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Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
Indiscutivelmente, o profissional de Marketing Digital é uma figura essencial no mercado, já que qualquer empresa que deseja ter presença relevante no seu público já entendeu que o digital é o lugar para isso.
O sucesso das estratégias, no entanto, depende de boas práticas, as quais devem ser executadas por quem realmente entende e tem qualificação para cuidar de tudo.
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O cotidiano de um time de Marketing é repleto de desafios e, em meio a todas as demandas e obrigações, a parte de Marketing Digital é, talvez, a que mais exige dedicação atualmente. O baixo custo e os ótimos resultados do digital são as razões para que as empresas venham investindo nesse segmento. Consequentemente, o mercado para profissionais da área se mostra aquecido.
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Não há, no entanto, um modelo ideal de pessoas que trabalham nessa área, a não ser por conhecimentos essenciais que elas devem ter. O Marketing Digital é uma área de trabalho multidisciplinar e democrática, por isso ela é tão interessante.
Quer saber como é o cotidiano de um profissional desse setor? Este conteúdo abordará o assunto, passando pelos seguintes tópicos:
O Marketing Digital como setor e profissão
Os conhecimentos necessários para tarefas e atividades do setor
As demandas diárias do profissional de Marketing Digital
As características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso no setor
Continue a leitura e confira!
Basicamente, o Marketing Digital é um segmento do Marketing voltado para estratégias, ações e campanhas online, realizadas em plataformas como websites e redes sociais. Essa área tem crescido consideravelmente nos últimos anos, muito por conta da maior presença de usuários nas redes, o que, consequentemente, também leva as empresas a marcar presença no ambiente.
A rotina do setor se baseia em planejar estratégias, executá-las e mensurá-las, sempre utilizando as métricas como base para avaliar resultados. No geral, o Marketing Digital se baseia em estruturar e disparar as campanhas, além de usar as plataformas do digital para criar relacionamento. Com a busca por engajamento e alcance, é possível fortalecer marcas e gerar mais vendas.
Para atuar no Marketing Digital, é necessário ter qualificações específicas e experiência com algumas práticas. Por mais que seja uma área democrática, há pilares fundamentais que impõem essas exigências técnicas aos profissionais.
Uma equipe é composta por diversos profissionais e, indiscutivelmente, entre essas pessoas há especialistas em categorias específicas do trabalho. Por isso, é importante destacar que, por mais multidisciplinar que seja, um bom membro desse time precisa ter uma especialização.
Um time de Marketing Digital sólido e completo é composto por membros diferentes, com habilidades variadas, que podem complementar uns aos outros. A seguir, entenda quais são as áreas de conhecimento mais importantes no segmento e qual é o impacto de cada uma delas nas estratégias de Marketing Digital.
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar os resultados das ações, e isso é feito por meio das métricas. Elas nada mais são do que os resultados em números, podendo representar, por exemplo:
Número de acessos ao site;
Quantidade de compartilhamentos de um post;
Número de cliques em um anúncio;
Quantidade de compras a partir de um link.
Além das métricas, é importante que o profissional de Marketing Digital também domine os KPIs, Key Performance Indicators ou Indicadores Chaves de Performance. São alguns medidores fixos de métricas que ajudam a acompanhar a performance contínua de campanhas, ações, redes sociais, entre outras estratégias.
Alguns dos principais KPIs são:
Ticket médio (valor médio pago ao produto);
SLA;
Custo de aquisição;
Taxa de conversão.
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É essencial também dominar a criação de anúncios em várias plataformas. Isso significa criá-los e gerenciá-los, além de saber checar suas métricas para, se necessário, propor melhorias. Quem domina anúncios precisa estar familiarizado com os principais, como:
Facebook Ads;
Instagram Ads;
Twitter Ads;
YouTube Ads;
LinkedIn Ads;
Google Ads.
Os diferentes tipos de mídias são as possibilidades de divulgação da empresa, suas estratégias e campanhas. Assim, há três tipos principais: paga, adquirida e própria. Para anunciar em cada uma delas, é essencial dominá-las adequadamente.
As redes sociais são plataformas fundamentais quando se trata de Marketing Digital. Nos principais canais é possível atender, divulgar campanhas, comunicar-se com o público e impulsionar publicações. É importante entender o funcionamento das diferentes redes sociais para aproveitá-las da melhor forma.
A otimização para motores de busca, ou SEO, é o trabalho de adequação de sites, páginas e posts para serem encontrados facilmente no Google. Dominar SEO significa conhecer os parâmetros principais e estar constantemente atualizado sobre as mudanças nos algoritmos do Google, o que garante manter as adequações principais aos conteúdos.
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As peças publicitárias publicadas em páginas de redes sociais, a interface de sites e o que mais tiver uma parte gráfica é trabalho do designer. No Marketing Digital, há bastante demanda por esse trabalho, então, quem domina o design gráfico pode atuar nesse segmento.
Uma boa redação é essencial, uma vez que a comunicação escrita aparece em diversos momentos do Marketing Digital. Sem dúvidas, redigir bons posts e ebooks para o Marketing de Conteúdo é uma das razões principais, mas, além dessa estratégia, é importante ter uma boa redação para:
Redigir email marketing;
Comunicação cotidiana com o público em redes sociais;
Atendimento preciso e de qualidade.
O atendimento ao cliente é outra necessidade que fará parte da rotina do profissional de Marketing Digital. Mais do que simplesmente atender, estamos falando de se relacionar, algo essencial para engajar e fidelizar. Por isso, é imprescindível dominar essa parte do trabalho.
Conhecimentos sobre finanças também são importantes, já que uma das demandas principais é gerenciar o orçamento de Marketing. Além disso, o conhecimento também ajuda a conduzir os investimentos em estratégias, o que garante um bom monitoramento de ROI e a escolha contínua pelas ações com o melhor custo-benefício.
A rotina do profissional de Marketing é composta por análises, ajustes, checagens e confecção de relatórios, sempre com definições de campanhas em meio a essas demandas. Veja a seguir algumas das principais tarefas que compõem um dia de trabalho desse profissional!
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O trabalho sempre começa com uma checagem do analytics. Analisar os resultados das campanhas executadas no dia anterior ajuda a definir as novas prioridades e a fazer os ajustes necessários.
Os relatórios com métricas e KPIs são importantes para que os gestores tenham total controle e uma visão clara sobre o desempenho das ações. Por isso, é comum ter que confeccionar esses documentos regularmente.
Com as percepções e os insights devidamente absorvidos, é hora de realizar os ajustes nas campanhas que estão em curso. A ideia é corrigir possíveis erros ou realizar mudanças em prol da potencialização dos resultados.
Parte do dia também é dedicada ao planejamento, à estruturação e à execução de novas ações. Podem ser campanhas de grande porte, programação de postagens ou publicação de ações mais pontuais. É uma parte necessária e rotineira do trabalho do profissional de Marketing Digital.
As reuniões também são muito comuns, garantindo que gestor e membros da equipe de Marketing estejam sempre alinhados. Esses momentos são importantes para definir estratégias e manter todos trabalhando na mesma direção. São abordados pontos específicos sobre clientes, questões que precisam ser melhoradas e todos os temas essenciais para a estratégia de Marketing.
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A realização de testes A/B é essencial para que ações, campanhas e o uso de recursos em páginas sejam escolhidos com uma base sólida. Esse parâmetro será baseado justamente nos resultados prévios detectados nos testes. Essa atividade é cotidiana e ajuda a conquistar os melhores resultados!
Constantemente, solicitações de clientes, do gestor e de membros da equipe chegam por email, o que deve ser conduzido como parte da rotina. Um bom profissional sabe organizar sua agenda diária e separar um tempo apenas para checar emails e atender a esses pedidos.
Os dados de analytics sobre as campanhas, ações e páginas são de interesse de toda a equipe de Marketing, ou ao menos daqueles que trabalharam nas campanhas. Por isso, os profissionais devem sempre buscar compartilhar as métricas e os resultados de KPIs que foram detectados.
Um bom profissional de Marketing Digital precisa reunir uma lista de características essenciais que o farão ter sucesso no setor. Da parte técnica à capacidade de gestão das demandas no setor, as habilidades essenciais são:
Visão analítica para lidar com métricas e KPIs;
Capacidade de gerenciar o relacionamento com clientes;
Bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho;
Organização para lidar com demandas e contas de clientes;
Boa capacidade de percepção dos hábitos do consumidor;
Criatividade para gerar boas campanhas, ações e conteúdos.
O profissional de Marketing Digital é um elemento essencial para o mercado, sem ele, boas estratégias para as marcas não podem ser planejadas, muito menos executadas. Com as características exatas e as qualificações necessárias, é possível ter sucesso e desempenhar um bom papel em qualquer agência ou empresa.
Curtiu saber mais sobre a rotina e as obrigações do profissional de Marketing Digital? Conta para a gente se você quer ser um profissional da área!
Colaboração: Rock Content