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Não há, no entanto, um modelo ideal de pessoas que trabalham nessa área, a não ser por conhecimentos essenciais que elas devem ter. O Marketing Digital é uma área de trabalho multidisciplinar e democrática, por isso ela é tão interessante.
Quer saber como é o cotidiano de um profissional desse setor? Este conteúdo abordará o assunto, passando pelos seguintes tópicos:
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O Marketing Digital como setor e profissão
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Os conhecimentos necessários para tarefas e atividades do setor
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As demandas diárias do profissional de Marketing Digital
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As características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso no setor
Continue a leitura e confira!

O Marketing Digital como setor e profissão
Basicamente, o Marketing Digital é um segmento do Marketing voltado para estratégias, ações e campanhas online, realizadas em plataformas como websites e redes sociais. Essa área tem crescido consideravelmente nos últimos anos, muito por conta da maior presença de usuários nas redes, o que, consequentemente, também leva as empresas a marcar presença no ambiente.
A rotina do setor se baseia em planejar estratégias, executá-las e mensurá-las, sempre utilizando as métricas como base para avaliar resultados. No geral, o Marketing Digital se baseia em estruturar e disparar as campanhas, além de usar as plataformas do digital para criar relacionamento. Com a busca por engajamento e alcance, é possível fortalecer marcas e gerar mais vendas.
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Os conhecimentos necessários para tarefas e atividades do setor
Para atuar no Marketing Digital, é necessário ter qualificações específicas e experiência com algumas práticas. Por mais que seja uma área democrática, há pilares fundamentais que impõem essas exigências técnicas aos profissionais.
Uma equipe é composta por diversos profissionais e, indiscutivelmente, entre essas pessoas há especialistas em categorias específicas do trabalho. Por isso, é importante destacar que, por mais multidisciplinar que seja, um bom membro desse time precisa ter uma especialização.
Um time de Marketing Digital sólido e completo é composto por membros diferentes, com habilidades variadas, que podem complementar uns aos outros. A seguir, entenda quais são as áreas de conhecimento mais importantes no segmento e qual é o impacto de cada uma delas nas estratégias de Marketing Digital.
Métricas e KPIs
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar os resultados das ações, e isso é feito por meio das métricas. Elas nada mais são do que os resultados em números, podendo representar, por exemplo:
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Número de acessos ao site;
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Quantidade de compartilhamentos de um post;
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Número de cliques em um anúncio;
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Quantidade de compras a partir de um link.
Além das métricas, é importante que o profissional de Marketing Digital também domine os KPIs, Key Performance Indicators ou Indicadores Chaves de Performance. São alguns medidores fixos de métricas que ajudam a acompanhar a performance contínua de campanhas, ações, redes sociais, entre outras estratégias.
Alguns dos principais KPIs são:
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Anúncios
É essencial também dominar a criação de anúncios em várias plataformas. Isso significa criá-los e gerenciá-los, além de saber checar suas métricas para, se necessário, propor melhorias. Quem domina anúncios precisa estar familiarizado com os principais, como:
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Facebook Ads;
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Instagram Ads;
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Twitter Ads;
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YouTube Ads;
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LinkedIn Ads;
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Google Ads.
Mídias
Os diferentes tipos de mídias são as possibilidades de divulgação da empresa, suas estratégias e campanhas. Assim, há três tipos principais: paga, adquirida e própria. Para anunciar em cada uma delas, é essencial dominá-las adequadamente.
Redes sociais
As redes sociais são plataformas fundamentais quando se trata de Marketing Digital. Nos principais canais é possível atender, divulgar campanhas, comunicar-se com o público e impulsionar publicações. É importante entender o funcionamento das diferentes redes sociais para aproveitá-las da melhor forma.
SEO
A otimização para motores de busca, ou SEO, é o trabalho de adequação de sites, páginas e posts para serem encontrados facilmente no Google. Dominar SEO significa conhecer os parâmetros principais e estar constantemente atualizado sobre as mudanças nos algoritmos do Google, o que garante manter as adequações principais aos conteúdos.
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Design gráfico
As peças publicitárias publicadas em páginas de redes sociais, a interface de sites e o que mais tiver uma parte gráfica é trabalho do designer. No Marketing Digital, há bastante demanda por esse trabalho, então, quem domina o design gráfico pode atuar nesse segmento.
Redação
Uma boa redação é essencial, uma vez que a comunicação escrita aparece em diversos momentos do Marketing Digital. Sem dúvidas, redigir bons posts e ebooks para o Marketing de Conteúdo é uma das razões principais, mas, além dessa estratégia, é importante ter uma boa redação para: