The Tortured Poets Department e outros: como citar músicas da Taylor Swift na redação do Enem
Veja como músicas do The Tortured Poets Department da Taylor Swift e outros álbuns podem servir de repertório e citação na redação do Enem e outros vestibulares
Nesta sexta-feira, a cantora internacional Taylor Swift lança um novo álbum, intitulado “The Tortured Poets Department”, deixando milhares de fãs ansiosos para ouvir suas novas músicas, principalmente no Brasil:
Veja: Inscrição Enem 2024: saiba quando começa
+ Plano de Estudo Enem de Boa: saiba como estudar de graça e online
Para além de The Tortured Poets Department, singles de vários outros álbuns da Taylor fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros e, até mesmo, já foram usados como citações de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o principal vestibular do país.
Isso porque, diferente do que alguns pensam, construir um bom repertório sociocultural para a redação pode ser feito a partir de várias referências, como livros, filmes, séries e, inclusive, músicas, conforme explica Amanda Souza Santos Rodrigues, analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000:
“Referências musicais podem sim ajudar os candidatos a alcançarem a nota 1000 na redação do Enem, pois proporcionam uma fonte rica de material para análise e discussão, sendo tão válidas quanto repertórios mais “clássicos”, como citações filosóficas.”
Confira a seguir como citar músicas na redação no Enem e saiba como usar as músicas da Taylor nos textos!
Músicas da Taylor Swift para citar na redação do Enem
Sendo fã ou não, é inegável que a Taylor Swift possui músicas que se relacionam a várias questões problemáticas sociais, que, de forma bem contextualizada e coerente, podem ser utilizadas como citação em redação de diversos temas, veja abaixo:
Who’s Afraid of Little Old Me? (álbum The Tortured Poets Department)
Nessa música Taylor revela diversos traços de um relacionamento tóxico, com alguém instável e que a abalou bastante emocionalmente, veja:
Porque você me atraiu
(‘Cause you lured me)
E me feriu
(And you hurt me)
E me ensinou
(And you taught me)
Você me prendeu, então me chamou de louca
(You caged me and then you called me crazy)
Sou o que sou sou porque você me treinou
(I am what I am ’cause you trained me)
Assim, algumas partes da letra podem ser citadas em temas de redação que falem sobre dependência emocional, relações abusivas e saúde mental, exemplificando como experiências assim podem mudar a forma com que a pessoa se enxerga e criar grandes traumas. Ouça a música abaixo:
The Man (álbum Lover)
Se você tem um tema que fale sobre as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, machismo estrutural ou algo relacionado, dá pra citar as letras de The Man:
Eu estou tão cansada de correr o mais rápido que consigo
(I’m so sick of running as fast as I can)
Imaginando se eu chegaria lá mais rápido se eu fosse um homem
(Wondering if I’d get there quicker if I was a man)
E assim correlacionar a notável diferença entre os sexos no que diz respeito ao sucesso e reconhecimento no ambiente de trabalho. Ouça a música inteira abaixo:
Anti-Hero (álbum Midnights)
Para temas como distúrbios alimentares, depressão e saúde mental, a música Anti-hero pode ser citada. Nela a cantora faz uma autocrítica, revelando suas lutas internas e mostrando que, muitas vezes, somos nossos próprios inimigos.
Eu não deveria ser deixada por conta própria
(I should not be left to my own devices)
Elas vêm com preços e vícios
(They come with prices and vices)
Eu acabo em crise
(I end up in crisis)
The Lucky One (álbum Red)
Outro exemplo é citar a música The Lucky One, caso o tema da redação seja sobre os desafios enfrentados pela busca da fama na mídia e as pressões sociais e internas que vêm por meio disso.
Na redação, por exemplo, é possível explicar como a cantora aborda as complexidades da fama e do sucesso na indústria do entretenimento, onde se tem tudo, mas muitas vezes, acaba se sentindo sozinha, veja:
E eles te dizem que você é sortuda
(And they tell you that you’re lucky)
Mas você está tão confusa
(But you’re so confused)
Porque você não se sente bonita
(‘Cause you don’t feel pretty)
Você só se sente usada
(You just feel used)
You need to calm down (álbum Lover)
A música pode ser usada como citação em temas que tratem sobre a cultura do cancelamento, discurso de ódio na internet e também homofobia.
Isso porque, em várias partes da letra, a cantora faz referências a pessoas que usam a internet para fazer xingamentos e comentários preconceituosos em nome de uma falsa “liberdade de expressão”:
Quando você xinga na rua, é um nocaute
(Say it in the street, that’s a knock-out)
Mas se você xinga em um tweet, aí é covardia
(But you say it in a tweet, that’s a cop-out)
Inclusive, no fim do clipe oficial da música há uma frase pedindo assinaturas para o “Equality Act”, um projeto de lei estadunidense que visava proibir discriminação com base em identidade de gênero ou orientação sexual. Ouça a música abaixo:
Tied Together with a smile (álbum Taylor Swift)
Lançadas em um dos primeiros álbuns da artista, a música fala sobre as inseguranças de uma mulher que não se enxerga boa ou bonita o suficiente, e por isso demonstra que está bem, até mesmo sorrindo, quando na verdade não está.
Parece que a única aqui que não vê a sua beleza
(Seems the only one who doesn’t see your beauty)
É o rosto no espelho te encarando
(Is the face in the mirror looking back at you)
Você anda por aí achando que não é bonita
(You walk around here thinking you’re not pretty)
Mas isso não é verdade porque eu te conheço
(But that’s not true, ’cause I know you)
Assim, a música pode ser usada como citação e repertório em temas de redação que se relacionem à ditadura da beleza, pressão estética, baixa autoestima e comparação excessiva, para falar sobre a necessidade de combater essa cultura que, cada vez mais, deixa muitas pessoas (principalmente mulheres) doentes psicologicamente.
Como citar músicas na redação do Enem?
Como visto, músicas podem ser excelentes fontes de repertório sociocultural na redação, no entanto, é preciso saber como utilizar e conectar a citação à tese da redação, para assim obter o resultado esperado.
De acordo com Margarete Xavier, coordenadora de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, citar músicas na redação “é pertinente desde que haja relação com o tema solicitado”.
“Houve há poucas décadas um título considerado excelente, com frase do Pink Floyd, e em inglês, em uma redação na Fuvest. No decorrer da redação, o candidato traduziu os versos e os relacionou com perfeição à temática. Quanto a uma letra de música interpretada por Taylor Swift, ocorre a mesma tática. Em “You’re Losing Me (From The Vault)”, por exemplo, é possível abordar a temática da não retribuição do esforço de se manter um relacionamento, a falta de resiliência, o relacionar-se de modo descartável“, explica a coordenadora.
A analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, Amanda Sousa, também listou diversas pontos importantes que os estudantes devem se atentar antes de fazer uma citação envolvendo música na redação de vestibulares, confira:
1. Seleção adequada: A música escolhida deve estar claramente relacionada ao tema da redação. Nesse sentido, vale fazer um recorte dos versos que abordam o assunto mais especificamente ou resumir, com suas palavras, do que trata a canção. No mais, evite citações que contenham palavras de baixo calão.
2. Interpretação correta: É importante interpretar corretamente o significado da letra da música. Evite distorcer ou tirar trechos do contexto para se encaixarem em seu argumento, pois isso pode gerar incoerência.
3. Aplicação estratégica: Integre a citação ou a referência de forma clara e coesa ao texto da redação. Explique como ela se relaciona com o argumento em desenvolvimento e reflita sobre como ela contribui para a compreensão do leitor. Lembre-se de que a referência deve fortalecer o argumento ou ilustrar um ponto relevante para o assunto em discussão.
4. Indique a autoria: Lembre-se de creditar ao menos um dos intérpretes e/ou compositores da obra. Além disso, busque selecionar obras que sejam conhecidas nacionalmente, como artistas ou canções de projeção nacional.
5. Variedade de repertório: Embora seja benéfico usar música como repertório, busque trazer, também, referências mais concretas que corroborem a gravidade e a extensão do problema indicado pelo tema, como casos reais e estatísticas, já que obras artísticas podem tratar do tema de modo mais amplo e/ou abstrato. Desse modo, você reforça a relevância do tema na realidade brasileira.
No caso da Taylor Swift, a analista explica que é completamente possível aplicar referências da cantora no repertório da redação de várias maneiras, seja para comparar com a realidade do Brasil ou exemplificar problemáticas que ocorrem na vida real, como a desigualdade de gênero retratada na faixa “The Man” e o bullying no single “Mean”, respectivamente.
“Isso pode ser feito mediante citações diretas ou indiretas, e a aplicação pode servir para contextualizar o tema ou para complementar o desenvolvimento da argumentação. No entanto, em qualquer um dos casos, é essencial que o repertório seja relevante para o tema em questão e que sua relação com a argumentação em curso esteja bem explicada”, ressalta.
Onde fazer faculdade após o Enem?
Depois de fazer o Enem, chega o momento de entrar no ensino superior. E sabia que é possível fazer faculdade pagando muito menos durante todo o curso?
Na Quero Bolsa você encontra as melhores opções de bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos, e na modalidade de sua preferência (presencial ou à distância)! Confira no botão abaixo:
Além disso, conheça algumas das mais de 1.000 instituições de ensino parceiras onde você pode conseguir bolsa: