História: Profissões para quem quer trabalhar na área
Confira as profissões para quem quer trabalhar com História! Os cursos que habilitam a atuação profisisonal estão na Quero Bolsa. Não deixe de conferir!
O mês de agosto pode ser considerado o mês de festividades para o profissional que trabalha ou para as pessoas que gostam/admiram conteúdos sobre História. Afinal, duas importantes datas lembram os trabalhadores desta área e são comemoradas na mesma semana. Se o dia 17 de agosto é a data do Dia do Patrimônio Histórico Nacional, dois dias depois, o Dia do Historiador é celebrado no 19º dia do mesmo mês.
Pensando nesta importante semana para o setor histórico e de pesquisas, a Revista Quero veicula nesta quarta-feira (17/08) uma lista de profissões para quem quer trabalhar com História. A publicação dá prosseguimento à série textual de profissões da Revista. Caso você não tenha lido a edição passada, confira a matéria sobre Artes: 5 profissões que talvez você não conheça.
Boa leitura!
Historiador
O historiador é o profissional que pesquisa e investiga a história de povos e nações. Este profissional é essencial no estudo das relações sociais, políticas, culturais e econômicas entre indivíduos, sociedades e países. O historiador está apto ao desenvolvimento de suas funções nas áreas de ensino, pesquisa, preservação de documentos e relíquias históricas.
O salário médio de um historiador é de R$ 2.659,50, no Brasil, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Museólogo
O museólogo é o profissional capacitado para organizar e fazer a gestão da documentação de arquivos. De acordo com a página da profissão na Quero Bolsa, o museólogo pode criar ações educativas e executar atividades administrativas em centros culturais. Além disso, este profissional pode atuar na criação e implantação de centros e/ou exposições culturais.
A maior parte das ofertas de trabalho são provenientes da área de preservação de obras e documentação, entretanto, o profissional pode desempenhar funções em setores educacionais desta área de atuação.
Uma dica para você. Não deixe de conferir as possibilidades de formação em graduação e pós-graduação na área de Museologia, na Quero Bolsa.
Leia também: As avaliações dos cursos de História no Guia da Faculdade 2021
Arquivista
O arquivista possui habilitação para trabalhar com a produção, o fluxo e a difusão de informações. O profissional poderá desempenhar funções em empresas privadas ou nas instituições públicas, além dos setores da administração federal, estadual e municipal.
Existe a possibilidade do arquivista trabalhar nas universidades, nos arquivos públicos e privados, nos arquivos coletivos e pessoais, nos centros de cultura, nos hospitais, em museus e bibliotecas.
Por fim, este profissional também poderá trabalhar como docente ou pesquisador de sua área da Arquivologia, estudando e produzindo novos conhecimentos.
Arqueólogo
O arqueólogo trabalha na escavação de sítios arqueológicos que contenham objetos, marcas e registros relacionados às sociedades que ali existiram, e com seus conhecimentos de história consegue expandir teorias e pesquisas sobre as civilizações estudadas.
O cotidiano profissional do arqueólogo está ligado à investigação de artefatos arqueológicos, com base em método científico, para traçar a evolução das culturas e das sociedades com a observação de utensílios, armas, itens de decoração e ferramentas diversas.
Leia também: 10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça