10 mulheres para citar na redação do Enem
Djamila Ribeiro, Chimamanda Adichie e Hannah Arendt: conheça essas e outras mulheres e aumente o seu repertório sociocultural
Atualizado em24 de julho de 2023
Tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o desejo de todo estudante, afinal o resultado compõe 20% da média geral do exame. Por isso, quanto maior for a preparação, melhor será o desempenho na prova.
Além de praticar a escrita, outro ponto que contribui muito para atingir uma nota alta é aumentar o repertório sociocultural. O repertório serve para fundamentar os argumentos ao longo do texto e mostrar ao corretor a sua capacidade de refletir e criticar os fatos.
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De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), o repertório pode ser entendido como “toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante”.
Como você viu, as citações são importantes! E vale tudo: citações de trechos de filmes, séries, músicas e também de personalidades importantes.
Pensando nisso, a Revista Quero listou 10 mulheres para você aumentar o seu repertório sociocultural e chegar mais perto da nota 1000. Confira!
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Repertório sobre mulheres para redação do Enem
A seguir, conheça 10 mulheres que tiveram grande impacto na sociedade e, portanto, são repertórios muito úteis para diversos temas de redação.
1. Hannah Arendt
Filósofa política que nasceu na Alemanha em 1906 e vivenciou a ascensão do nazismo e a perseguição antissemita no país.
Arednt é conhecida pelo conceito de “banalidade do mal” presente no livro “Eichmann em Jerusalém” e por algumas obras como “As Origens do Totalitarismo”, “A Condição Humana” e “Entre o Passado e o Futuro”.
“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.” Hannah Arendt
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2. Simone de Beauvior
Foi escritora, teórica social, ativista política e uma figura importante no feminismo moderno.
Beauvior publicou alguns romances que se destacaram como “A convidada” e “Mal Entendido em Moscou”, mas foi com o livro “O segundo sexo” que a autora se consagrou. A obra se tornou uma referência na segunda onda do feminismo na década de 60.
“Não se nasce mulher, torna-se mulher”, Simone de Beauvior
3. Angela Davis
A filósofa, escritora e professora nasceu em 1944 nos Estados Unidos e aos 19 anos se mudou para estado de Massachusett com o objetivo de estudar na Universidade de Brandeis.
Davis é conhecida pela luta contra a segregação racial nos EUA e por abordar questões sobre feminismo, racismo e desigualdade social em suas obras.
“Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.” Angela Davis
4. Virginia Woolf
Nasceu em 1882 na Inglaterra, foi escritora, publicou mais de 30 livros e se destacou com as obras “Um Teto Todo Seu”, “Mrs Dalloway” e “Ao Farol”.
Woolf e é uma das figuras mais importantes do feminismo porque abordava questões sobre o papel feminino em sua época. Em 1941 a autora suicidou.
“Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas”, Virginia Woolf
5. Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda nasceu em 1977 na Nigéria e é escritora, filósofa, educadora e ativista. A nigeriana foi para os Estados Unidos aos 19 anos e aos 26 publicou seu primeiro livro.
A autora é conhecida por abordar temas como feminismo, intolerância religiosa e desigualdades social em suas produções. Entre suas obras, alguns destaques são “Meio Sol Amarelo”, “No seu Pescoço” e “Hibisco Roxo”.
“Não quero que me digam o que pensar”, Chimamanda Ngozi
6. Djamila Ribeiro
Djamila é filósofa formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e também escritora e colunista no o jornal Folha de S. Paulo. Ribeiro se tornou referência quando o assunto é ativismo negro e feminismo.
Entre suas obras destaque podemos citar “Pequeno Manual Antirracista”, “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?” e “O Que é Lugar de Fala?”.
“Os avanços são fruto da luta. E não têm volta!”, Djamilla Ribeiro
7. Malala Yousafzai
Malala é uma jovem paquistanesa conhecida por defender o acesso à educação em sua região, principalmente aos direitos das mulheres. Quando tinha 15 anos foi atingida por um grupo talibã quando saía da escola e o caso teve repercussão mundial.
Por seu ativismo e popularidade, Malala ganhou o Nobel da Paz em 2014, quando tinha 17 anos.
“Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas”, Malala Yousafzai
8. Frida Kahlo
Frida nasceu em 1907 no México e se tornou uma das pintoras mais conhecidas em nível mundial. Sua marca era o autorretrato e as obras que abordavam questões de identidade e de gênero.
“Pés, para que os amo, se tenho asas para voar”, Frida Kahlo
9. Marilena Chauí
Chauí é escritora e uma das filósofas mais influentes do Brasil. Suas obras abordam questões como democracia, liberdade, ética, cultura e outras temáticas relacionadas à política.
Algumas obras de destaque são “Cultura e Democracia. O discurso competente e outras falas”, “Convite à filosofia” e “A Nervura do Real”.
“A política não é uma ciência. É uma arte, uma ação que se inventa”, Marilena Chauí
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10. Clarice Lispector
Clarice nasceu na Ucrânia, mas se mudou para o Brasil quando tinha apenas dois anos. Jornalista e escritora, Lispector foi uma das mulheres de mais destaque na Literatura brasileira e do Modernismo.
Trechos de seus livros, poemas e contos aparecem frequentemente em questões de vestibulares. As três obras de mais destaque da autora são “A hora da estrela”, “A Paixão Segundo G.H.” e “Felicidade Clandestina”.
“Não basta existir, é preciso também pertencer”, Clarice Lispector
5 competências da redação do Enem
Na redação do Enem, os estudantes precisam desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. A prova é avaliada em até 1000 pontos, divididos em cinco competências.
Veja o que é esperado do estudante em cada uma delas:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fique por dentro: Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 1?
+ Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 2?
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