Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biografias

Albert Einstein

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 18/9/2019

Introdução

Albert Einstein (1879 - 1955) foi um físico teórico alemão mundialmente famoso, principalmente pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade Geral, que se tornou um dos pilares da Física Moderna e da Mecânica Quântica.

Outro feito que lhe rendeu fama mundial foi o desenvolvimento da fórmula de equivalência massa-energia, que foi chamada, também, de “a equação mais famosa do mundo”.

Seus estudos fizeram com que ele fosse condecorado com o Prêmio Nobel de Física no ano de 1921. Essa premiação foi embasada não apenas nas diversas contribuições do estudioso para a Física Teórica, mas também na descoberta do efeito fotoelétrico, essencial para que a Física Quântica pudesse ter se estabelecido.

Biografia

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no ano de 1879. Ainda jovem, ele e a família se mudaram para Munique e sua mãe o incentivou a estudar violino. O jovem Einstein ganhou destaque por seu desempenho nas disciplinas de Filosofia, Física e Matemática.

Depois de terminar o ensino secundário, Einstein passou a frequentar a Escola Politécnica de Zurique. Sua graduação em Física foi concluída no ano de 1900.

Um ano depois de finalizar sua graduação, escreveu seu primeiro artigo científico, intitulado “A Investigação do Estado do Éter em Campo Magnético”.

Passou dois anos procurando emprego, até conseguir uma vaga em um escritório de patentes suíço. Simultaneamente ao seu trabalho, ingressou no doutorado, na Universidade de Zurique.

Foi em 1905 que seus estudos começaram a se mostrar revolucionários. Neste ano, Einstein publicou uma série de artigos que versavam sobre o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Especial.

Foi a partir das ideias apresentadas nesses artigos que Einstein percebeu que a Teoria da Relatividade também poderia ser aplicada aos campos gravitacionais.

Em 1916, o estudioso publicou um artigo em que falava de sua Teoria da Gravitação e, posteriormente, unindo as ideias, formulou a Teoria da Relatividade Geral.

Em 1921, Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física por suas contribuições à Física Teórica e pela descoberta do efeito fotoelétrico. Nos anos posteriores, ele se dedicou a viajar o mundo e expor suas ideias e teorias.

No ano de 1925, o cientista veio ao Brasil, sendo recebido pelo então presidente Artur Bernardes. Conheceu alguns pontos do Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico e o Museu Nacional.

Em 1933, Einstein renunciou a seus cargos na Alemanha e foi viver nos Estados Unidos, tornando-se professor e, depois, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Einstein se envolveu em projetos com o intuito de buscar a paz mundial. Apoiou, por exemplo, a formação de um governo mundial.

Seu falecimento ocorreu em Princeton, onde trabalhava, no ano de 1955.

Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida por Einstein, foi fruto de um longo trabalho de pesquisa. O estudioso passou cerca de uma década estudando, para conseguir, finalmente, formular essa teoria em sua integridade.

A teoria começou a ser formulada ainda durante o seu doutorado. Logo após seu período de doutoramento, Einstein publicou artigos que começavam a propor uma nova visão do universo, o que incluía a fórmula de equivalência entre energia e massa.

Depois disso, o estudioso continuou a se dedicar a suas pesquisas e, finalmente, em 1915, ele anunciou ter concluído suas investigações, chegando a um entendimento mais profundo sobre a gravidade.

Foi nesse momento, com uma nova visão sobre as relações estabelecidas entre o espaço, a matéria, o tempo, a energia e a gravidade, que a Teoria da Relatividade Geral foi concluída.

O desenvolvimento dessa teoria foi, sem dúvidas, um dos maiores marcos de conquistas intelectuais já alcançados pela humanidade, acentuando a importância dos estudos de Einstein para a sociedade humana.


Exercícios

Exercício 1
(QUERO)

Qual das seguintes formulações foi desenvolvida por Albert Einstein?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...