Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Museólogo: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação ao planejamento de ações culturais visando a promoção de acervos. . O museólogo pode atuar nas diversas etapas de trabalho para museus e arquivos. Afinal, o profissional está apto a documentar, arquivar e conservar obras, além de realizar aquisições de novas peças e a administração das peças arquivadas. 
museólogo

Sobre a profissão

O museólogo é o profissional que organiza e faz a gestão da documentação de arquivos em instituições, órgãos públicos, privados e arquivos pessoais. Sua atribuição envolve o desenvolvimento de projetos para museus, exposições e acervos.


Adicionalmente, o profissional pode conduzir ações educativas e administrativas em centros culturais. O trabalho do museólogo envolve a classificação, conservação e exposição de peças de relevância histórica, artística, cultural e científica, com atividades que podem abranger desde a organização de acervos até a restauração e gestão do museu.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Museologia

O museólogo contribui para a preservação, gestão e comunicação de acervos históricos, artísticos e científicos. Sua função é garantir a integridade dos objetos e coleções, implementando técnicas e procedimentos de restauração. 


Em sua rotina, ele cria registros que facilitam a pesquisa e o acesso à informação sobre as peças. Além disso, o museólogo é responsável pela curadoria de exposições, planejando e organizando mostras que contem histórias e contextos dos objetos exibidos.


O profissional também pode ser encarregado da gestão administrativa do museu, cuidando de aspectos como orçamento, captação de recursos, parcerias institucionais e comunicação. O museólogo pode, ainda, atuar em projetos de pesquisa, contribuindo para o conhecimento científico e histórico, além de trabalhar na elaboração de políticas de aquisição e de conservação de novos acervos.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

No mercado de trabalho, o museólogo pode atuar em museus, universidades, centros culturais e sítios arqueológicos. As principais demandas se concentram em centros de preservação de obras e documentação.

Por que ser um Museólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Museólogo?

    Para se tornar um museólogo, é necessário obter uma formação superior em Museologia. O programa possui duração média de quatro anos e combina disciplinas teóricas e práticas que englobam tópicos de história da arte, antropologia, conservação de acervos, gestão cultural, expografia, documentação museológica, e técnicas de preservação.

    Além da formação acadêmica, é recomendável obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Museologia (COREM), que regulamenta e fiscaliza o exercício da profissão no Brasil. Ele é obtido mediante a apresentação do diploma de graduação e o cumprimento de exigências estabelecidas pelo conselho.

    Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Museologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.