Quantos tipos de argumentos devo utilizar na redação?
A indicação da professora de redação é que o estudante utilize, no mínimo, dois tipos de argumentos diferentes, sendo que o ideal é apostar três estilos.
“Mas é possível extrapolar esse número, desde que a argumentação seja coerente com a tese inicial. Quando se pensa em uma redação de vestibular, por exemplo, o ideal é que sejam desenvolvidos até três argumentos, pois há um limite pré-determinado de linhas”, recomenda.
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7 estratégias argumentativas para a sua redação
Mais importante do que ter argumentos pertinentes para defender o seu ponto de vista, é saber desenvolvê-los corretamente. “Isso se faz através de estratégias argumentativas que o autor se vale para desenvolver cada um deles. A estratégia adequada é aquela que melhor sustenta o ponto de vista defendido”, explica Fabiana.
Veja abaixo as 7 estratégias apontadas pela professora de redação:
- Enumeração: apresentação sucessiva de várias informações ou elementos necessários à compreensão do texto ou ao argumento desenvolvido.
- Exemplificação: consiste na apresentação de exemplos, retirados da própria realidade ou que advindos de diferentes áreas do conhecimento.
- Definição: visa definir o assunto do texto ou conceitos que sejam essenciais a sua compreensão.
- Argumento de autoridade: baseia-se na reprodução de ideias ou informações apreendidas a partir de estudo de textos de outros autores.
- Relação de causa e consequência: funciona como justificativa para afirmações feitas ao longo do texto, evidenciando as relações existentes entre um fenômeno e fatos/teorias.
- Comparação: consiste na relação de aproximação entre fenômenos, fatos ou ideais, buscando estabelecer entre eles uma relação de semelhança ou de distinção.
- Pergunta retórica: questionamento dirigido ao leitor, a fim de direcionar a argumentação à resposta pretendida pelo autor.
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Qual é o maior erro cometido no desenvolvimento de um argumento?
A argumentação é uma parte muito importante da redação, afinal, será a partir dela que a banca corretora poderá avaliar quais foram os fatores que levaram à construção da tese defendida na redação. Porém, uma das falhas comuns e que resultam na perda de pontos preciosos é confundir o tema e o recorte temático.
“Essa confusão provoca o tangenciamento da discussão e atrapalha na formulação dos argumentos, uma vez que não se apresenta justificativas acerca de uma problemática, apenas explica-se sobre um assunto, na grande maioria das vezes, tornando o parágrafo expositivo”, reforça a coordenadora da área de Linguagens do Colégio Oficina do Estudante.
Para evitar esse erro comum, Fabiana destaca que é fundamental que o estudante faça uma leitura atenciosa à proposta de redação e atente-se ao recorte solicitado antes de planejar a sua argumentação.
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