Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

3 técnicas para garantir uma redação nota mil no Enem

O professor Vinícius Oliveiras selecionou três das principais técnicas criadas por ele que garantiram sua nota 1000 no Enem de 2016

Provavelmente, você já deve ter ouvido que para mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não basta saber o conteúdo que cai na prova, é preciso ter técnica.

Quando se trata das 180 questões objetivas, a técnica “pega-varetas” é indispensável para conseguir responder todas as perguntas a tempo e garantir a coerência pedagógica exigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Veja mais: Você conhece a estratégia de prova pega-varetas?
Nota do Enem: como funciona a TRI

Mas, em relação à redação do Enem, quais as técnicas para garantir a nota mil? Para responder essa pergunta, a Revista Quero conversou com o professor de redação Vinícius Oliveira.

Existem várias técnicas e estratégias voltadas para a redação do Enem, mas o professor Vinícius selecionou três das principais técnicas criadas por ele que garantiram sua nota 1000 no Enem de 2016. Confira quais são essas técnicas e como aplicá-las em seu texto!

técnicas redação enem

1) Usar palavras com juízo de valor

A primeira técnica é expressar opiniões empregando palavras com juízo de valor, ou seja, palavras que carregam um julgamento e que, por si só, conseguem manifestar a crítica do candidato. Por exemplo, dizer que o governo é omisso ou a sociedade é corrupta.

O professor explica que quanto mais palavras com juízo de valor, melhor para a argumentação, o que garante mais pontos nas competências avaliativas 2 e 3. “Na redação do Enem, a capacidade de argumentação do aluno passou a ser valorizada demais de 2009 para cá”, enfatiza.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

 Entenda o que é uma carta argumentativa – modelo de texto exigido em alguns exames

2) Uso de raciocínio lógico

Não pense que o raciocínio lógico serve apenas para as questões de matemática, o professor Vinícius garante que as formas pré-determinadas de pensar compõem uma técnica argumentativa.

Os raciocínios lógicos podem se encaixar em diversos temas. Como, por exemplo, a ideia de direito versus privilégio. “Numa redação sobre educação, pode se argumentar que a educação é um direito de todos, mas quem não tem internet não tem acesso, então na verdade não é um direito, é um privilégio daqueles que têm internet”, exemplifica Vinícius. 

Outro raciocínio lógico que pode ser muito utilizado na argumentação é denunciar uma postura retrógrada. O professor dá um exemplo do machismo, um problema que existe no Brasil desde a colonização e o brasileiro continua sendo retrógrado e machista, com a mesma mentalidade do século XVI.

Vai fazer o Enem 2021? Baixe o Aquecimento Enem 2021 e organize seus estudos

 

3) Usar frases de efeito

O uso das frases de efeito, isto é, aquelas frases argumentativas que impactam e são estilísticas, é uma técnica que visa impressionar o corretor. Assim como o raciocínio lógico, as frases de efeito são variadas e podem se encaixar em qualquer tema.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Um exemplo de frase de efeito do professor é “enquanto x for a regra, y será a exceção”. No caso do tema da redação do Enem 2020, a frase poderia ser aplicada da seguinte forma: “Enquanto o estigma for a regra, a aceitação às doenças mentais será a exceção”.

A dica do professor Vinícius é usar as frases de efeito no final dos parágrafos, não só do desenvolvimento mas na introdução e conclusão também. Assim, segundo Vinícius, o corretor pode finalizar a leitura do parágrafo com o sentimento de ser impressionado.

“Essas técnicas se conectam. A frase de efeito se conecta com o final do raciocínio lógico e o raciocínio lógico fica mais forte com as palavras com juízo de valor. E tudo isso é muito poderoso porque os alunos têm muita dificuldade na argumentação”, afirma.

Nem neutro nem sentimental

Na hora de colocar essas técnicas em prática, são necessários alguns cuidados. De um lado, o professor não recomenda escrever um texto neutro, sem juízo de valor e, por outro, opiniões com excesso de sentimentalismo não são bem-vindas.

“O candidato não pode ficar neutro, fazer uma redação sem usar juízo de valor. Mas também não pode dar uma opinião completamente subjetiva, porque fica com tom de desabafo ou textão do Facebook”, completa Vinícius.

 

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Guia da Redação do Enem

Leia mais: Redação Enem 2021: Como começar a estudar?
+ Projeto de texto: o que é, estrutura e características
+ 11 tipos de argumentos e estratégias argumentativas para utilizar na redação

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações