A dissertação é, sem dúvidas, um dos gêneros textuais mais cobrados em exames e vestibulares do Brasil. Prova disso é o ENEM, que solicita aos candidatos a elaboração de um texto do gênero dissertativo-argumentativo.
Para entender como se estrutura o texto e conseguir elaborá-lo de maneira adequada, é necessário, em primeiro lugar, saber o que significa dizer que um texto é dissertativo-argumentativo.
Dissertar significa falar sobre algo, expor um assunto de maneira abrangente e aprofundada. É esse o primeiro objetivo de um texto dissertativo-argumentativo: discorrer
sobre um tema específico.
Apenas falar sobre um tema, no entanto, não é o suficiente: é necessário argumentar sobre ele. Argumentar significa apresentar dados, ideias, provas que fundamentam uma tese, ou seja, um posicionamento crítico sobre o tema em questão.
Em resumo, o texto dissertativo-argumentativo deve falar sobre um tema a partir de um ponto de vista crítico a respeito da temática e, além disso, é necessário comprovar a validade desse posicionamento por meio de uma argumentação bem fundamentada, que utiliza dados estatísticos, citações, entre outros recursos possíveis.
Esse tipo de texto é formado por três partes: a introdução, o desenvolvimento (ou argumentação) e a conclusão.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚