logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

10 mulheres para citar na redação do Enem

por Camilla Freitas em 02/05/22

Tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o desejo de todo estudante, afinal o resultado compõe 20% da média geral do exame. Por isso, quanto maior for a preparação, melhor será o desempenho na prova.

Além de praticar a escrita, outro ponto que contribui muito para atingir uma nota alta é aumentar o repertório sociocultural. O repertório serve para fundamentar os argumentos ao longo do texto e mostrar ao corretor a sua capacidade de refletir e criticar os fatos.

Veja: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber
Encontre bolsas de estudo de até 80%

mulheres para citar na redação do enem


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), o repertório pode ser entendido como "toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante".

Como você viu, as citações são importantes! E vale tudo: citações de trechos de filmes, séries, músicas e também de personalidades importantes.

Pensando nisso, a Revista Quero listou 10 mulheres para você aumentar o seu repertório sociocultural e chegar mais perto da nota 1000. Confira!

Veja também: + Redação Enem: conheça 3 filósofos para citar no texto
Como usar metáforas na redação?

10 mulheres para citar na redação

1. Hannah Arendt

Foto: Barbara Radloff
hannah arendt citação enem

Filósofa política que nasceu na Alemanha em 1906 e vivenciou a ascensão do nazismo e a perseguição antissemita no país.

Arednt é conhecida pelo conceito de "banalidade do mal" presente no livro "Eichmann em Jerusalém" e por algumas obras como "As Origens do Totalitarismo", "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro".

“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.” Hannah Arendt

2. Simone de Beauvior

Foto: Moshe Milner
simone de beauvoir citação

Foi escritora, teórica social, ativista política e uma figura importante no feminismo moderno.

Beauvior publicou alguns romances que se destacaram como "A convidada" e "Mal Entendido em Moscou", mas foi com o livro "O segundo sexo" que a autora se consagrou. A obra se tornou uma referência na segunda onda do feminismo na década de 60.

“Não se nasce mulher, torna-se mulher", Simone de Beauvior

3. Angela Davis

Reprodução Wikimedia
citações angela davis

A filósofa, escritora e professora nasceu em 1944 nos Estados Unidos e aos 19 anos se mudou para estado de Massachusett com o objetivo de estudar na Universidade de Brandeis.

Davis é conhecida pela luta contra a segregação racial nos EUA e por abordar questões sobre feminismo, racismo e desigualdade social em suas obras.

"Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa." Angela Davis

4. Virginia Woolf

Foto: George Beresford
virginia woolf citação


Nasceu em 1882 na Inglaterra, foi escritora, publicou mais de 30 livros e se destacou com as obras "Um Teto Todo Seu", "Mrs Dalloway" e "Ao Farol".

Woolf e é uma das figuras mais importantes do feminismo porque abordava questões sobre o papel feminino em sua época. Em 1941 a autora suicidou.

"Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas", Virginia Woolf

5. Chimamanda Ngozi Adichie 

Reprodução Wikimedia

Chimamanda nasceu em 1977 na Nigéria e é escritora, filósofa, educadora e ativista. A nigeriana foi para os Estados Unidos aos 19 anos e aos 26 publicou seu primeiro livro.

A autora é conhecida por abordar temas como feminismo, intolerância religiosa e desigualdades social em suas produções. Entre suas obras, alguns destaques são "Meio Sol Amarelo", "No seu Pescoço" e "Hibisco Roxo".

"Não quero que me digam o que pensar", Chimamanda Ngozi

6. Djamila Ribeiro

Agência PT
djamila ribeiro citações

Djamila é filósofa formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e também escritora e colunista no o jornal Folha de S. Paulo. Ribeiro se tornou referência quando o assunto é ativismo negro e feminismo.

Entre suas obras destaque podemos citar "Pequeno Manual Antirracista", "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?" e "O Que é Lugar de Fala?". 

"Os avanços são fruto da luta. E não têm volta!", Djamilla Ribeiro

7. Malala Yousafzai 

Foto: Russell Watkins
citações Malala

Malala é uma jovem paquistanesa conhecida por defender o acesso à educação em sua região, principalmente aos direitos das mulheres. Quando tinha 15 anos foi atingida por um grupo talibã quando saía da escola e o caso teve repercussão mundial.

Por seu ativismo e popularidade, Malala ganhou o Nobel da Paz em 2014, quando tinha 17 anos.

“Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas", Malala Yousafzai


8. Frida Kahlo

Reprodução Wikimedia
citações frida kahlo

Frida nasceu em 1907 no México e se tornou uma das pintoras mais conhecidas em nível mundial. Sua marca era o autorretrato e as obras que abordavam questões de identidade e de gênero.

"Pés, para que os amo, se tenho asas para voar", Frida Kahlo

9. Marilena Chauí

Foto: Ivone Perez
citações marilena chauí

Chauí é escritora e uma das filósofas mais influentes do Brasil. Suas obras abordam questões como democracia, liberdade, ética, cultura e outras temáticas relacionadas à política.

Algumas obras de destaque são "Cultura e Democracia. O discurso competente e outras falas", "Convite à filosofia" e "A Nervura do Real".

"A política não é uma ciência. É uma arte, uma ação que se inventa",  Marilena Chauí

10. Clarice Lispector

Foto: Maureen Bisilliat
clarice lispector citações

Clarice nasceu na Ucrânia, mas se mudou para o Brasil quando tinha apenas dois anos. Jornalista e escritora, Lispector foi uma das mulheres de mais destaque na Literatura brasileira e do Modernismo. 

Trechos de seus livros, poemas e contos aparecem frequentemente em questões de vestibulares. As três obras de mais destaque da autora são "A hora da estrela",  "A Paixão Segundo G.H." e "Felicidade Clandestina".

"Não basta existir, é preciso também pertencer", Clarice Lispector

Saiba mais: + Em quais competências os estudantes mais erram na redação do Enem?
Enem: veja as redações nota 1000 da edição mais recente do exame
10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem

5 competências da redação do Enem

Na redação do Enem, os estudantes precisam desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. A prova é avaliada em até 1000 pontos, divididos em cinco competências. 

Veja o que é esperado do estudante em cada uma delas:

    • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
    • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Fique por dentro: + Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 1?
    Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 2?
    Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 3?
    Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 4?
    Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 5?

    Guia de Redação do Enem

    Ainda não saber como escrever uma redação dissertativa-argumentativa para o Enem? A Quero Bolsa te ajuda com o Guia completo sobre a redação do Enem

    No guia, você aprende como deve ser o formato desse texto, descobre quais são os critérios de avaliação e ainda confere exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito!

    Baixar Guia da Redação Enem

    Plano de estudos Enem De Boa 2022

    Quer uma força para estudar para o Enem 2022? Confira o Plano de Estudos Enem de Boa. Com o plano você poderá acompanhar as matérias mais cobradas no exame, além de acompanhar um cronograma de estudos perfeito para te ajudar! O melhor: tudo isso é gratuito! Clique no botão abaixo e confira:

    Baixar plano de estudo gratuito

    Veja também: + Como se preparar para o Enem 2022 e outros vestibulares no início do ano
    Confira qual é a pontuação do Enem necessária para cada curso
    banner image banner image

    Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

    Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

    Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

    O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

    O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

    Feito com pela Quero Educação

    Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54