Museólogo: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação ao planejamento de ações culturais visando a promoção de acervos. 



O museólogo pode atuar nas diversas etapas de trabalho para museus e arquivos. Afinal, o profissional está apto a documentar, arquivar e conservar obras, além de realizar aquisições de novas peças e a administração das peças arquivadas. 

museólogo

Sobre a profissão

O museólogo é o profissional capacitado para organizar e fazer a gestão da documentação de arquivos. Os arquivos podem ser propriedade de instituições, órgãos públicos, privados ou arquivos pessoais. O profissional poderá encabeçar projetos para museus e exposições, além de coordenar acervos museológicos. Em adição ao mencionado, o museólogo pode criar ações educativas e executar atividades administrativas em centros culturais. Por fim, o museólogo pode atuar na criação e implantação de centros e exposições culturais em determinada localidade.

De acordo com a página de profissões, o profissional tem como missão transmitir e divulgar conhecimento, além de desenvolver ações culturais sobre acervos. Outra forma de compreender a atuação do museólogo é ter ciência que as funções deste profissional estão vinculadas com a sociedade e questões patrimoniais em sua atuação. em De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um museólogo é de R$ 4.882,00 por mês no Brasil.

No mercado de trabalho, o museólogo pode atuar em museus, universidades, centros culturais e sítios arqueológicos. A maior demanda ainda vem da área de preservação de obras e documentação, entretanto, o profissional pode desempenhar funções em setores educacionais desta área de atuação. Vale destacar que você encontra possibilidades de formação em graduação e pós-graduação na área de Museologia.

Portanto, se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Museologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Sobre os conselhos profissionais de classe, o Conselho Federal de Museologia – COFEM e os Conselhos Regionais de Museologia – COREMs constituem autarquia federal com objetivo de regulamentar e normatizar ações da área de atuação, expedir o registro profissional e a fiscalização do exercício da profissão e outras atividades competentes. O museólogo deve realizar seu registro profissional no COREM de sua unidade federativa de atuação.

Por que ser um Museólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Museólogo

    Como se tornar um Museólogo?

    Integrante da área de Ciências Sociais Aplicadas, o curso de Museologia tem duração média de quatro anos e a grade curricular pode incluir disciplinas das Ciências Humanas. Além disso, a formação em Museologia demanda estágio obrigatório ao estudante.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.