
Encceja: saiba como solicitar o nome social
isabela | 17/04/25Saiba como pedir o uso do nome social no Encceja e garantir o direito durante a prova
Faltando 30 dias, ou, 1 mês, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, fica a pergunta: o que fazer para se preparar para a prova?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nesta edição, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve mais de 3,9 milhões de inscritos, ou seja, um aumento de 13,1% no número de inscrições em relação ao ano passado.
Leia mais: Onde ver o local da prova do Enem 2023?
+ 3 simulados online e gratuitos para treinar para o Enem
Com cerca de 30 dias de estudos pela frente, muitos alunos se veem perdidos diante de tanto conteúdo para estudar e revisar, o que pode gerar certo nervosismo. Por isso, nessa etapa, planejamento e organização são imprescindíveis e podem ser o diferencial para ter sucesso nas provas.
Para te ajudar a organizar o seu tempo e se preparar para o Enem nessa reta final com mais calma e tranquilidade, a Revista Quero trouxe algumas dicas do coordenador Pedagógico do Colégio e Curso AZ, Filipe Araújo, veja abaixo!
6 dicas para se preparar pro Enem faltando 1 mês
Sabemos que esse período pode ser de muita ansiedade para a maioria dos vestibulandos, afinal, um bom resultado no Enem possibilita o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também em faculdades particulares, nos programas Prouni e Fies.
Mas, não é preciso se desesperar! Tenha em mente que tudo o que foi estudado durante o ano em sala de aula ou até mesmo em sua própria casa não será perdido, pelo contrário. Por isso, nesse último mês, organizar a sua rotina de estudos e manter a calma pode fazer grande diferença. Veja abaixo as dicas do coordenador Filipe Araújo:
Saiba também: 5 temas de política para redação do Enem
+ 12 citações sobre qualidade de vida para o Enem
Segundo o coordenador, uma das principais dicas é pensar na organização para conseguir passar por todo o conteúdo exigido para o Enem, e faltando um mês para a prova, não seria diferente caso o aluno fosse fazer uma revisão. É importante o vestibulando saber o tempo que ele terá disponível para estudar em cada dia, e então montar um cronograma que se enquadre na sua realidade.
“Recomendamos que o aluno divida seu tempo disponível em dois momentos. No primeiro, o foco deve se manter no estudo teórico, para relembrar assuntos passados e aprender os conceitos que faltam. Já na segunda metade, o aluno pode dedicar-se a resolução de questões com o objetivo de fixar de fato o conteúdo”, orienta.
Filipe ainda afirma que, em caso de alunos que tenham mais facilidade em alguns conteúdos, é comum que fique menos tempo em estudos teóricos e mais tempo em resolução de questões, para praticar mais aquele conteúdo já aprendido.
Definir a quantidade de horas estudando é algo muito individual e que depende de vários fatores externos, como a rotina e os compromissos de cada um. Entretanto, saber quantas horas do seu dia você estará estudando e quantas horas terá livre para fazer outras coisas é muito importante para ter um controle sobre o seu tempo e se dedicar às matérias que ainda não possui muito domínio.
Segundo o coordenador, no momento de estabelecer quanto tempo será dedicado ao estudo, pode-se usar como referência a carga horária de aulas assistidas. Isso significaria, por exemplo, que se na parte da manhã o estudante assiste 5 horas de aula em sala, uma boa referência seria estudar este mesmo período de forma individual.
Confira: Enem Corridão: baixe o plano de estudo
+ Dia das crianças: 7 filmes infantis para citar na redação do Enem
Em um grande período de tempo estudando, é super normal se desconcentrar e perder o foco. Para ajudar na concentração e aumentar o rendimento, o coordenador aconselha fazer a “Técnica Pomodoro“.
Essa técnica consiste em dividir os estudos em blocos de 30 minutos. Sendo os primeiros 25 minutos totalmente focados nos estudos e, os 5 minutos finais, o estudante faria atividades não relacionadas aos estudos como ir ao banheiro, responder alguma mensagem, etc.
Leia mais: Atualidades Enem: tensões entre China e Taiwan
+ 200 anos da Independência do Brasil: como o tema pode cair no Enem?
+ Redação do Enem 2023: confira 11 possíveis temas
Para se preparar para um exame como o Enem, nada melhor do que treinar para o modelo das questões a partir das provas de anos anteriores, afinal, o formato de prova e o estilo das perguntas serão muito parecidos.
Assim, segundo Filipe, uma boa estratégia é priorizar a resolução de exercícios, bem como refazer as provas de anos anteriores. A partir disso, verificar os assuntos dos itens errados e usá-los como ponto de partida para as revisões da teoria.
O coordenador ainda destaca que matemática, por ser a matéria com o maior número de questões no Enem e uma das que os estudantes sentem bastante dificuldade, é indicado importante transferir este nível de importância em seus estudos.
“Além de fazer exercícios das principais áreas da matemática que costumam cair no Enem, o aluno pode anotar os conteúdos que tem mais dúvida para esclarecer em sala de aula com o professor e também buscar videoaulas com dicas e resolução de exercícios”, afirma.
Outra dica muito importante, mas que poucos alunos realmente fazem é treinar para a redação escrevendo redações regularmente. Assim, o estudante vai “pegando o jeito” de construir um texto dissertativo-argumentativo, entendendo melhor a sua estrutura, como fazer a proposta de intervenção e também define quanto tempo do total da prova precisará separar para a redação.
“É muito importante praticar a redação regularmente. A redação é a única área em que o estudante consegue alcançar 1000 pontos se gabaritar, então, produzir textos semanais e submetê-los à correção é uma excelente estratégia para a tão sonhada nota 1000″, reitera o coordenador.
Veja mais: Como problematizar na redação do Enem?
+ 6 características de uma redação nota 1000 do Enem, segundo ex-corretora
+ Redação do Enem: como ir bem em qualquer tema?
Por fim, mas não menos importante: tenha um tempo para você mesmo. Não pare de fazer as coisas que gosta para estudar. Caso seja muito necessário, tente apenas diminuir o tempo de alguma coisa ou outra, mas não deixe de fazer o que gosta, seja praticar um esporte, ir à academia, tocar um instrumento, fazer aula de dança, desenhar, jogar vídeo game… o que você quiser!
Esse tempo é muito importante sobretudo para a saúde mental. Faltando um mês para o vestibular, cuidar tanto da saúde física quanto da emocional é necessário até para otimizar seus estudos, aumentar o seu ânimo, foco e concentração e estar bem no dia para fazer o exame. O descanso é tão importante quanto o estudo na preparação de qualquer prova. Por isso, não deixe de se cuidar!
Aproveite para ver: 5 países com universidades que aceitam a nota do Enem
+ Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?
+ 10 mulheres para citar na redação do Enem
Então temos uma boa notícia! Para te dar uma força nessa reta final, Quero Bolsa disponibiliza gratuitamente o plano de estudo Enem Corridão.
O plano visa ajudar os estudantes a se preparem para a prova e facilitar a rotina dos vestibulandos. Para isso, reúne os conteúdos mais cobrados no Enem e traz exercícios com resolução, vídeo-aulas e textos.
Quer saber a melhor parte? É 100% grátis! Isso mesmo, você não precisa pagar nada a mais para obter o plano e começar a estudar com ele. Baixe pelo botão abaixo:
Baixar plano de estudo gratuito
Confira: 5 motivos para baixar um plano de estudo para o Enem
+ Enem: veja 10 dicas para melhorar seus estudos
Se você deseja começar uma graduação, saiba que, além do Enem, existem várias outras formas de entrar no ensino superior! A Quero Bolsa é uma delas. A plataforma oferece bolsas de até 80% em milhares de faculdades e universidades espalhadas por todo o Brasil.
O melhor de tudo é que, para ter acesso às bolsas, não é necessário comprovar critérios de renda ou ter feito a prova do Enem.
Confira algumas das instituições de ensino parceiras reconhecidas pelo MEC e já clique no botão abaixo para acessar todas as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.