As figuras de linguagem foram criadas para auxiliar na comunicação, seja ela oral ou escrita, dando destaque para ideias além do sentido literal. Dentro desse recurso existem as figuras de palavras, que são utilizadas dar maior expressividade dentro de uma conversa.
Entre elas estão a metáfora, metonímia e sinestesia! Não conhece a última? Veja o que é e como utilizá-la da foma correta:
O que é sinestesia?
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato.
Julia tinha um cheiro doce característico. Lembrava a baunulha fresca.
No exemplo, há a mistura de dois sentidos em "cheiro doce": olfato e paladar. Esse tipo de figura, por ser um recurso estilístico, é utilizada comumente em textos musicais e poéticos.
Exemplos de sinestesia
Na figurinha acima, o personagem fala sobre o "olhar frio" que recebeu. Nessa sinestesia, houve o uso de dois sentidos: visão (olhar) e tato (frio). Veja abaixo mais exemplos de uso da sinestesia na literatura:
- "Agora, o cheiro áspero das flores leva-me os olhos por dentro de suas pétalas."(Cecília Meirelles)
- "O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde." (Gabriel Miró)
- "Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe, meio baunilha, meio manacá, meio alfazema." (Mário de Andrade)
- "Os carinhos de Godofredo não tinham mais gosto dos primeiros tempos." (Autran Machado)
- "É uma sombra verde, macia e vã." (Carlos Drummond de Andrade)
- "E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce." (Eça De Queiros)
- "Vem da sala de linotipos a doce música mecânica." (Carlos Drummond de Andrade)
- "As falas sentidas, que os olhos falavam. Não quero, não posso, não devo contar." (Casimiro de Abreu)
O que é a sinestesia na medicina?
Além da sinestesia como figura de linguagem, esse termo é utilizado na medicina para nomear uma condição neurológica que faz com que um estímulo, seja ele cognitivo ou sensorial, seja provoque resposta em mais de uma via.
Pessoas com sinestesia são capazes de ativar dois sentidos ou mais com apenas um gatilho. Por exemplo, há pessoas que conseguem sentir sons, ouvir cores ou sentir o cheiro das cores. Apesar de ser rara, essa condição é genética e não é considerada doença.
Manual do Enem
Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos.
Veja alguns dos conteúdos: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História Geral, História do Brasil, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia.
Saiba mais: Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns