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Vestibular e Enem

Como escrever uma tese para redação do Enem?

por Giovana Murça em 24/11/20

“Tese” pode ser uma palavrinha assustadora muitos estudantes. E não é à toa. Comuns em pesquisas científicas ou em trabalhos acadêmicos, as teses também são essenciais na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

katemangostar/freepik
tese redação

A tese nada mais é do que a ideia central da redação. Ela é o ponto de vista ou a opinião do candidato sobre o problema apresentado no tema da redação. A tese estrutura toda a argumentação que será sustentada ao longo do texto, o que a torna indispensável no formato de redação dissertativa-argumentativa exigido no Enem. 

Como escrever uma tese para redação do Enem?

Na redação do Enem, a tese deve aparecer já no primeiro parágrafo do texto, isto é, na introdução. A introdução é o momento em que o estudante contextualiza o tema, por meio de uma alusão histórica, uma narração ou uma citação, por exemplo, apresenta o tema de fato e, então, finaliza com o posicionamento que o texto vai trabalhar na argumentação. 

Veja como exemplo a tese da redação nota mil do Pedro Assaad Salloum Moreira da Rocha, no Enem 2018:

tese redação

“No Enem, o que se espera da tese é que ela seja uma frase bastante objetiva e que desenvolva uma problematização daquela situação e resuma o encaminhamento dos parágrafos de argumentação”, enfatiza Eduardo Zenon, diretor-pedagógico e professor de redação da plataforma de aprendizagem Pontue.

Tipos de  teses

O professor Eduardo explica que existem dois tipos principais de teses: a síntese e a causa e consequência. Na tese por síntese é composta por dois problemas ou caminhos que serão desenvolvidos na argumentação.

“No caso do tema de redação de 2017, posso colocar como tese que os principais desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil são a falta de qualificação dos professores e o preconceito dentro de casa. Um parágrafo de argumentação será para explorar essa falta de qualificação dos professores, ligada a pouco investimento na escola e a um ensino conteudista, mais voltado para matéria e menos para a real inclusão. No outro, eu posso explorar o preconceito dentro de casa, muitas vezes há uma aceitação de que essa criança ou jovem tem que ficar dentro de casa por conta dessa deficiência”, exemplifica Eduardo.

Já a tese por causa e consequência é a que apresenta uma causa para o problema e uma consequência ou efeito dessa situação. Assim, na argumentação, o primeiro parágrafo deve desenvolver as causas citadas e o segundo, as consequências.

Dicas para uma boa tese

A tese é a alma do texto dissertativo-argumentativo e portanto, é um item essencial para garantir uma boa nota na redação. Uma tese bem elaborada pode render pontos em duas competências avaliativas do Enem:

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Para facilitar a criação da tese, a dica do professor Eduardo é transformar o tema de redação em uma pergunta e a respondê-la com a tese. Ele ilustra: “No tema de 2019, ‘A democratização do acesso ao cinema no Brasil’, pela coletânea, se entende que não ocorre essa democratização, então eu posso pensar: ‘Por que não há a democratização?’ A resposta será minha tese”.

A melhor forma de melhorar na tese é praticar a escrita da redação. O professor indica que os estudantes treinem os dois principais tipos de tese, para que no dia da prova haja possibilidade de escolher a estrutura que se encaixe mais com o tema. Mas, se o estudante domina um tipo de tese em específico, o conselho é seguir com o estilo de tese mais confortável e não querer inovar ou tentar uma nova estratégia na hora da redação.

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