9 principais dúvidas sobre o Enem
Você vai fazer o Enem neste ano? Confira então algumas das principais dúvidas dos estudantes sobre o exame e fique totalmente preparado para a prova
Atualizado em 11/10/2023
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece todos os anos e costuma gerar muitas dúvidas nos candidatos que se inscrevem para fazer a prova.
Baixe agora: Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023, houve mais de 3,9 milhões de inscritos, com um aumento de 13,1% em relação ao ano passado.
Com a proximidade da prova, é normal que surjam ainda mais dúvidas entre os estudantes, afinal, o Enem é o maior vestibular do país e permite o ingresso em diversas universidades do Brasil, tanto públicas quanto privadas.
“Pode usar calculadora no Enem?”, “O que levar no dia da prova?”, “Se eu faltar, posso fazer de novo?” Confira a resposta para essas e outras principais dúvidas dos vestibulandos sobre o exame e fique 100% preparado para a prova!
Veja mais: 7 profissões para quem tem TDAH
+ 20 dias para o Enem: 20 citações sobre democracia para usar na redação
9 principais dúvidas sobre o Enem
Os dias anteriores à prova costumam ser de bastante nervosismo para os estudantes, que se prepararam durante todo o ano. Mas, não precisa se preocupar! A Revista Quero separou algumas das principais dúvidas sobre o exame e trouxe a resposta para você, confira!
Pode levar bolsa no Enem?
Sim! É permitido levar bolsas ou mochilas no dia da prova do Enem, até mesmo para carregar alimentos, celular e os documentos necessários. Entretanto, é importante ressaltar que na hora da prova você não terá acesso a essa mochila ou bolsa.
Normalmente, os fiscais do Enem pedem aos estudantes que coloquem seus pertences, seja mochila, bolsa ou sacolas, na frente da sala de aula onde farão a prova. Assim, o participante fica apenas com os materiais necessários para fazer o exame (caneta preta, documento com foto e cartão de inscrição), além de alimentos e água.
Veja também: 1 mês para o Enem: veja 6 dicas para se preparar
Baixar plano de estudo gratuito
Pode ir de boné no dia da prova do Enem?
Segundo o edital do Enem, não é permitido ir de boné no dia da prova, assim como gorros, óculos escuros ou outros acessórios. Veja abaixo o que diz o edital na íntegra:
“Não portar fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas, Declaração de Comparecimento impressa, Cartão de Confirmação da Inscrição, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo”.
Também segundo o edital, não será permitido portar “quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova”.
Saiba mais: 12 citações sobre qualidade de vida para o Enem
Como ir vestido para o Enem?
Não existe um código de vestimenta para o Enem, ou seja, o edital do exame não diz como a pessoa deve ir vestida. Entretanto, como visto no tópico acima, é proibido utilizar acessórios como boné, relógios, óculos escuros, chapéu, gorro e similares que cubram o cabelo, orelha ou parte do rosto.
Assim, o ideal é ir com uma roupa confortável e que não incomode, afinal, o participante ficará vários horas sentado fazendo a prova. Nesse quesito, ir de bermuda ou calça, camiseta e tênis pode ser uma boa escolha. Além disso, lembre de verificar a previsão do tempo na sua região. Se for fazer frio, é ideal levar um agasalho.
Pode levar celular no Enem?
Você pode até levar o celular no dia da prova, mas não será permitido entrar na sala de prova com ele e muito menos utilizá-lo durante todo o período da prova. Na entrada da sala de prova a equipe do Enem irá disponibilizar um saco plástico para você colocar o celular, o qual deve ser identificado e lacrado. Assim, o candidato não tem acesso ao aparelho até terminar a prova.
Pode usar calculadora no Enem?
Calculadora é um dos itens proibidos de levar no Enem, segundo o edital. Para aquelas matérias que exigem conta, o participante deve utilizar o próprio caderno de questões ou a folha de rascunho para fazer os cálculos, que normalmente não são muitos. Entretanto, todos os cálculos devem ser feitos à mão, já que não é permitido utilizar calculadora.
Confira: Enem: o que pode e o que NÃO pode levar no dia da prova
Quantas vezes pode fazer o Enem?
Não há um limite máximo de vezes para fazer a prova, assim, é possível fazer o Enem quantas vezes o candidato achar necessário. Entretanto, é válido lembrar que é necessário pagar a taxa de inscrição cada vez que for fazer o exame.
Além disso, não existe idade máxima para fazer o Enem: pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, pessoas que ainda não concluíram os estudos e até idosos podem realizar o exame.
Veja mais: Como problematizar na redação do Enem?
+ 6 características de uma redação nota 1000 do Enem, segundo ex-corretora
Se eu faltar, posso fazer o Enem de novo?
Sim. Entretanto, os critérios mudam dependendo se a pessoa for isenta ou não da taxa de inscrição. Para aqueles participantes que pagaram normalmente a taxa, caso faltem, será preciso apenas se inscrever no Enem do próximo ano para fazer o exame de novo.
Caso a pessoa que faltou tenha sido isenta da taxa de inscrição naquela edição, para conseguir a isenção novamente no próximo Enem será necessário enviar uma justificativa de ausência para o Inep. Essa justificativa deve ser feita no ato da nova inscrição pro exame do ano seguinte. Só então o MEC determinará se o candidato terá ou não o benefício da isenção novamente.
Confira: Redação do Enem: como ir bem em qualquer tema?
+ Quais documentos são aceitos para a justificativa de ausência no Enem?
Como saber onde vou fazer o Enem?
Todos os participantes podem conferir o seu local de prova via cartão de confirmação. O cartão de confirmação pode ser acessado pelo candidato na Página do Participante do Enem, por meio deste link.
Vale lembrar que, com o cartão de confirmação do Enem em mãos, os candidatos inscritos podem consultar o local de prova e conferir outras informações, como o idioma escolhido (inglês ou espanhol), datas da prova e pedidos de atendimento especializado.
O que acontece se um estudante do 1º ou 2º ano do ensino médio passar no Enem?
Os estudantes que estiverem no 1º ou 2º ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que, mesmo se tiverem uma nota boa o suficiente para serem aprovados, não poderão utilizar essa nota no Sisu, Fies ou Prouni, programas que permitem o ingresso em universidades públicas ou privadas.
De qualquer forma, tirar uma nota boa no 1º ou 2º ano no ensino médio é um ótimo indicativo que o aluno está no caminho certo para a sua aprovação quando chegar no 3º ano e que ele já está bem preparado para fazer o exame quando for “pra valer”.
Veja também: Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009
+ Veja o que acontece com quem faltar ao Enem
+ 95 citações para usar na redação do Enem
Posso fazer faculdade mesmo se não passar no Enem?
Sim! Uma ótima notícia é que não existe somente o Enem como forma de entrar em uma faculdade.
Apesar de muitas instituições utilizarem o Enem como forma de ingresso, há várias outras que ainda oferecem vestibulares próprios, com datas específicas, como é o caso da USP, Unesp, Unicamp, Mackenzie, PUC, Unifesp, UFPR, UFU e muitas outras. Por isso, é preciso ficar atento e acompanhar no próprio site da instituição o calendário daquelas que o vestibulando desejar.
Além disso, ainda existe a opção de entrar na faculdade pela Quero Bolsa. E essa, inclusive, é uma ótima opção para aqueles que desejam fazer um curso superior com desconto: são oferecidas bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos espalhados por milhares de faculdades do país.
Já clique no botão abaixo para encontrar as bolsas disponíveis para o curso que você deseja e veja algumas das instituições de ensino parceiras bem avaliadas pelo MEC:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Leia mais: 10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem
+ Que curso posso fazer com a minha nota do Enem?
+ Enem: Quais documentos posso levar para fazer o exame?
Plano de estudo grátis para o Enem
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.