A melhor forma de utilizar músicas como “The Life of a Showgirl” na redação é por meio de comparações que conectem o conteúdo da música com a realidade brasileira;
A cultura pop, como as músicas de artistas como Taylor Swift, facilita a identificação dos estudantes com os temas propostos no Enem;
Usar a música pop de forma crítica e alinhada com os problemas sociais brasileiros pode enriquecer a redação e demonstrar a capacidade do estudante de aplicar repertórios atuais de maneira reflexiva.
Continue lendo e saiba mais!
Esta sexta-feira (3) marca o lançamento de The Life of a Showgirl, o 12º álbum de Taylor Swift. Os estudantes que são fãs da cantora e se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar as novas músicas para utilizar como repertório sociocultural.
Segundo a analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, Fernanda Becker, as músicas de Taylor Swift, especialmente as que abordam questões como igualdade de gênero, saúde mental e a pressão social sobre a mulher, podem servir como um ponto de partida para discussões sobre temas sociais frequentemente abordados no Enem.
A especialista explica que a chave está em saber fazer a conexão com as questões brasileiras e garantir que o repertório utilizado esteja alinhado ao contexto nacional.
A analista pedagógica também aponta que o novo álbum de Taylor Swift, com sua temática centrada na figura feminina, nas pressões sociais e na vulnerabilidade, pode ser uma excelente base para temas como desigualdade de gênero, saúde mental e até mesmo questões sobre a sociedade consumista.
No entanto, é importante entender como e quando usar canções contemporâneas de forma eficaz na redação, para que se conectem diretamente ao tema da prova, enriquecendo a argumentação de forma crítica e relevante.
“Utilizar canções como repertório no Enem pode ser uma ótima escolha. Assim como outras expressões artísticas, a música tem o potencial de servir como meio de reflexão sobre questões sociais que extrapolam o sujeito individualmente, revelando problemas estruturais maiores”, afirma Fernanda Becker.
Como citar “The Life of a Showgirl” na redação do Enem?
A cultura pop é uma grande aliada para os estudantes que buscam uma maneira eficaz de abordar temas do Enem de forma envolvente e compreensível.
“A cultura pop funciona como um espelho da sociedade, uma vez que reflete valores sociais de um âmbito individual para um âmbito coletivo, o que é amplamente aceito pelo público a partir da premissa de identificação das pessoas com o conteúdo consumido”, explica Fernanda Becker.
Ao escolher The Life of a Showgirl como referência na redação do Enem, o primeiro passo é verificar se o tema da música ou do álbum possui relação direta com o tema proposto na redação.
As músicas de Taylor Swift, em sua maioria, abordam questões de identidade, desigualdade e vulnerabilidade, o que pode se conectar com temas como “Desafios para superar as disparidades de gênero no mercado de trabalho” ou “A importância do autocuidado e saúde mental para a sociedade moderna”.
Fernanda Becker destaca que o próprio título do álbum já oferece pistas para os estudantes. “A vida de uma garota do espetáculo revela não só a popularidade da artista na cena musical mundial, mas coloca o olhar do público como peça central do storytelling, cenário que pode ser trazido para o âmbito nacional ao pensarmos sobre as disparidades de gênero encontradas no mercado de trabalho”, observa.
A especialista ainda acrescenta que esse é um tema extremamente pertinente, que se alinha com diversas discussões atuais sobre a igualdade de gênero e a representação feminina.
Reprodução/Instagram/Taylor Swift
Além disso, também é possível utilizar músicas de outros álbuns a seu favor na redação do Enem. Fernanda Becker traz como exemplo a canção “The Man”, do álbum Lover, que explora as desigualdades de gênero e a desvalorização do trabalho feminino. Assim, a letra pode ser usada para ilustrar questões relacionadas ao machismo no Brasil.
Um exemplo de como esse tipo de citação pode ser feita na redação é o seguinte:
“Na canção “The Man”, a cantora Taylor Swift discute sobre as dificuldades de ter o seu trabalho reconhecido socialmente, constatando que, se ela fosse um homem, teria muito mais prestígio do que possui enquanto uma mulher. Apesar de se tratar de uma artista norte-americana, vemos no território brasileiro os mesmos dilemas narrados pela canção de Swift, uma vez que ainda são inúmeras as disparidades de gênero no mercado de trabalho brasileiro, como a desigualdade salarial e a falta de reconhecimento da relevância do trabalho feminino. Sendo assim, torna-se imprescindível discutir sobre esse cenário.”
Inclusive, essa é uma das principais dicas da analista pedagógica: uma das maneiras mais eficazes de citar músicas na redação do Enem é através da comparação entre a obra e a realidade brasileira. Isso porque essa comparação entre a canção e a realidade brasileira demonstra a capacidade do estudante de relacionar a obra a uma problemática nacional, explica Fernanda Becker.
Preparadão Enem
O Preparadão Enem da Quero Bolsa é a oportunidade perfeita para quem busca se destacar na redação e em todas as disciplinas do Enem, com um conteúdo completo e focado nas exigências do exame. E o melhor: é 100% gratuito!
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.