Inep divulga cartilha com critérios de correção para a redação do Enem
Pela primeira vez disponibilizado aos candidatos, material entregue aos corretores mostra critérios de correção da redação do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (26) um novo recurso que pode ajudar na preparação dos candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes agora podem acessar o manual de correção da redação do Enem dado aos corretores.
Antes restrito aos profissionais, é a primeira vez que esse material é divulgado ao público. Por meio do portal do Inep, o estudante pode ter acesso às cartilhas de capacitação dos corretores usadas no Enem 2019.
São seis apostilas que detalham as situações que levam o candidato a zerar no texto e cada uma das cinco competências cobradas na redação do Enem:
Cada competência é avaliada entre 0 e 200 e, somadas, compõem a nota final do candidato, que pode variar de 0 a 1000.
Junto à cartilha do participante, o manual de correção, que está disponível no site do Inep, pode ser mais uma forma de estudos para os candidatos, já que detalha como os corretores revisam a prova e dão a nota da redação, que possui um peso importante na nota final.
Leia também:
+ 8 temas de redação que podem cair no Enem 2020
+ 5 dicas para melhorar a redação do Enem estudando em casa
Novas datas do Enem 2020
Devido à pandemia do coronavírus, o Inep alterou o calendário do Enem 2020. A data da prova estava inicialmente marcada para novembro. Mas por conta do cenário de crise, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar a prova de 30 a 60 dias, sem uma data confirmada.
Já as inscrições, que seriam encerradas no dia 22 de maio, foram prorrogadas e seguem até esta quarta-feira, 27 de maio.
Veja mais:
+ Veja rascunhos de redações nota mil do Enem 2019
+ Como conseguir uma bolsa de estudos sem ter feito o Enem