
Encceja: saiba como solicitar o nome social
isabela | 17/04/25Saiba como pedir o uso do nome social no Encceja e garantir o direito durante a prova
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada uma das partes mais importantes da prova e também a que mais deixa os estudantes angustiados.
Afinal, a produção textual, que é obrigatória, pode fazer bastante diferença no resultado final. Para ajudar os estudantes a se preparem para essa parte do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) publicou um novo material de estudo: cartilhas com os critérios de correção da redação do Enem.
O conteúdo possui todas as informações sobre o que é avaliado na redação, visto que o material é uma cópia do manual de correção enviado para os corretores oficiais da prova.
Apesar das cartilhas fornecerem todos os detalhes necessários, o conteúdo é escrito em uma linguagem pedagógica, voltada para os profissionais da área da educação. Pensando nisso, a Revista Quero fará uma série de cinco matérias com o resumo do conteúdo divulgado em cada uma das cartilhas.
Quer melhorar o seu desempenho na redação do Enem? Então, confira o que você precisa saber para conseguir a nota máxima na competência 2:
Saiba mais: Veja como conseguir a nota máxima na competência 1
A segunda competência avaliada na redação é “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limitesestruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.”
Para isso, o corretor analisa se o candidato produziu uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema de redação, avaliando se o participante apresentou um repertório sociocultural para a construção da argumentação.
“Para não fugir, é necessário que o aluno faça uma análise cuidadosa do tema. Primeiro lendo com atenção os textos da coletânea e extraindo deles algumas ideias que vão ser importantes e algumas análises que direcionam o entendimento daquela temática. E principalmente fazendo uma análise das palavras-chave do tema”, explica Thiago Braga, coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH.
Thiago relembra o tema de redação de 2015, “A persistência da violência contra a mulher”, em que muitos alunos falaram apenas sobre a violência contra a mulher, sendo que o tema cobrado foi a persistência desse tipo de violência.
“O tema traz uma ultra especificidade, ou seja, é para falar a partir de uma perspectiva histórica de que esse problema não é um problema novo, é uma situação antiga que se perpetua na sociedade brasileira. A percepção da palavra ‘persistência’ era de extrema importância”, relembra.
Para evitar esse tipo de erro, o coordenador indica que, ao ler o tema de redação, os estudantes devem sublinhar as palavras-chave do tema e buscar entendê-las, a fim de evitar fuga total ou parcial do tema.
Para descobrir se o estudante compreendeu e cumpriu a competência 2, os corretores avaliarão os seguintes tópicos:
Em 2018, o tema cobrado na redação foi “Manipulação de comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”. De acordo com a cartilha, para realizar uma abordagem completa do tema, era preciso “mencionar o controle de dados na internet e a manipulação do comportamento e/ou as consequências, os efeitos e os exemplos do ato de manipular o usuário.”
Nesse caso, a abordagem incompleta ocorreria quando o candidato limitasse a abordagem a apenas um ou dois dos seguintes assuntos:
O tipo textual solicitado é o texto dissertativo-argumentativo, que é composto de três partes:
Introdução + argumentação + conclusão = texto dissertativo-argumentativo
O texto sofrerá desconto na pontuação caso cometa os seguintes erros:
Encceja, Enem e vestibulares: como fazer um texto dissertativo-argumentativo?
“O repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante”, explica a cartilha.
Saiba mais: Como criar repertório para a redação do Enem?
Para que o repertório utilizado seja válido, é preciso que cumpra os seguintes requesitos:
É importante que o aluno entenda que os textos motivadores possuem duas funções específicas:
“Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências. Eles devem servir mesmo como um norte, um guia para que o aluno consiga entender qual a melhor abordagem e quais ideias ele pode usar sem que haja fuga do tema e sem que sejam esquecidos pontos relevantes do tema que são trazidos por esses textos”, explica o coordenador de Redação e Linguagens do Colégio pH
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Consultoria: Thiago Braga, Coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH