoma.

A formação leva, em média, 18 meses, com 800h de carga horária obrigatória ao longo do curso.

Técnico em Serviços Jurídicos

O curso técnico em Serviços Jurídicos é ideal para quem quer começar a atuar no campo da jurisdição, executando serviços de suporte e apoio administrativo às atividades de natureza jurídica, coordenando o arquivamento de processos e documentos técnicos e prestando atendimento ao público.

Depois de concluir as 800h de curso em cerca de dois anos, em média, o técnico vai ocupar cargos dentro de escritórios de advocacia e de auditoria jurídica, em departamentos administrativos de empresas privadas e de instituições públicas, no setor de recursos humanos e em cartórios.

Técnico em Serviços Públicos

O curso técnico em Serviços Públicos vai preparar profissionais para atuar com atendimento ao público, no apoio administrativo e de gestão de pessoas e na execução de operações de programas e projetos de políticas públicas em instituições federais, estaduais e municipais. As aulas têm carga total de 800h e o curso leva, em média, dois anos para ser concluído.

Técnico em Transações Imobiliárias

Ideal para quem quer trabalhar na organização de compra, venda e locação de imóveis, o curso técnico em Transações Imobiliárias vai preparar profissionais para atuar com a apresentação de imóveis e encaminhamento das documentações necessárias para que os negócios imobiliários sejam concluídos.

O campo de atuação do técnico é em empresas imobiliárias e de consultoria, construtoras e bancos, além de ter espaço para atuar como profissional autônomo.

Técnico em Vendas

O curso técnico em Vendas vai formar profissionais que vão atuar em todos os processos de venda de um produto ou serviço de uma empresa, focando na conclusão da transação e na qualidade do serviço prestado ao consumidor. Costuma ter espaço para atuar em empresas de comércio em geral e e telemarketing. O curso tem duração que varia entre 12 e 18 meses, com carga horária obrigatória de 800h.

Quer fazer um curso técnico e pagar pouco nas mensalidades?

Com o Quero Bolsa, você pode fazer um curso técnico com bolsa de estudo de até 75%! E o melhor: sem burocracias. É só acessar o site do Quero Bolsa, escolher o curso e a cidade em que deseja estudar. Acesse:

Encontrar bolsas de estudo

Leia mais: As empresas contratam quem fez curso técnico EaD?
Como são as provas em um curso técnico?
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54