logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Citações para usar em qualquer tema de redação; confira!

por Giovana Murça em 09/10/19 200 mil visualizações

Atualizado em 16/04/2024

As citações são recursos importantes numa redação, e podem ser definidas como referências a palavras, ideias, ou informações originadas de outras fontes, usadas para sustentar ou ilustrar os pontos abordados pelo autor.

As citações podem ser diretas, quando reproduzem exatamente as palavras originais, ou indiretas, quando se parafraseia o conteúdo, mantendo o significado essencial.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, apesar de não ser obrigatório, fazer citações mostram para o corretor que você tem repertório cultural e sabe conferir credibilidade ao seu texto.

Rosto de Nelson Mandela em preto e branco; veja citações para usar em qualquer tema de redação

Leia mais: O que é ebulição global e como o tema pode cair no Enem?
Oppenheimer X Enem: veja como o filme pode te ajudar na prova

As referências mais comuns são frases de filósofos ou outros personagens importantes, mas trechos de músicas ou filmes também são válidos. Essas frases podem ser usadas na introdução do texto, para provar um argumento ou até para incrementar sua conclusão.

Guia da Redação do Enem

Citações para redação: veja citações coringas para qualquer tema

Como o tema de redação do Enem é um mistério, fica difícil decorar citações de vários temas. Pensando nisso, a Revista Quero escolheu 15 citações que se encaixam em qualquer tema e são repertório coringa para a redação. Confira!

Foto: Reprodução/Pensador
Citações para redação: 13 citações coringas para usar em qualquer tema

1. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.”

Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2. “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.”

George Santayana, filósofo e poeta espanhol.

3. "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana e líder na luta contra o regime do apartheid.

4. “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.”

Oscar Wilde, escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa.

5. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.”

Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês.

6. “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.”

Émile Durkheim, sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês.

7. "A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos."

Jean-Jacques Rousseau, filósofo suíço.

8. "Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?"

Richard Rorty, filósofo estadunidense. 

9. "Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros."

Confúcio, pensador e filósofo chinês.

10. "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver."

Mahatma Gandhi, ativista indiano.

11. "O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada."

George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês. 

12. "Se queres prever o futuro, estuda o passado."

Confúcio, pensador e filósofo chinês.

13. "Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura."

Herbert José de Sousa (Betinho), sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro.

14. "A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade."

Pablo Picasso (1881-1973), artista espanhol

15. "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades."

Paulo Freire, educador brasileiro

citações para usar em qualquer tema de redação

O que são citações?

Citações são trechos retirados de um texto, discurso, livro, artigo ou qualquer outra fonte de informação que são incorporados em um novo contexto para apoiar ou ilustrar um ponto, ideia ou argumento. 

As citações podem ser diretas, quando inclui exatamente as palavras da fonte original, entre aspas, e com a devida referência ao autor, ou indiretas, quando o escritor refaz com suas próprias palavras as ideias de um autor, sem copiar o texto original.

As citações desempenham um papel fundamental na escrita acadêmica, em TCCs por exemplo, e também na literatura e jornalismo, pois ajudam a fortalecer a credibilidade e a autoridade do autor, fornecendo evidências de fontes confiáveis. Veja exemplos de citações para usar em qualquer tema de redação abaixo!

Baixar plano de graça

Veja o vídeo da professora Pamba, especialista no assunto de como fazer citação na redação e não erre nunca mais na hora de escrever o seu texto!

Repertórios coringas para a redação do Enem

Para obter uma boa nota na redação do Enem, é importante utilizar repertórios socioculturais versáteis que possam ser aplicados a uma variedade de temas. Confira alguns repertórios "coringas" abaixo:

  1. Obras Literárias Clássicas: Livros como "1984" de George Orwell ou "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry são ricos em temas universais como liberdade, poder, amor e responsabilidade social.

  2. Filósofos e Pensadores: Citar pensadores como Platão, Aristóteles, Simone de Beauvoir, ou Foucault pode enriquecer sua argumentação, especialmente em temas relacionados a ética, sociedade, política e gênero.

  3. Documentários e Reportagens: Referências a documentários que tratam de questões sociais, ambientais e econômicas, como os produzidos pelo "The Guardian" ou "National Geographic", podem fornecer uma base factual sólida para seus argumentos.

  4. Filmes e Séries: Obras cinematográficas e seriados, como "A Lista de Schindler" ou "Black Mirror", que abordam temas relevantes como ética, tecnologia, história e direitos humanos.

  5. Movimentos Históricos e Sociais: Referir-se a movimentos como o Iluminismo, o Feminismo ou a Luta pelos Direitos Civis pode ajudar a contextualizar discussões sobre liberdade, igualdade e justiça.

  6. Citações de Personalidades Influenciadoras: Frases de figuras históricas e influentes como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr. ou Malala Yousafzai podem ser usadas para fortalecer argumentos sobre direitos humanos, educação e luta contra a opressão.

  7. Músicas com Mensagens Sociais: Músicas que abordam questões sociais, como as de Bob Dylan ou Chico Buarque, podem ser usadas para ilustrar pontos sobre protesto, mudança social e consciência política.

  8. Obras de Arte e Artistas: Referências a artistas como Pablo Picasso ou Frida Kahlo, e suas obras, podem ser úteis para discutir temas como guerra, identidade e expressão cultural.

Vai fazer o Enem?

Que tal usar um plano de estudo gratuito e mandar super bem no Enem? Você pode baixar o cronograma da Quero Bolsa de graça! É só clicar no botão abaixo! Baixe agora e dê um gás nos seus estudos!

Baixar plano de graça

Guia completo: Redação do Enem

Se você está estudando para o Enem, saiba que a redação deve ser uma de suas maiores prioridades, já que a nota da redação equivale a 20% da prova, ou seja, ela pode aumentar ou diminuir a nota final tirada no exame. 

Por isso, além de usar as citações para incrementar e fundamentar o texto, é muito importante saber sobre a estrutura da redação e entender como funcionam critérios de avaliação. Tudo isso você confere no artigo: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber.

Para te ajudar ainda mais a ficar expert na redação, a Quero Bolsa criou um Guia sobre redação. Nele você aprende tudo o que precisa para ir bem, vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

E tudo isso totalmente gratuito! Para baixar, é só clicar no link abaixo:

Baixar Guia sobre Redação

Além do Enem, como fazer faculdade?

Além do Enem, saiba que existem outras formas de entrar no curso e na faculdade que você sempre quis e ainda pagar mais barato? Pois é!

No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Veja algumas das faculdades que estão presentes no site e oferecem descontos especiais nas suas mensalidades:


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54