Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

3 técnicas para garantir uma redação nota mil no Enem

por Giovana Murça em 20/04/21

Provavelmente, você já deve ter ouvido que para mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não basta saber o conteúdo que cai na prova, é preciso ter técnica.

Quando se trata das 180 questões objetivas, a técnica “pega-varetas” é indispensável para conseguir responder todas as perguntas a tempo e garantir a coerência pedagógica exigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Veja mais: Você conhece a estratégia de prova pega-varetas?
Nota do Enem: como funciona a TRI

Mas, em relação à redação do Enem, quais as técnicas para garantir a nota mil? Para responder essa pergunta, a Revista Quero conversou com o professor de redação Vinícius Oliveira.

Existem várias técnicas e estratégias voltadas para a redação do Enem, mas o professor Vinícius selecionou três das principais técnicas criadas por ele que garantiram sua nota 1000 no Enem de 2016. Confira quais são essas técnicas e como aplicá-las em seu texto!

técnicas redação enem

1) Usar palavras com juízo de valor

A primeira técnica é expressar opiniões empregando palavras com juízo de valor, ou seja, palavras que carregam um julgamento e que, por si só, conseguem manifestar a crítica do candidato. Por exemplo, dizer que o governo é omisso ou a sociedade é corrupta.

O professor explica que quanto mais palavras com juízo de valor, melhor para a argumentação, o que garante mais pontos nas competências avaliativas 2 e 3. “Na redação do Enem, a capacidade de argumentação do aluno passou a ser valorizada demais de 2009 para cá”, enfatiza.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

2) Uso de raciocínio lógico

Não pense que o raciocínio lógico serve apenas para as questões de matemática, o professor Vinícius garante que as formas pré-determinadas de pensar compõem uma técnica argumentativa.

Os raciocínios lógicos podem se encaixar em diversos temas. Como, por exemplo, a ideia de direito versus privilégio. “Numa redação sobre educação, pode se argumentar que a educação é um direito de todos, mas quem não tem internet não tem acesso, então na verdade não é um direito, é um privilégio daqueles que têm internet”, exemplifica Vinícius. 

Outro raciocínio lógico que pode ser muito utilizado na argumentação é denunciar uma postura retrógrada. O professor dá um exemplo do machismo, um problema que existe no Brasil desde a colonização e o brasileiro continua sendo retrógrado e machista, com a mesma mentalidade do século XVI.

Vai fazer o Enem 2021? Baixe o Aquecimento Enem 2021 e organize seus estudos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

3) Usar frases de efeito

O uso das frases de efeito, isto é, aquelas frases argumentativas que impactam e são estilísticas, é uma técnica que visa impressionar o corretor. Assim como o raciocínio lógico, as frases de efeito são variadas e podem se encaixar em qualquer tema.

Um exemplo de frase de efeito do professor é “enquanto x for a regra, y será a exceção”. No caso do tema da redação do Enem 2020, a frase poderia ser aplicada da seguinte forma: “Enquanto o estigma for a regra, a aceitação às doenças mentais será a exceção”.

A dica do professor Vinícius é usar as frases de efeito no final dos parágrafos, não só do desenvolvimento mas na introdução e conclusão também. Assim, segundo Vinícius, o corretor pode finalizar a leitura do parágrafo com o sentimento de ser impressionado.

“Essas técnicas se conectam. A frase de efeito se conecta com o final do raciocínio lógico e o raciocínio lógico fica mais forte com as palavras com juízo de valor. E tudo isso é muito poderoso porque os alunos têm muita dificuldade na argumentação”, afirma.

Nem neutro nem sentimental

Na hora de colocar essas técnicas em prática, são necessários alguns cuidados. De um lado, o professor não recomenda escrever um texto neutro, sem juízo de valor e, por outro, opiniões com excesso de sentimentalismo não são bem-vindas.

“O candidato não pode ficar neutro, fazer uma redação sem usar juízo de valor. Mas também não pode dar uma opinião completamente subjetiva, porque fica com tom de desabafo ou textão do Facebook”, completa Vinícius.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Guia da Redação do Enem

Leia mais: Redação Enem 2021: Como começar a estudar?
+ Projeto de texto: o que é, estrutura e características
+ 11 tipos de argumentos e estratégias argumentativas para utilizar na redação

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54