logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como escrever um artigo de opinião?

por Giovana Murça em 26/11/19 290 visualizações

Atualizado em 06/05/2020

Seja em um trabalho de escola, prova, concurso ou até no Enem e outros vestibulares, ler o comando “escreva um texto com sua opinião sobre o tema” deixa muitas pessoas nervosas, não é mesmo? Além do desafio de escrever um texto coeso, ainda é preciso saber a forma certa de expressar sua opinião pessoal.

Encontre bolsas de estudo para graduação

Definindo artigo de opinião

O artigo de opinião é um texto do gênero argumentativo que tem a intenção de não só expor sua opinião sobre determinado tema mas também convencer o leitor de suas ideias. Eles podem ser escritos em primeira ou terceira pessoa. 

Esse estilo de texto é muito usado em propagandas, que visam convencer o consumidor a adquirir um produto, e em seções de colunistas e de opiniões de leitores em jornais e revistas. 

Como escrever um artigo de opinião?

artigo de opinião

O texto argumentativo é amplamente pedido em diversos concursos e vestibulares. Em geral, os candidatos devem defender um ponto de vista a respeito do tema proposto e concluir com sua opinião

No Enem, ainda há o diferencial que o estudante deve defender uma tese e encerrar sua redação apresentando uma proposta de intervenção para o problema destacado. 

Veja: Como fazer uma boa redação no Enem: Estrutura do texto

Estrutura do texto

Um artigo de opinião tradicional deve ser dividido em três blocos e organizado na seguinte estrutura básica:

  1. Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto.
  2. Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes.
  3. Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução.
Para mais dicas de Redação, acesse: Manual do Enem

Dicas para escrever melhor

Seja qual for a opinião defendida, o texto deve apresentar argumentos verdadeiros. Antes de começar seu artigo, pesquise tudo o que puder sobre o tema para embasar seu raciocínio: dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas e leis, por exemplo.

O público a quem se destina seu texto é um fator importante na hora da produção. Para cada público-alvo, há uma linguagem que deve ser usada. Seu texto sempre deve seguir a norma culta da Língua Portuguesa, gírias e abreviações não devem ser usadas.

Ao terminar seu texto, revise os erros gramaticais e confira se sua opinião foi expressa de forma clara e concisa. Em concursos e vestibulares, os corretores avaliam mais a estruturação do seu texto e encadeamento das ideias do que sua opinião sobre o tema em si. 

Leia também: Encceja, Enem e vestibulares: como fazer um texto dissertativo-argumentativo?

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia de Redação do Enem

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54