O que é uma redação dissertativa-argumentativa?
Utilizada no Enem e em outros vestibulares, como a Fuvest, a redação dissertativa-argumentativa é um estilo de texto no qual o autor deve discorrer sobre determinado tema, utilizando argumentos para isso, como se estivesse defendendo um ponto de vista.
A defesa desse ponto de vista pode ser feita com argumentos a favor e contra, caso haja, de forma a abranger muito bem o assunto solicitado. De acordo com os vestibulares, o texto deve ser escrito na norma-padrão da Língua Portuguesa e normalmente apresenta uma divisão baseada em 4 parágrafos, sendo um para introduzir o tema, dois para o seu desenvolvimento e um para a conclusão;
No caso do Enem, é válido lembrar que na conclusão da redação dissertativa-argumentativa é necessário fazer uma proposta de intervenção, ou seja, redigir possíveis ações ou medidas que podem ser tomadas para minimizar ou direcionar um caminho para a resolução de uma determinada problemática relacionada ao tema.
Assim, ao exemplo do tema da redação do Enem de 2021, “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“, as propostas de intervenção feitas deveriam estar relacionadas às formas existentes de diminuir ou resolver a questão da não existência do registro civil de vários cidadãos, como ainda ocorre no Brasil.
Leia mais: 3 filóofos para usar na redação do Enem
+ Como escrever uma tese para redação do Enem?
Passo a passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa
Conforme explicado anteriormente, a redação dissertativa-argumentativa nos vestibulares que adotam esse modelo pode ser organizada da seguinte forma:
Introdução
No primeiro parágrafo, deve-se fazer uma breve apresentação e contextualização do tema, para introduzir o leitor ao que será apresentado ao longo do texto. É também aqui que o autor apresenta a sua tese, ou seja, a ideia central a partir da qual irá abordar o tema proposto.
Desenvolvimento
O 2º e 3º parágrafos do texto são voltados para o desenvolvimento. É nessa parte que entram os argumentos que irão defender a ideia central já apresentada no 1º parágrafo. No desenvolvimento é comum fazer o uso de exemplos, como dados, eventos históricos, notícias e outros fatores que fortaleçam a argumentação.
Além disso, no desenvolvimento também é importante fazer uma “análise do fundamento”, ou seja, demonstrar qual a relação entre os argumentos levantados e a ideia central defendida por você, demonstrando também a coerência no texto.
Conclusão
O 4º parágrafo e, muitas vezes, último parágrafo da redação, serve para concluir tudo o que foi falado sobre a ideia central ao longo do texto e chegar em um objetivo final, geralmente reafirmando a tese formulada no começo.
No caso do Enem, é na conclusão que se deve fazer uma proposta de intervenção/solução, escrevendo como minimizar ou, como o próprio nome diz, solucionar a problemática encontrada no tema da redação.
Para uma boa proposta de intervenção, é importante apresentar soluções práticas e detalhadas, que se relacionem com as questões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto.
Saiba mais: Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde pública
+ 10 regras da redação Enem para você conquistar a nota 1000