Exemplificação
A introdução por exemplificação é aquela que explora o modo como o tema a ser discutido se insere no mundo. Isso significa que, nesse tipo de introdução, o texto é iniciado com algum dado estatístico, com uma notícia ou lei, ou ainda com algum conhecimento de mundo (repertório) que esteja relacionado à questão proposta.
Ao utilizar esse recurso, é importante lembrar de citar a fonte das informações apresentadas, sejam elas dados estatísticos ou narrações – o que é feito ao contar uma notícia, por exemplo. Citar a fonte é de extrema importância, bem como evidenciar os fatores que influenciarão na análise do que está sendo dito. Ou seja, não é adequado omitir informações que possam alterar a leitura das ideias apresentadas.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Alusão histórica
Nesse modelo de introdução, você deve apresentar um fato histórico relacionado ao tema debatido e compará-lo com a discussão na atualidade. Ao fazer esse movimento de comparação, é possível determinar, por exemplo, a permanência (ou a não permanência) de um problema na sociedade.
Ao utilizar esse modelo de introdução, o estudante, além de despertar o interesse de seu leitor, pode mostrar domínio de outra área do conhecimento: a história, o que vem sendo muito valorizado nos principais exames do país, sobretudo no ENEM.
Citação
Outro recurso interessante para iniciar uma redação é a citação. Há dois tipos de citação: a direta e a indireta, e ambos podem ser utilizados para fazer uma boa introdução. Esse recurso, assim como a alusão histórica, também permite que o estudante mostre conhecimentos de outras áreas do conhecimento ao conseguir relacionar uma citação ao tema debatido.
A citação direta é aquela que é literal, ou seja, aquela em que utilizamos as mesmas palavras de um autor, um filósofo ou outra autoridade. Em geral, esse tipo de citação é marcado pelo uso de aspas. Já a citação indireta é aquela em que uma frase de um autor é reescrita com outras palavras, mas mantendo seu sentido original.
Comparação
Para utilizar a comparação como ferramenta de construção no início do texto, é necessário comparar o tema com algo semelhante ou oposto a ele. Dado determinado assunto, como educação, é possível comparar a situação da educação no Brasil e na Finlândia, por exemplo.
Definição
Esse tipo de introdução deve ser usado com cuidado, pois não se adequa a qualquer tema. Ele é mais pertinente para temas pouco conhecidos pelos leitores, pois apresentar a definição de um tema já muito debatido e muito popular (definir o que é votar em um texto sobre a importância do voto, por exemplo) pode acabar tornando sua introdução pouco interessante.
Há diversas maneiras de iniciar um texto, e a melhor maneira depende do tema a ser debatido e das informações que você tem a respeito dele.
Saiba mais: Como começar uma redação?