Oppenheimer X Enem: veja como o filme pode te ajudar na prova
Veja do que se trata o filme Oppenheimer e saiba como o filme pode ser um aliado nos estudos para o Enem
“Oppenheimer” promete ser um dos melhores filmes de 2023. Tanto que a produção estreou com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. A crítica também encheu o longa de elogios: “Oppenheimer é um filme que faz você dizer ‘Oh meu Deus’ repetidamente – com admiração e terror”, analisou o jornal New York Post.
O longa conta a história de Robert Oppenheimer, o físico teórico que criou a bomba atômica. Vale destacar que a trama é baseada no livro vencedor do prêmio Pulitzer, “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”.
Baixe: Plano de estudo grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Dirigido por Christopher Nolan, que também é responsável por “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Dunkirk”, a produção conta com os atores Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon e Florence Pugh.
Nas redes sociais, o filme ficou conhecido por lançar no mesmo dia que o live-action da Barbie, o que rendeu vários memes. Confira um exemplo de imagem que foi muito reproduzida pelos internautas:
Leia mais: 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
+ 8 vezes que a Barbie te incentivou a fazer faculdade
6 temas do Enem para aprender com Oppenheimer
Por se tratar de um filme baseado na vida de uma figura histórica, é possível utilizá-lo para entender vários temas que caem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
“Oppenheimer” passa por diversos fatos históricos, além de conceitos de química e física. Logo, trata-se de uma ótima sugestão para os vestibulandos. Confira a seguir alguns assuntos que você pode aprender com o filme.
1. Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial é o contexto histórico do filme “Oppenheimer”. Nesse período, vários países pesquisavam sobre o desenvolvimento de armas nucleares, mas os Estados Unidos saíram na frente por possuírem os recursos necessários para transformar o projeto em realidade.
“Além dos recursos materiais, os Estados Unidos promoveram uma significativa mobilização intelectual. A equipe foi chefiada por Robert Oppenheimer, e tinha como principal objetivo desenvolver um artefato nuclear, ou seja, uma bomba atômica”, explica o professor de história do Curso Anglo Gianpaolo Dorigo.
Confira: História e Geografia no Enem: 16 temas que podem cair na prova
2. Bombardeamentos atômicos de Hiroshima e Nagasaki
O filme “Oppenheimer” serve para entender outro acontecimento histórico: os bombardeamentos atômicos de Hiroshima e Nagasaki. Robert Oppenheimer, inclusive, foi o cientista que liderou o desenvolvimento do artefato que destruiu as cidades japonesas.
“A decisão pelo lançamento da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki foi decidida usando como argumento o interesse de ‘precipitar o fim da guerra’ e ‘poupar a vida de soldados americanos’, evitando o que seria uma sangrenta campanha de invasão do Japão” esclarece o professor Dorigo.
Veja também: História: Profissões para quem quer trabalhar na área
3. Guerra Fria
A história de Robert Oppenheimer tem impactos até na Guerra Fria. Isso porque, durante esse conflito, vários países assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.
“Durante a Guerra Fria, a posse de arsenais nucleares por superpotências criou uma situação paradoxal: por um lado a possibilidade de uma guerra nuclear representaria a destruição do planeta, por outro, a probabilidade de sua ocorrência era pequena, uma vez que as duas superpotências sabiam que um conflito nuclear não teria vencedores”, comenta o professor de História Dorigo.
Entenda melhor: 7 revoltas da história do Brasil que podem cair no Enem
4. Fissão e fusão nuclear
Robert Oppenheimer estudou conceitos de química e física por muitos anos até chegar na bomba atômica. E dois assuntos relacionados ao artefato que podem cair nos vestibulares são a fissão e a fusão nuclear.
“A energia liberada nessas bombas foi proveniente de uma reação que envolve a quebra do núcleo de um átomo, chamada reação de fissão nuclear”, explica o professor do Sistema Anglo de Ensino Élcio Moutinho Silveira.
Silveira também acrescenta: “após as bombas de fissão nuclear, desenvolveram as bombas de fusão nuclear. Nestas reações, átomos leves como o hidrogênio, se fundem, liberando energia”.
Saiba também: 17 fórmulas de Física para revisar antes do Enem
5. Equivalência massa e energia
Um dos conhecimentos necessários para entender a bomba atômica é a equivalência massa e energia. Trata-se da famosa equação de Einstein E = mc².
“De acordo com essa teoria, quando uma massa m é aniquilada, como o que acontece na reação de fissão nuclear, uma quantidade de energia radiante E é liberada”, resume o professor Élcio Moutinho Silveira.
Leia mais: Química Enem: 13 dicas de como estudar para essa prova
6. Reações
Reações é outro tema relacionado ao filme “Oppenheimer”. Isso porque, para uma bomba atômica explodir, é preciso que ocorram reações nucleares com liberação de energia nuclear.
O professor Silveira desvenda o processo: “numa reação de fissão nuclear, a soma das massas dos produtos formados é menor que a massa dos reagentes envolvidos”. Ele acrescenta: “a diferença que aparentemente desapareceu , foi aniquilada e energia radiante surgiu em seu lugar a diferença que aparentemente desapareceu , foi aniquilada e energia radiante surgiu em seu lugar”.
Plano de estudo grátis
Vai fazer o Enem e ainda não começou a estudar? A solução é baixar o plano de estudo gratuito da Quero Bolsa. É só preencher o formulário e aproveitar o cronograma.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.