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Redação

Introdução

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

O início de um texto chama-se introdução. Uma das dúvidas mais frequentes de estudantes é como começar uma boa redação e a resposta é simples: pelo começo. Mas como?

Para fazer uma boa introdução, é necessário estar atento às etapas que vêm antes de escrever o texto, como uma leitura atenta da proposta de produção e a definição de um ponto de vista sobre o tema a ser debatido.

A introdução, por ser a parte inicial do texto, é representada, geralmente, pelo primeiro parágrafo da redação e tem o objetivo de apresentar o assunto que será discutido ao longo do texto. Há diversas maneiras de fazer essa apresentação, como utilizar o recurso da exemplificação, fazer uma alusão histórica, fazer uma citação ou, ainda, construir uma comparação. Também é possível, a depender do tema, iniciar o texto com uma definição.

Embora esses recursos possam ser explorados em diversos tipos de texto, é importante ressaltar que os modelos de introdução debatidos são, de modo geral, utilizados para a elaboração de textos do gênero dissertativo-argumentativo, que é o gênero que predomina nas avaliações de diferentes exames no país.

Tipos de introdução

Exemplificação

A introdução por exemplificação é aquela que explora o modo como o tema a ser discutido se insere no mundo. Isso significa que, nesse tipo de introdução, o texto é iniciado com algum dado estatístico, com uma notícia ou lei, ou ainda com algum conhecimento de mundo (repertório) que esteja relacionado à questão proposta.

Ao utilizar esse recurso, é importante lembrar de citar a fonte das informações apresentadas, sejam elas dados estatísticos ou narrações – o que é feito ao contar uma notícia, por exemplo. Citar a fonte é de extrema importância, bem como evidenciar os fatores que influenciarão na análise do que está sendo dito. Ou seja, não é adequado omitir informações que possam alterar a leitura das ideias apresentadas.

Alusão histórica

Nesse modelo de introdução, você deve apresentar um fato histórico relacionado ao tema debatido e compará-lo com a discussão na atualidade. Ao fazer esse movimento de comparação, é possível determinar, por exemplo, a permanência (ou a não permanência) de um problema na sociedade.

Ao utilizar esse modelo de introdução, o estudante, além de despertar o interesse de seu leitor, pode mostrar domínio de outra área do conhecimento: a história, o que vem sendo muito valorizado nos principais exames do país, sobretudo no ENEM.

Citação

Outro recurso interessante para iniciar uma redação é a citação. Há dois tipos de citação: a direta e a indireta, e ambos podem ser utilizados para fazer uma boa introdução. Esse recurso, assim como a alusão histórica, também permite que o estudante mostre conhecimentos de outras áreas do conhecimento ao conseguir relacionar uma citação ao tema debatido.

A citação direta é aquela que é literal, ou seja, aquela em que utilizamos as mesmas palavras de um autor, um filósofo ou outra autoridade. Em geral, esse tipo de citação é marcado pelo uso de aspas. Já a citação indireta é aquela em que uma frase de um autor é reescrita com outras palavras, mas mantendo seu sentido original.

Comparação

Para utilizar a comparação como ferramenta de construção no início do texto, é necessário comparar o tema com algo semelhante ou oposto a ele. Dado determinado assunto, como educação, é possível comparar a situação da educação no Brasil e na Finlândia, por exemplo.

Definição

Esse tipo de introdução deve ser usado com cuidado, pois não se adequa a qualquer tema. Ele é mais pertinente para temas pouco conhecidos pelos leitores, pois apresentar a definição de um tema já muito debatido e muito popular (definir o que é votar em um texto sobre a importância do voto, por exemplo) pode acabar tornando sua introdução pouco interessante.

Há diversas maneiras de iniciar um texto, e a melhor maneira depende do tema a ser debatido e das informações que você tem a respeito dele.  


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. 

Observando o trecho anterior, identifique qual é o recurso por ele utilizado:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

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