logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como calcular a nota do Enem?

por Isabela Giordan em 24/03/21 320 mil visualizações

Atualizado em 29/01/2024

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abre portas para o ensino superior. Entre as principais formas de ingressar numa faculdade por ele estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do exame é utilizada como processo seletivo em algumas faculdades.

Assim, o resultado do Enem é muito importante para o estudantes. Se você já sabe quais são as suas notas na prova, chegou o momento de calcular a média para utilizá-la em um dos programas do governo ou também como processo seletivo em algumas faculdades. Confira como fazer isso!

calcular média do Enem

Como somar a nota do Enem? 

Para somar a nota final do ENEM, você precisa, primeiro: obter as notas individuais de cada uma das quatro provas objetivas e da redação e depois, somar essas cinco notas e dividir por cinco. A nota final será essa soma. Alguns processos seletivos, como o SISU, podem usar pesos diferentes para cada prova, dependendo do curso escolhido.

Suponha que um estudante tenha obtido as seguintes notas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 600
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 650
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 500
  • Matemática e suas Tecnologias: 700
  • Redação: 800

Para calcular a nota final do ENEM, você soma todas essas notas:

Nota final = 600 (Linguagens) + 650 (Humanas) + 500 (Natureza) + 700 (Matemática) + 800 (Redação) = 3250

Assim, a nota final deste estudante no ENEM seria 3250/5: 650. 

Como saber a média do Enem? Entenda o cálculo!

Antes de tudo, é preciso saber que a média do Enem pode ser calculada de duas formas: média simples e a média por peso. Não precisa se preocupar porque a Revista Quero vai te explicar como fazer isso!

Baixar plano de estudo

  • Média simples

Na média simples, é apenas preciso somar as cinco notas, uma de cada área do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o valor por cinco.

Por exemplo: se você tirou 650,8 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 654,6 em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 567,2 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 558,8 em Matemática e suas Tecnologias e 680 na Redação, você terá que fazer a seguinte conta:

(650,8 + 654,6 + 567,2 + 558,8 + 680)/5= 622,28

Isso quer dizer que a sua média simples no Enem é justamente 622,28.

  • Média por pesos

Já a média por pesos é algo um pouco mais complicado, mas calma que nós vamos te explicar os detalhes desse cálculo.

Nesse caso, é preciso descobrir qual peso que a instituição de ensino que você está interessado dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). Depois, basta multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade (por exemplo, se a instituição deu peso 3 para a redação, você irá multiplicar a sua nota da redação por 3).

Logo após multiplicar todas as notas por seus respectivos pesos, você soma todos os resultados e divide esse valor pela soma dos valores dos pesos. Assim, o valor resultante dessa divisão será a sua média final. Até que não é tão difícil, né?

Para ficar mais fácil, confira o exemplo abaixo: imagine que uma universidade pede os seguintes pesos para cada área avaliada em determinado curso. Para saber se o candidato tem a média do Enem necessária para ingressar na graduação, esse seria o raciocínio a ser desenvolvido:

ÁREA NOTA PESO PESO X NOTA
Ciências Humanas e suas Tecnologias 740 2 1480
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 690 1 690
Matemática e suas Tecnologias 730 1 730
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 750 2 1500
Redação 800 3 2400
TOTAL: 9 6800
MÉDIA COM PESO É: 6800 : 9 = 755,55

Quais programas do governo vou utilizar a minha média do Enem?

Agora que você já sabe quais são as formas de calcular sua nota do Enem, é hora de dar mais um passo rumo à entrada no ensino superior: saber em quais processos seletivos usar seu resultado. Veja algumas das principais oportunidades de ingresso numa faculdade com a sua média do exame:

  • Financiamento Estudantil (Fies): para participar do programa é preciso ter feito o Enem, sendo que é permitido qualquer candidato que fez a edição de 2010 em diante. Além disso, há a exigência de notas mínimas;

  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): O Prouni, que fornece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas, também exige que o aluno tenha tirado, no mínimo, a média de 450 pontos em todas as provas. Também é necessário cumprir requisitos socioeconômicos;

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): Para o Sisu, que proporciona o acesso a instituições federais de todo o país, é possível utilizar a média simples ou a com peso, isso depende do processo seletivo adotado por cada instituição de ensino. Por isso, fique muito atento às informações dadas no Sisu.


Veja também: O que fazer se eu for mal no Enem?
Descubra o que fazer com a nota do Enem

Simulador de notas de corte do Enem

Há uma forma de simular e descobrir se você tem chances de conseguir uma bolsa no Fies, Sisu ou Prouni! É só clicar aqui e acessar o Simulador de Notas de Corte. Essa é uma ferramenta totalmente gratuita, disponibilizada pela Quero Bolsa.

Simule sua nota

Como estudar para o Enem?

O Enem é uma prova cheia de conteúdos e pode ser uma tarefa desafiadora se preparar para ele. Uma dica que pode ajudar a ter um bom desempenho no exame é contar com um plano de estudo. 

A Quero Bolsa está oferecendo um plano de estudo para o Enem totalmente gratuito. O material é destinado para vestibulandos e indica diariamente o que estudar. Para baixar, basta clicar no botão abaixo:

Plano de Estudo Enem de Boa

Como entrar na faculdade além do Enem?

Além disso, você sabia que diversas universidades também aceitam a média do Enem como processo seletivo? E que você pode começar a estudar com uma bolsa de até 80%? Pois é, com a Quero Bolsa isso é possível!

Encontre bolsas de estudo

Diferentemente dos programas do governo, na Quero Bolsa não é preciso comprovar renda. Você acessa a Quero Bolsa, escolhe a bolsa de estudo mais benéfica para você e garante o desconto até o fim do curso. São mais de 1.000 instituições de ensino parceira, incluindo:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54