Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem

por Giovana Murça em 12/06/20

A função da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é convencer o leitor do seu ponto de vista. Para isso, devem ser usadas as chamadas estratégias argumentativas.

De acordo com a Cartilha de Redação do Enem, as estratégias argumentativas nada mais são do que recursos utilizados para expor o problema abordado e provar sua tese. Elas podem aparecer na forma de exemplos, dados estatísticos, citações, comparações, entre outras.

alusões históricas

Uma das estratégias argumentativas muito usadas nas redações nota mil do Enem é a alusão histórica. Ela é um tipo de estratégia que resgata um fato ou período histórico com o objetivo de:

  • Contextualizar o assunto;

  • Expor a origem do problema;

  • Comparar ou traçar semelhanças;

  • Exemplicar como a realidade mudou.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio e professora de Redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bózio, explica que é comum o uso das alusões históricas como forma de buscar as causas das questões sociais, culturais, econômicas ou políticas, que, em geral, remetem ao passado. 

Por que as alusões históricas elevam a nota da redação?

O uso das alusões históricas ajudam na nota da redação do Enem porque, além de ganharem pontos no quesito argumentação da competência avaliativa 4, os estudantes também demonstram que têm repertório sociocultural e senso crítico, garantindo pontos nas competências 2 e 3. 

alusões históricas
Os critérios avaliativos da redação do Enem (Reprodução/Inep)

Dê uma olhada em algumas alusões históricas usadas em redações nota mil da redação do Enem de 2019, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Luisa Sousa Lima Leite

A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade do século XX, inaugurou inúmeros avanços no setor de informática e telecomunicações. Embora esse movimento de modernização tecnológica tenha sido fundamental para democratizar o acesso a ferramentas digitais e a participação nas redes sociais, tal processo foi acompanhado pela invasão da privacidade de usuários, em virtude do controle de dados efetuado por empresas de tecnologia.

Natália Cristina Patrício da Silva

A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções.

Como inserir uma alusão histórica?

Antes de inserir uma alusão histórica em seu texto, é preciso se certificar que realmente há uma conexão clara entre o fato histórico e a tese defendida

Para não correr o risco de inserir uma abordagem histórica pontual ou deslocada do restante da reflexão proposta no texto, a professora Maria Catarina recomenda que o estudante se faça as seguintes perguntas:

  • Esse movimento se perpetuou?

  • Essa prática cultural ou comportamento social ainda acontece?

  • Ela diminuiu ou aumentou? 

  • Há tentativas, na atualidade, de reparar ou transformar esse traço histórico?

  • Essas propostas estão funcionando ou é preciso mudar de estratégia para reparar o problema? 

10 alusões históricas coringas

As possibilidades de alusões históricas são infinitas. Elas variam de acordo com o tema da redação e a repertório de cada estudante. Mas, existem alguns períodos históricos que se conectam com diversos assuntos e merecem a atenção. São as chamadas alusões históricas coringas.

alusões históricas
Pintura "Passatempos depois do jantar" de Jean-Baptiste Debret (Reprodução/Wikimedia Commons)

Para te ajudar, a Revista Quero selecionou 10 alusões históricas coringas e alguns assuntos em que elas podem ser utilizadas para você estudar e aumentar seu repertório para a redação do Enem. Confira:

1. Grécia e Roma Antiga
Democracia, cidadania, filosofia, organização de cidade, estética, valorização do corpo, direito, política, engenharia, preconceito com pessoas com deficiência e homossexualidade.

2. Idade Média
Condições de higiene, pandemias (como a Peste Negra), religião, intolerância religiosa (Santa Inquisição da Igreja Católica), desigualdade e revolta sociais.

3. Colonização
Religião, imperialismo, genocídio, disseminação de doenças, violência, diferenças culturais, preconceito racial, desigualdade social e escravidão.

4. Brasil Império
Modernização da cidade, desenvolvimento econômico, científico e cultural, desenvolvimento da imprensa, início das favelas, surgimento das universidades e inclusão de pessoas com deficiência na educação.

5. Revolução Industrial
Trabalho escravo, trabalho feminino, trabalho infantil, poluição, direito dos trabalhadores, capitalismo e desigualdade social.

6. Crise de 1929
Instabilidade econômica, economia, consumismo, desemprego, pobreza, fome, desigualdade e capitalismo.

7. Nazismo e Fascismo
Intolerância, radicalismo, nacionalismo, manipulação da população, propaganda e mídia, preconceito, censura, liberdade, genocídio, direitos humanos e preconceito com pessoas com deficiência.

8. Segunda Guerra Mundial
Trabalho feminino, violência, desenvolvimento tecnológico, industrial e científico e desenvolvimento da medicina.

9. Era Vargas
Desenvolvimento industrial, direitos dos trabalhadores, mídia e propaganda, censura, ditadura e liberdade. 

10. Ditadura Militar do Brasil
Violência, repressão, democracia, censura, liberdade de expressão, manipulação da mídia, perseguição política, movimento sociais e direitos humanos.

Cuidados ao usar alusões coringas

É preciso tomar cuidado com o uso das alusões coringas. Pode haver uma conexão falha entre a alusão histórica e o ponto central de sua argumentação, prejudicando a nota da redação.

A professora Maria Catarina alerta para que os estudantes não tentem decorar fórmulas prontas, mas sim estudar e refletir sobre esses temas. “Para cada tema ou recorte temático proposto pela banca, o candidato deve buscar a referência histórica que melhor dialogue com as causas que se pretende desenvolver ao longo da redação, e não se limitar a alusões coringas em um primeiro momento”, conclui.

Baixe gratuitamente: Guia Completo da Redação do Enem
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54