Redação do Enem: como conseguir a nota máxima na competência 2?

Veja como não fugir do tema proposto e garantir os 200 pontos da competência 2!

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada uma das partes mais importantes da prova e também a que mais deixa os estudantes angustiados. 

Afinal, a produção textual, que é obrigatória, pode fazer bastante diferença no resultado final. Para ajudar os estudantes a se preparem para essa parte do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) publicou um novo material de estudo: cartilhas com os critérios de correção da redação do Enem.

O conteúdo possui todas as informações sobre o que é avaliado na redação, visto que o material é uma cópia do manual de correção enviado para os corretores oficiais da prova. 

Apesar das cartilhas fornecerem todos os detalhes necessários, o conteúdo é escrito em uma linguagem pedagógica, voltada para os profissionais da área da educação. Pensando nisso, a Revista Quero fará uma série de cinco matérias com o resumo do conteúdo divulgado em cada uma das cartilhas.

Quer melhorar o seu desempenho na redação do Enem? Então, confira o que você precisa saber para conseguir a nota máxima na competência 2

Saiba mais: Veja como conseguir a nota máxima na competência 1

 

competência 2 redação do Enem

O que é avaliado na competência 2 da redação do Enem?

A segunda competência avaliada na redação é “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limitesestruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.”

Para isso, o corretor analisa se o candidato produziu uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema de redação, avaliando se o participante apresentou um repertório sociocultural para a construção da argumentação.

“Para não fugir, é necessário que o aluno faça uma análise cuidadosa do tema. Primeiro lendo com atenção os textos da coletânea e extraindo deles algumas ideias que vão ser importantes e algumas análises que direcionam o entendimento daquela temática. E principalmente fazendo uma análise das palavras-chave do tema”, explica Thiago Braga, coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH.

Thiago relembra o tema de redação de 2015,  A persistência da violência contra a mulher”, em que muitos alunos falaram apenas sobre a violência contra a mulher, sendo que o tema cobrado foi a persistência desse tipo de violência

“O tema traz uma ultra especificidade, ou seja, é para falar a partir de uma perspectiva histórica de que esse problema não é um problema novo, é uma situação antiga que se perpetua na sociedade brasileira. A percepção da palavra ‘persistência’ era de extrema importância”, relembra. 

Para evitar esse tipo de erro, o coordenador indica que, ao ler o tema de redação, os estudantes devem sublinhar as palavras-chave do tema e buscar entendê-las, a fim de evitar fuga total ou parcial do tema.  

O que é considerado na avaliação da competência 2?

Para descobrir se o estudante compreendeu e cumpriu a competência 2, os corretores avaliarão os seguintes tópicos:

Avaliação da abordagem do tema

Em 2018, o tema cobrado na redação foi “Manipulação de comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”. De acordo com a cartilha, para realizar uma abordagem completa do tema, era preciso “mencionar o controle de dados na internet e a manipulação do comportamento e/ou as consequências, os efeitos e os exemplos do ato de manipular o usuário.”

Nesse caso, a abordagem incompleta ocorreria quando o candidato limitasse a abordagem a apenas um ou dois dos seguintes assuntos: 

  • internet ou elemento do universo da internet (rede, browser, navegador,
    plataforma virtual, sites, e-mail, WhatsApp, Netflix, Spotify, hackers, haters,
    trolls, fake news etc.); 
  • a manipulação do comportamento do usuário na e/ou pela internet, sem
    menção ao controle de dados; 
  • controle de dados na internet, sem menção à manipulação do comportamento do usuário.

Avaliação do tipo textual

O tipo textual solicitado é o texto dissertativo-argumentativo, que é composto de três partes: 

Introdução + argumentação + conclusão = texto dissertativo-argumentativo

O texto sofrerá desconto na pontuação caso cometa os seguintes erros:

  • Ser composto por palavras justapostas, formando um aglomerado de palavras, que possam comprometer o seu entendimento;
  • Ter traços constantes de outros tipos textuais, ou seja, apresentar muitas características ou marcas de outros tipos, que não o dissertativo-argumentativo;
  • Ter mais de um trecho/parágrafo curto e com pouca produção;

Encceja, Enem e vestibulares: como fazer um texto dissertativo-argumentativo?

Avaliação do repertório

“O repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante”, explica a cartilha.

Saiba mais: Como criar repertório para a redação do Enem?

Para que o repertório utilizado seja válido, é preciso que cumpra os seguintes requesitos:

  • Não seja cópia dos textos motivadores;

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Seja um conteúdo legítimo, ou seja com os possíveis amparos: conceitos; fatos; referência a autores, filósofos, poetas, livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas; referência a áreas do conhecimento e seus profissionais (por exemplo, Filosofia/filósofos, Educação/educadores, entre outros) ; referência a estudos e/ou pesquisas; referência a personalidades conhecidas, meios de comunicação conhecidos e/ou redes sociais;

  • Caso o conteúdo seja legítimo, é preciso que ele seja pertinente ao assunto cobrado, sendo associado ao menos a um dos seus elementos;
  • Tenha uso produtivo, isto é, estar vinculado à discussão prosposta na redação. 
  • Como utilizar o textos motivadores de forma inteligente?

    É importante que o aluno entenda que os textos motivadores possuem duas funções específicas:

    • Ajudar o aluno a entender o recorte temático proposto, visto que o papel da coletânea é auxiliar na compreensão do tema;
    • Auxiliar o estudante a encontrar algum tipo de ideia ou linha de abordagem.

    “Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências. Eles devem servir mesmo como um norte, um guia para que o aluno consiga entender qual a melhor abordagem e quais ideias ele pode usar sem que haja fuga do tema e sem que sejam esquecidos pontos relevantes do tema que são trazidos por esses textos”, explica o coordenador de Redação e Linguagens do Colégio pH

    Guia completo: Redação do Enem

    Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

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    Consultoria: Thiago Braga, Coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH

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