Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

10 regras da redação Enem para você conquistar a nota 1000

Todo estudante que está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio também precisa conhecer bem as regras da redação do Enem. Afinal, assim como as demais disciplinas, a redação também exige muito estudo e dedicação, fora que ela ajuda muito na sua nota final.

Então, não se engane! Não dá para chegar no dia da prova achando que todas as técnicas de produção textual surgirão como mágica na folha de redação. Por isso, é preciso estudar e treinar bastante para não ser eliminado ou perder pontos por não cumprir algumas normas. 

Para te ajudar com essa questão, preparamos este artigo com 10 regras da redação Enem para você conquistar a tão sonhada nota 1000! Bora conferir?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

1. Treine sua caligrafia

Uma das primeiras regras da redação do Enem tem tudo a ver com sua letra. Isso acontece porque a dificuldade de leitura pode influenciar na avaliação. Por isso, é importante que sua letra seja legível. Não é preciso que a caligrafia seja bem desenhada, basta que ela tenha fácil compreensão. 

2. Utilize a caneta correta

Esqueça aquele meme da “caneta azul”! No dia da prova, além dos documentos obrigatórios, leve com você somente a caneta esferográfica de tinta preta feita de material transparente. 

Uma dica é deixar o seu estojo pronto, antes do dia da prova, e colocar nele duas ou mais canetas desse modelo para não correr o risco de alguma ficar sem tinta na hora de escrever. Não se esqueça que dentre as regras da redação do Enem, lápis, lapiseiras e outros tipos de caneta não podem estar sobre a mesa durante a realização do exame.

Leia mais: Qquais termos não usar na redação do Enem? 

3. Número de linhas

Na hora de fazer seu texto final, outra das regras que você precisa dar atenção é ao número de linhas. Assim, você precisa atender todas as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão no espaço de no máximo 30 delas.  

4. Título

Quanto ao título, não existem regras da redação do Enem que determinam que ele seja obrigatório. Dessa forma, você pode optar por colocá-lo ou não no seu texto, pois isso não vai alterar a sua nota. 

Mas é importante destacar que, se colocado, ele é contado como linha. Assim, você terá um espaço menor para produzir sua redação, além de alguns minutos a mais para elaborar um título que seja atrativo ao texto. 

5. Siga a estrutura da redação

Como o gênero textual exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo, você precisa apresentar alguns argumentos para defender sua tese, de acordo com o tema proposto pela redação. 

Para fazer isso, é imprescindível seguir as regras da redação no que diz respeito à sua estrutura. Vamos recordar como ela é?

  • introdução: é o parágrafo inicial da sua redação, e tem o objetivo de contextualizar sobre o assunto a ser discutido ao longo do texto;

  • desenvolvimento: correspondem aos parágrafos em que são apresentados os argumentos que defendem a tese e tem o objetivo de convencer o corretor sobre o seu posicionamento; 

  • conclusão: é o parágrafo que finaliza a redação, e deve fazer relação com a tese e os argumentos expostos, para assim, propor soluções para os problemas abordados. 

6. Não coloque seu nome

Uma das regras da redação do Enem refere-se a não colocar sua assinatura fora do local designado para isso.Não se preocupe, na folha há um local específico para você se identificar, ok?
Redação do Enem nota 1000: guia definitivo 

7. Use as pontuações e as letras corretamente

Da mesma forma que sua caligrafia deve estar legível para o corretor, você também precisa escrever todas as pontuações e formas corretas das letras, ou seja, você deve fazer o uso correto da grafia das palavras. 

Assim, não esqueça a cedilha no “c”, o corte do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios, etc. Da mesma forma, faça o uso correto do ponto final, da vírgula, do espaço para o parágrafo. Todas essas observações referem-se à construção do texto. Por isso, elas também fazem parte das regras da redação do Enem.

8. Não escreva palavras difíceis

Não precisa usar palavras difíceis em sua redação para mostrar que sabe muito. Já ouviu aquele ditado “menos é mais”? Então, prefira utilizar uma linguagem mais acessível.

Também evite “encher linguiça” para completar as linhas necessárias na sua redação. Construir frases sem sentido ou repetir a mesma ideia de jeitos diferentes pode deixar a redação cansativa de ler. A dica é que seu texto seja objetivo e claro, afinal, você está escrevendo para ser compreendido pelo corretor, não é mesmo?  

9. Atenção às gírias e coloquialismos

Muito cuidado ao escrever e deixar passar aquelas palavrinhas que fazem parte do nosso dia a dia, principalmente na oralidade. Elas não podem estar na sua redação, assim como os palavrões e o uso de linguagem da internet. 

Afinal de contas, espera-se que você traga informações novas e do seu próprio repertório sociocultural, mostrando sua autoria na produção. 

Portanto, nada de fazer abreviações nas palavras, combinado?

Leia mais: 4 dicas infalíveis sobre como apresentar dados na redação 

10. Faça uma revisão minuciosa

Por fim, para que seu texto esteja dentro das regras da redação do Enem, leia o seu rascunho para fazer uma revisão detalhada antes de passar o texto para a folha definitiva. 

Ao fazer este procedimento, é possível organizar melhor a sua redação, corrigir erros e acrescentar um ou outro detalhe para que ela tenha mais coesão e coerência.

Conseguiu pegar direitinho quais são as regras da redação Enem para você conquistar a nota 1000? 

Colaboração: Imaginie

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54