Todos os anos, milhares de brasileiros se inscrevem para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova, criada em 1998, avalia o desempenho dos estudantes que concluíram essa etapa do ensino, possibilitando, desde 2004, a utilização do resultado do exame como uma das diversas maneiras do futuro estudante pode acessar o ensino superior.
Com a divisão da prova em quatro áreas do conhecimento, sendo elas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com questões objetivas, e uma Redação, o Enem tornou-se o exame mais completo do Brasil.
Unindo conteúdos de diversas disciplinas, com foco na construção de argumentos, a redação costuma ser objeto de preparação de muitos alunos. Em alguns casos, a nota atingida nessa parte da prova pode aumentar ou diminuir significativamente a posição dos alunos nos processos de seleção. Por esse motivo, separamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a redação no Enem.
Quanto vale a redação do Enem?
No total, os candidatos podem atingir até 1000 pontos com a redação do ENEM. Assim como nas outras áreas de conhecimento requeridas no exame, boas redações costumam receber notas maiores que 500. Para se ter uma ideia do quanto a nota máxima é difícil de ser atingida, em 2021, dos 3,1 milhões candidatos inscritos no exame, apenas 22 conseguiram tal avaliação.
A correção da redação do Enem é feita por uma banca avaliadora composta por pelo menos dois professores. Esses docentes irão avaliar a dissertação do candidato observando cinco competências:
domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
e capacidade de elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Para cada uma das cinco competências, são atribuídas notas entre 0 e 200 pontos. A nota final da redação é feita a partir da média aritmética do total das notas dadas pelos professores avaliadores.
Por que é importante tirar uma boa nota na redação do Enem?
No Enem, a nota atribuída à redação costuma ser a maior pontuação da maioria dos alunos que realizam o exame. Isso porque, diferente das provas objetivas, que têm pontuação determinada pela quantidade de acertos nas questões de múltipla escolha, na redação o aluno pode dissertar sobre seus argumentos e percepções sobre um tema de maneira mais fluida, aumentando as possibilidades de alta pontuação.
Outro ponto importante, que vale o esforço do candidato, é o fato de que a nota da redação costuma ser o principal critério de desempate em processos de seleção como o Prouni, Sisu ou o Fies. Além disso, os estudantes que tiverem nota zero atribuída à redação ficam impedidos de pleitear uma vaga no ensino superior pelos mesmos três programas, o que pode dificultar em muito o ingresso no ensino superior.
Quem deseja entrar em uma universidade pública através do Sisu, deve se atentar aos pesos dados pelas instituições a cada uma das áreas que compõem o Enem. Um significativo número de cursos, em diversas instituições, têm a redação como peso máximo no cálculo de suas notas de acesso. Abaixo você encontra uma lista com os cursos que dão prioridade à nota da redação do candidato no processo de seleção unificado. Confira:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Os estudantes que fizeram o Enem nos últimos anos têm a possibilidade de entrar em uma instituição de ensino superior utilizando a nota do exame. Além do Sisu, do Prouni e do Fies, que facilitam o acesso, diversas universidades oferecem ao vestibulando a possibilidade de apresentar sua nota do Enem em seus processos de seleção de maneira integral ou como composição de outros métodos de classificação.
Se a sua preocupação reside no valor que você terá que desprender para ter acesso a um curso de ensino superior, existem algumas opções de conseguir reduzir a mensalidade com uma bolsa de estudos. Para encontrar o curso de seus sonhos e aproveitar esse benefício, você pode acessar o Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudos da América Latina. Na plataforma o futuro estudante pode encontrar a formação de seu interesse, em diversas modalidades e sem sair de casa. São milhares de opções com bolsas de até 80%!
Além disso, separamos uma lista de instituições reconhecidas pelo MEC, que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento. Nelas, os ingressantes podem aproveitar boas condições de pagamento e cursos com qualidade reconhecida pelo mercado. Temos certeza que uma delas será ideal para os seus objetivos.