Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Conheça como é o dia a dia de um profissional de Marketing Digital

Indiscutivelmente, o profissional de Marketing Digital é uma figura essencial no mercado, já que qualquer empresa que deseja ter presença relevante no seu público já entendeu que o digital é o lugar para isso. O sucesso das estratégias, no entanto, depende de boas práticas, as quais devem ser executadas por quem realmente entende e tem qualificação para cuidar de tudo.

O cotidiano de um time de Marketing é repleto de desafios e, em meio a todas as demandas e obrigações, a parte de Marketing Digital é, talvez, a que mais exige dedicação atualmente. O baixo custo e os ótimos resultados do digital são as razões para que as empresas venham investindo nesse segmento. Consequentemente, o mercado para profissionais da área se mostra aquecido.

Leia mais: Marketing: Saiba Qual É O Salário Por Especialidade, segundo o Guia Salarial 2020 

Não há, no entanto, um modelo ideal de pessoas que trabalham nessa área, a não ser por conhecimentos essenciais que elas devem ter. O Marketing Digital é uma área de trabalho multidisciplinar e democrática, por isso ela é tão interessante.

Quer saber como é o cotidiano de um profissional desse setor? Este conteúdo abordará o assunto, passando pelos seguintes tópicos:

  • O Marketing Digital como setor e profissão

  • Os conhecimentos necessários para tarefas e atividades do setor

  • As demandas diárias do profissional de Marketing Digital

  • As características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso no setor

Continue a leitura e confira!


O Marketing Digital como setor e profissão

Basicamente, o Marketing Digital é um segmento do Marketing voltado para estratégias, ações e campanhas online, realizadas em plataformas como websites e redes sociais. Essa área tem crescido consideravelmente nos últimos anos, muito por conta da maior presença de usuários nas redes, o que, consequentemente, também leva as empresas a marcar presença no ambiente.

A rotina do setor se baseia em planejar estratégias, executá-las e mensurá-las, sempre utilizando as métricas como base para avaliar resultados. No geral, o Marketing Digital se baseia em estruturar e disparar as campanhas, além de usar as plataformas do digital para criar relacionamento. Com a busca por engajamento e alcance, é possível fortalecer marcas e gerar mais vendas.

Leia mais: 50 Melhores Faculdades de Marketing do Brasil 

Os conhecimentos necessários para tarefas e atividades do setor

Para atuar no Marketing Digital, é necessário ter qualificações específicas e experiência com algumas práticas. Por mais que seja uma área democrática, há pilares fundamentais que impõem essas exigências técnicas aos profissionais. 

Uma equipe é composta por diversos profissionais e, indiscutivelmente, entre essas pessoas há especialistas em categorias específicas do trabalho. Por isso, é importante destacar que, por mais multidisciplinar que seja, um bom membro desse time precisa ter uma especialização.

Um time de Marketing Digital sólido e completo é composto por membros diferentes, com habilidades variadas, que podem complementar uns aos outros. A seguir, entenda quais são as áreas de conhecimento mais importantes no segmento e qual é o impacto de cada uma delas nas estratégias de Marketing Digital.

Métricas e KPIs

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar os resultados das ações, e isso é feito por meio das métricas. Elas nada mais são do que os resultados em números, podendo representar, por exemplo:

  • Número de acessos ao site;

  • Quantidade de compartilhamentos de um post;

  • Número de cliques em um anúncio;

  • Quantidade de compras a partir de um link.

Além das métricas, é importante que o profissional de Marketing Digital também domine os KPIs, Key Performance Indicators ou Indicadores Chaves de Performance. São alguns medidores fixos de métricas que ajudam a acompanhar a performance contínua de campanhas, ações, redes sociais, entre outras estratégias.

Alguns dos principais KPIs são:

  • Ticket médio (valor médio pago ao produto);

  • SLA;

  • Custo de aquisição;

  • Taxa de conversão.

Leia mais: 7 melhores Faculdades de Marketing a Distância, Segundo EAD Ranking 

Anúncios

É essencial também dominar a criação de anúncios em várias plataformas. Isso significa criá-los e gerenciá-los, além de saber checar suas métricas para, se necessário, propor melhorias. Quem domina anúncios precisa estar familiarizado com os principais, como:

  • Facebook Ads;

  • Instagram Ads;

  • Twitter Ads;

  • YouTube Ads;

  • LinkedIn Ads;

  • Google Ads.

Mídias

Os diferentes tipos de mídias são as possibilidades de divulgação da empresa, suas estratégias e campanhas. Assim, há três tipos principais: paga, adquirida e própria. Para anunciar em cada uma delas, é essencial dominá-las adequadamente.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas fundamentais quando se trata de Marketing Digital. Nos principais canais é possível atender, divulgar campanhas, comunicar-se com o público e impulsionar publicações. É importante entender o funcionamento das diferentes redes sociais para aproveitá-las da melhor forma.

SEO

A otimização para motores de busca, ou SEO, é o trabalho de adequação de sites, páginas e posts para serem encontrados facilmente no Google. Dominar SEO significa conhecer os parâmetros principais e estar constantemente atualizado sobre as mudanças nos algoritmos do Google, o que garante manter as adequações principais aos conteúdos.

Leia mais: Publicidade e Propaganda e Marketing: Entenda a Diferença Dos Cursos 

Design gráfico

As peças publicitárias publicadas em páginas de redes sociais, a interface de sites e o que mais tiver uma parte gráfica é trabalho do designer. No Marketing Digital, há bastante demanda por esse trabalho, então, quem domina o design gráfico pode atuar nesse segmento.

Redação

Uma boa redação é essencial, uma vez que a comunicação escrita aparece em diversos momentos do Marketing Digital. Sem dúvidas, redigir bons posts e ebooks para o Marketing de Conteúdo é uma das razões principais, mas, além dessa estratégia, é importante ter uma boa redação para:

  • Comunicação em campanhas e ações;

  • Redigir email marketing;

  • Comunicação cotidiana com o público em redes sociais;

  • Atendimento preciso e de qualidade.

Relacionamento com o cliente

O atendimento ao cliente é outra necessidade que fará parte da rotina do profissional de Marketing Digital. Mais do que simplesmente atender, estamos falando de se relacionar, algo essencial para engajar e fidelizar. Por isso, é imprescindível dominar essa parte do trabalho.

Finanças

Conhecimentos sobre finanças também são importantes, já que uma das demandas principais é gerenciar o orçamento de Marketing. Além disso, o conhecimento também ajuda a conduzir os investimentos em estratégias, o que garante um bom monitoramento de ROI e a escolha contínua pelas ações com o melhor custo-benefício.

As demandas diárias do profissional de Marketing Digital

A rotina do profissional de Marketing é composta por análises, ajustes, checagens e confecção de relatórios, sempre com definições de campanhas em meio a essas demandas. Veja a seguir algumas das principais tarefas que compõem um dia de trabalho desse profissional!

Leia mais: Valor do Salário Comercial: Varejo físico e on-line 

Checagem de analytics

O trabalho sempre começa com uma checagem do analytics. Analisar os resultados das campanhas executadas no dia anterior ajuda a definir as novas prioridades e a fazer os ajustes necessários.

Confecção de relatórios

Os relatórios com métricas e KPIs são importantes para que os gestores tenham total controle e uma visão clara sobre o desempenho das ações. Por isso, é comum ter que confeccionar esses documentos regularmente.

Ajustes em campanhas

Com as percepções e os insights devidamente absorvidos, é hora de realizar os ajustes nas campanhas que estão em curso. A ideia é corrigir possíveis erros ou realizar mudanças em prol da potencialização dos resultados.

Desenvolvimento de campanhas

Parte do dia também é dedicada ao planejamento, à estruturação e à execução de novas ações. Podem ser campanhas de grande porte, programação de postagens ou publicação de ações mais pontuais. É uma parte necessária e rotineira do trabalho do profissional de Marketing Digital.

Reuniões estratégicas

As reuniões também são muito comuns, garantindo que gestor e membros da equipe de Marketing estejam sempre alinhados. Esses momentos são importantes para definir estratégias e manter todos trabalhando na mesma direção. São abordados pontos específicos sobre clientes, questões que precisam ser melhoradas e todos os temas essenciais para a estratégia de Marketing.

Leia mais: Veja Quais São As 15 Profissões Em Alta No Brasil Em 2020 

Testes A/B

A realização de testes A/B é essencial para que ações, campanhas e o uso de recursos em páginas sejam escolhidos com uma base sólida. Esse parâmetro será baseado justamente nos resultados prévios detectados nos testes. Essa atividade é cotidiana e ajuda a conquistar os melhores resultados!

Atendimento a solicitações

Constantemente, solicitações de clientes, do gestor e de membros da equipe chegam por email, o que deve ser conduzido como parte da rotina. Um bom profissional sabe organizar sua agenda diária e separar um tempo apenas para checar emails e atender a esses pedidos.

Compartilhamento de dados sobre campanhas

Os dados de analytics sobre as campanhas, ações e páginas são de interesse de toda a equipe de Marketing, ou ao menos daqueles que trabalharam nas campanhas. Por isso, os profissionais devem sempre buscar compartilhar as métricas e os resultados de KPIs que foram detectados.

As características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso no setor

Um bom profissional de Marketing Digital precisa reunir uma lista de características essenciais que o farão ter sucesso no setor. Da parte técnica à capacidade de gestão das demandas no setor, as habilidades essenciais são:

  • Visão analítica para lidar com métricas e KPIs;

  • Capacidade de gerenciar o relacionamento com clientes;

  • Bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho;

  • Organização para lidar com demandas e contas de clientes;

  • Boa capacidade de percepção dos hábitos do consumidor;

  • Criatividade para gerar boas campanhas, ações e conteúdos.

O profissional de Marketing Digital é um elemento essencial para o mercado, sem ele, boas estratégias para as marcas não podem ser planejadas, muito menos executadas. Com as características exatas e as qualificações necessárias, é possível ter sucesso e desempenhar um bom papel em qualquer agência ou empresa.

Curtiu saber mais sobre a rotina e as obrigações do profissional de Marketing Digital? Conta para a gente se você quer ser um profissional da área!

Colaboração: Rock Content

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54