logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação do Enem: como ir bem em qualquer tema?

por Camilla Freitas em 29/06/22

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Por isso, o candidato que quer tirar nota 1000, ou chegar o mais próximo da pontuação máxima, deve estar preparado para escrever uma boa redação sobre qualquer assunto. 

dicas de redação do enem sobre qualquer tema

Leia mais: + 6 filmes indicados ao Oscar para te ajudar no Enem e outros vestibulares
10 mulheres para citar na redação do Enem

Mas essa não é uma tarefa simples! Exige que o estudante invista na preparação para ter um bom desempenho na redação e aumentar a média geral do Enem.

Para te ajudar, veja, a seguir, algumas dicas para ir bem em qualquer tema de redação.

Como é a escolha do tema de redação do Enem?

O tema da redação do Enem é escolhido em um processo sigiloso feito por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) cerca de seis meses antes da aplicação da prova.

Apesar de o tema ser divulgado somente no dia da prova, uma coisa é certa: ele é relacionado com algum assunto de ordem social, científica, cultural ou política, de acordo com a cartilha divulgada pelo Inep.

Por isso é importante ficar atento aos assuntos que estiveram em alta no país e no mundo durante esse período, além de é claro, conhecer bem a estrutura da prova e se preparar para escrever uma boa redação.

Confira: + Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas
Veja todos os temas de Redação do Enem desde 1998

A coordenadora de Redação do Colégio Rio Branco, Márcia Pelachin, separou algumas dicas essenciais para quem deseja fazer uma boa redação independente do tema. Confira:

Ler atenciosamente a proposta de redação

Todos os textos motivadores que são fornecidos aos participantes são importantes porque permitem estabelecer um limite, ou seja, o estudante consegue ter mais clareza sobre o que ele realmente precisa abordar em sua redação.

De acordo com a coordenadora, o candidato precisa fazer uma leitura atenta da proposta de redação e dos diversos textos apresentados para perceber o que há em comum entre eles e entender de que modo eles estão relacionados com a frase tema, que é uma espécie de síntese de fio condutor daquilo que precisa estar presente no texto.

Confira: + Redação do Enem: como utilizar os textos motivadores corretamente?

Construir repertório sociocultural

Segundo Pelachin, outro ponto muito importante é buscar informações em reportagens, referências filosóficas e sociológicas e até mesmo na Constituição Brasileira.

Além disso, a coordenadora recomenda que os estudantes busquem referências de autores diversos, por exemplo, estudiosos da educação e da cultura. Outro caminho que ajuda a aumentar o repertório e contribuir para construir argumentos consistes é assistir filmes e séries variados.

Desenvolver o pensamento crítico

Segundo a coordenadora, "a gente não pode esquecer que a prova de redação procura verificar o quanto o aluno é um bom leitor, o quanto ele é um cidadão crítico que pensa sobre a sua realidade e consegue se posicionar diante dela".

Então de nada adianta ter um repertório sociocultural amplo se o aluno não souber utilizar ao seu favor. O repertório vai ser pertinente à medida em que estabelecer uma relação adequada, legítima e referendada para texto do candidato. 

Treinar!

E é claro, nada melhor do que treinar bastante para tirar nota mil na prova. Para a coordenadora, quanto mais o aluno escrever redações de diversos temas, mais preparado ele estará.

Isso porque ao treinar diversos assuntos, o estudante vai buscar referências variadas e, consequentemente, vai ter contato com informações, pensamentos e autores que vão sempre ajudar na formação de uma visão crítica que o aluno precisa ter diante da realidade.

Uma dica é treinar a redação com base nos eixos temáticos, como meio ambiente, saúde, educação, economia, comunicação e acessibilidade.

 Dentro de cada eixo é possível desenvolver textos com assuntos mais específicos e assim ampliar a sua capacidade de defender uma tese mesmo que seja de um tema que você não estava esperando aparecer na prova.

Veja: + O que são eixos temáticos e como são cobrados na redação do Enem?

Como é a redação do Enem?

Os participantes do Enem devem escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, de acordo com o tema proposto pela banca.

A redação deve ser composta por introdução, desenvolvimento e uma conclusão. Ao longo do texto, o candidato deve apresentar e defender uma tese, um ponto de vista, com argumentos consistentes, coerentes e coesos, além de demonstrar domínio da Língua Portuguesa.

A conclusão deve conter uma proposta de intervenção, que nada mais é do que uma solução para o problema apresentado no tema e com base nos argumentos apresentados pelo candidato durante o desenvolvimento do texto.

Quer saber mais? Veja como o texto dissertativo-argumentativo deve ser estruturado e saiba o que escrever na introdução, no desenvolvimento e na conclusão de sua redação: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber.

Veja também: +  Como escrever uma tese para redação do Enem?
10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem
95 citações para usar na redação do Enem

Guia de Redação do Enem

Como toda ajuda nunca é demais quando a gente fala sobre redação do Enem, a indicação é o Guia de Redação do Enem. Um e-book completo e gratuito com todas as informações que você precisa para mandar bem na prova.

No material é possível conferir uma série de dicas de especialistas, além de ter acesso a alguns modelos de redação nota 1000. Baixe agora:

Guia de redação do Enem

Manual do Enem

Se você deseja intensificar os seus estudos para o Enem saiba que encontrou a plataforma correta: o Manual do Enem. Lá, você encontra conteúdo gratuito de todas as disciplinas do ensino médio, além de vídeo-aulas e exercícios para testar seus conhecimentos. Acesse:

Manual do Enem

Plano de Estudos Enem de Boa

Ainda não começou a se preparar para o Enem ou ainda está perdido com a quantidade de matérias que precisa estudar? Então baixe agora mesmo o Plano de Estudos Enem de Boa da Quero Bolsa.

O material é gratuito e foi formulado em parceria com o professor de pré-vestibular, Sérgio Corrêa. Clique no botão abaixo e baixe já o seu plano de estudos:

Plano de Estudos Enem de Boa

Confira: + 5 motivos para baixar um plano de estudo para o Enem
Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54