Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Como usar metáforas na redação?

por Isabela Giordan em 04/03/21

Seja no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em outros vestibulares, a redação tem um grande peso para o resultado final. Por isso, é importante que o estudante esteja apto para desenvolver um texto com chances de ser bem avaliado. 

Uma das formas de construir uma redação de prestígio é utilizar recursos linguísticos como, por exemplo, as figuras de linguagem. Esse recurso é responsável por dar ênfase a uma ideia ou opinião do autor do texto, entre uma das figuras mais conhecidas é a metáfora

Porém, apesar de ser comumente utilizada, é preciso saber empregá-la corretamente para não correr o risco de prejudicar a sua produção textual. Para te ajudar, veja abaixo qual é a melhor forma de utilizar metáforas em uma redação:

Veja também:
O que é metonímia?
+ O que é sinestesia? 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que é metáfora?

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH. 

Essa figura de linguagem é bastante comum em textos literários e poéticos, apresentando uma visão subjetiva do autor.

Como utilizar metáforas na redação?

Não há nada que impeça o uso de metáforas em qualquer redação, porém é preciso garantir que a ideia que o estudante quer passar pela metáfora tenha contexto, seja orgânica dentro da redação e que o seu significa esteja explícito para o leitor. 

"Antes de tudo, é preciso que o estudante se certifique se ele conseguirá ser claro com aquela metáfora e se o recurso contribuirá para o texto. Como o vestibular tradicionalmente trabalha com dissertações, que é um texto objetivo, a metáfora não é o curso mais indicado. Porém, se o estudante quiser promover algum tipo de metáfora, é possível, desde que o uso da metáfora fique clara para o leitor", aponta Thiago. 

Ou seja, a metáfora não pode fazer sentido apenas na cabeça do estudante, mas, principalmente, para quem vai ler.

Prefira o uso da metáfora na introdução 

Em caso de dissertações, a redação é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Caso o estudante queira utilizar uma metáfora, é indicado que o uso seja feito na introdução, quando o tema está sendo apresentado ao leitor.

"Em 2016, por exemplo, o tema foi intolerância religiosa e eu me lembro de uma redação que recebeu a nota máxima que dizia que 'a intolerância ainda é uma sombra que cobre o nosso país'. A estudante fez uma metáfora sutil, discreta e efetiva na introdução para já demonstrar a opinião dela contrária ao preconceito religioso", relembra o professor de redação do pH.

Thiago Braga ainda destaca que o principal cuidado que o estudante deve ter ao fazer uma metáfora é garantir que a comparação está nítida e que qualquer leitor conseguirá enterder o sentido do uso da metáfora. 

"É preciso ter certeza de que aquele recurso está comunicando, que é possível oferecer a informação devida ao leitor. Se, por acaso, a metáfora for confusa ou imprecisa, e isso for atrapalhar a comunicação, é melhor que o aluno não se valha desse recurso porque é possível tirar uma nota boa em uma redação sem utilizar metáfora", explica.

Não confunda: qual é a diferença entre metáfora e analogia?

A analogia é uma retórica dentro do discurso que faz a comparação objetiva entre dois elementos e que, comumente, é confundida com a metáfora. 

 "A metáfora é uma comparação, mas ela acontece forma implícita, ou seja, sem nenhum tipo de elemento comparativo e entre elementos de realidades muito diferentes. Já a analogia ocorre quando eu crio uma equiparação de características entre dois elementos que são comparaveis", reforça o professor. 

Além disso, analogia é um recurso utilizado no desenvolvimento da redação, já a metáfora é melhor empregada na introdução.

Guia completo: Redação do Enem

Gostou das dicas de citações? Então, veja tudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem! Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Manual do Enem

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

Saiba mais: Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54