A função da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é convencer o leitor do seu ponto de vista. Para isso, devem ser usadas as chamadas estratégias argumentativas.
De acordo com a Cartilha de Redação do Enem, as estratégias argumentativas nada mais são do que recursos utilizados para expor o problema abordado e provar sua tese, e uma dessas estratégias é o uso de alusão histórica na redação.
Uma alusão histórica é uma referência a um acontecimento específico, figuras ou períodos históricos. Em uma redação, ela serve para fortalecer a argumentação, permitindo que você mencione um período ou evento histórico que se conecte ao tema abordado.
As ilusões históricas são uma das estratégias argumentativas muito usadas nas redações nota mil do Enem, justamente por fazerem referência a fatos, figuras ou períodos históricos, com o objetivo de ilustrar, comparar e explicar um tema em questão.
Assim, a alusão histórica é um tipo de estratégia que tem o objetivo de:
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio e professora de Redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bózio, explica que é comum o uso das alusões históricas como forma de buscar as causas das questões sociais, culturais, econômicas ou políticas, que, em geral, remetem ao passado.
O uso das alusões históricas ajudam na nota da redação do Enem porque, além de ganharem pontos no quesito argumentação da competência avaliativa 4, os estudantes também demonstram que têm repertório sociocultural e senso crítico, garantindo pontos nas competências 2 e 3.
Exemplos de alusão histórica na redação
Suponha que o tema de uma redação seja “A importância da liberdade de expressão”. Neste contexto, citar o período da Ditadura Militar é uma alusão histórica:
“Assim como durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), quando a censura limitava severamente a expressão de ideias contrárias ao governo, atualmente vemos situações em que a liberdade de expressão é ameaçada. Esse contexto histórico ressalta a importância de garantir o direito à livre manifestação, essencial para o fortalecimento da democracia.”
Nesse caso, a alusão à Ditadura Militar ajuda a ilustrar os perigos da restrição à liberdade de expressão e reforça a importância do tema na atualidade.
Dê uma olhada em algumas alusões históricas usadas em redações nota mil da redação do Enem de 2019, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Luisa Sousa Lima Leite
A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade do século XX, inaugurou inúmeros avanços no setor de informática e telecomunicações. Embora esse movimento de modernização tecnológica tenha sido fundamental para democratizar o acesso a ferramentas digitais e a participação nas redes sociais, tal processo foi acompanhado pela invasão da privacidade de usuários, em virtude do controle de dados efetuado por empresas de tecnologia.
Natália Cristina Patrício da Silva
A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
10 alusões históricas coringas para redação
As possibilidades de alusões históricas são infinitas. Elas variam de acordo com o tema da redação e a repertório de cada estudante.
Mas, existem alguns períodos históricos que se conectam com diversos assuntos e merecem a atenção. São as chamadas alusões históricas coringas.
Obra “Família brasileira no Rio de Janeiro”, de Jean-Baptiste Debret (1839)
Para te ajudar, a Revista Quero selecionou 10 alusões históricas coringas e alguns assuntos em que elas podem ser utilizadas para você estudar e aumentar seu repertório para a redação do Enem. Confira:
1. Grécia e Roma Antiga Democracia, cidadania, filosofia, organização de cidade, estética, valorização do corpo, direito, política, engenharia, preconceito com pessoas com deficiência e homossexualidade.
2. Idade Média Condições de higiene, pandemias (como a Peste Negra), religião, intolerância religiosa (Santa Inquisição da Igreja Católica), desigualdade e revolta sociais.
3. Colonização Religião, imperialismo, genocídio, disseminação de doenças, violência, diferenças culturais, preconceito racial, desigualdade social e escravidão.
4. Brasil Império Modernização da cidade, desenvolvimento econômico, científico e cultural, desenvolvimento da imprensa, início das favelas, surgimento das universidades e inclusão de pessoas com deficiência na educação.
6. Crise de 1929 Instabilidade econômica, economia, consumismo, desemprego, pobreza, fome, desigualdade e capitalismo.
7. Nazismo e Fascismo Intolerância, radicalismo, nacionalismo, manipulação da população, propaganda e mídia, preconceito, censura, liberdade, genocídio, direitos humanos e preconceito com pessoas com deficiência.
8. Segunda Guerra Mundial Trabalho feminino, violência, desenvolvimento tecnológico, industrial e científico e desenvolvimento da medicina.
9. Era Vargas Desenvolvimento industrial, direitos dos trabalhadores, mídia e propaganda, censura, ditadura e liberdade.
10. Ditadura Militar do Brasil Violência, repressão, democracia, censura, liberdade de expressão, manipulação da mídia, perseguição política, movimento sociais e direitos humanos.
Antes de inserir uma alusão histórica em seu texto, é preciso se certificar que realmente há uma conexão clara entre o fato histórico e a tese defendida.
Para não correr o risco de inserir uma abordagem histórica pontual ou deslocada do restante da reflexão proposta no texto, a professora Maria Catarina recomenda que o estudante se faça as seguintes perguntas:
Esse movimento se perpetuou?
Essa prática cultural ou comportamento social ainda acontece?
Ela diminuiu ou aumentou?
Há tentativas, na atualidade, de reparar ou transformar esse traço histórico?
Essas propostas estão funcionando ou é preciso mudar de estratégia para reparar o problema?
É preciso tomar cuidado com o uso das alusões coringas. Pode haver uma conexão falha entre a alusão histórica e o ponto central de sua argumentação, prejudicando a nota da redação.
A professora Maria Catarina alerta para que os estudantes não tentem decorar fórmulas prontas, mas sim estudar e refletir sobre esses temas.
“Para cada tema ou recorte temático proposto pela banca, o candidato deve buscar a referência histórica que melhor dialogue com as causas que se pretende desenvolver ao longo da redação, e não se limitar a alusões coringas em um primeiro momento”, conclui.
Se você está buscando um jeito de arrasar no Enem, o Plano de Estudo Enem de Boa pode te ajudar! Ele tem indicações de matérias a serem estudadas, resumos, videoaulas e exercícios com resolução.
Baixe agora mesmo e já comece a aproveitar, o plano é 100% grátis!
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
Então você precisa conhecer a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil!
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Tem cursos em todas as modalidades: presenciais, semipresenciais e totalmente à distância (EaD).
Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso que quer: