As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ainda não foram abertas. No entanto, assim como em anos anteriores, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos.
Ao todo, os participantes devem realizar 180 questões divididas nas áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, além de uma redação dissertativa-argumentativa, sendo esta uma parte muito importante do exame, já que equivale a 20% do resultado do Enem.
Assim, muitos estudantes têm dúvidas sobre as principais características desse tipo de redação, e, principalmente, sobre a forma como ela deve ser escrita. Para te ajudar a se preparar para a prova, confira abaixo como fazer uma redação no modelo exigido pelo Enem.
Utilizada no Enem e em outros vestibulares, como a Fuvest, a redação dissertativa-argumentativa é um estilo de texto no qual o autor deve discorrer sobre determinado tema, utilizando argumentos para isso, como se estivesse defendendo um ponto de vista.
A defesa desse ponto de vista pode ser feita com argumentos a favor e contra, caso haja, de forma a abranger muito bem o assunto solicitado. De acordo com os vestibulares, o texto deve ser escrito na norma-padrão da Língua Portuguesa e normalmente apresenta uma divisão baseada em 4 parágrafos, sendo um para introduzir o tema, dois para o seu desenvolvimento e um para a conclusão;
No caso do Enem, é válido lembrar que na conclusão da redação dissertativa-argumentativa é necessário fazer uma proposta de intervenção, ou seja, redigir possíveis ações ou medidas que podem ser tomadas para minimizar ou direcionar um caminho para a resolução de uma determinada problemática relacionada ao tema.
Assim, ao exemplo do tema da redação do Enem de 2021, “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“, as propostas de intervenção feitas deveriam estar relacionadas às formas existentes de diminuir ou resolver a questão da não existência do registro civil de vários cidadãos, como ainda ocorre no Brasil.
Passo a passo para fazer uma redação dissertativa-argumentativa
Conforme explicado anteriormente, a redação dissertativa-argumentativa nos vestibulares que adotam esse modelo pode ser organizada da seguinte forma:
Introdução
No primeiro parágrafo, deve-se fazer uma breve apresentação e contextualização do tema, para introduzir o leitor ao que será apresentado ao longo do texto. É também aqui que o autor apresenta a sua tese, ou seja, a ideia central a partir da qual irá abordar o tema proposto.
Desenvolvimento
O 2º e 3º parágrafos do texto são voltados para o desenvolvimento. É nessa parte que entram os argumentos que irão defender a ideia central já apresentada no 1º parágrafo. No desenvolvimento é comum fazer o uso de exemplos, como dados, eventos históricos, notícias e outros fatores que fortaleçam a argumentação.
Além disso, no desenvolvimento também é importante fazer uma “análise do fundamento”, ou seja, demonstrar qual a relação entre os argumentos levantados e a ideia central defendida por você, demonstrando também a coerência no texto.
Conclusão
O 4º parágrafo e, muitas vezes, último parágrafo da redação, serve para concluir tudo o que foi falado sobre a ideia central ao longo do texto e chegar em um objetivo final, geralmente reafirmando a tese formulada no começo.
No caso do Enem, é na conclusão que se deve fazer uma proposta de intervenção/solução, escrevendo como minimizar ou, como o próprio nome diz, solucionar a problemática encontrada no tema da redação.
Para uma boa proposta de intervenção, é importante apresentar soluções práticas e detalhadas, que se relacionem com as questões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto.
Quer entender de forma prática como faz uma redação dissertativa-argumentativa para o Enem? Veja estratégias e exemplos de redações no vídeo abaixo:
Para te ajudar na missão de escrever uma boa redação dissertativa-argumentativa no Enem, separamos algumas dicas, confira:
Tentar manter os parágrafos em tamanhos parecidos: não existe uma regra que determine isso, mas ao padronizar o tamanho dos parágrafos, o texto fica mais organizado visualmente, facilitando a leitura e todas as partes da redação podem ser, teoricamente, bem desenvolvidas. Por exemplo, em um texto que tenha 10 linhas de introdução e apenas 4 de desenvolvimento, são grandes as chances de exagerar na apresentação do tema e faltar informações na argumentação.
Treinar escrevendo: fazer outras redações sobre temas anteriores para treinar para a redação do dia da prova é ótimo para aprender a estrutura do texto, exercitar o raciocínio rápido e demarcar o tempo utilizado. No caso da redação, é aquele velho ditado: quanto mais se pratica, melhor fica.
Se manter informado: na hora de escrever uma redação, lembrar de acontecimentos ou temas da atualidade relacionados pode ajudar a incrementar o texto e fazer uma argumentação bem fundamentada. Para isso, é importante estar atento ao que acontece no mundo e, principalmente, no Brasil.
Fazer alusões históricas ou literárias: utilizado principalmente na parte do desenvolvimento da redação, destacar fatos históricos relacionados ou fazer citações que tenham a ver com o tema é uma boa dica que também aumenta a qualidade do texto e ajuda a embasar o ponto de vista apresentado.
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
No Preparadão, você tem acesso ao guia de redação, um plano de estudos completo e organizado com exercícios e resumos, além de diversas dicas e materiais extras, sem cobrar nada por isso.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo: