Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Química Enem: 13 dicas de como estudar para essa prova

Confira as dicas do professor Ricardo Calçada, do Curso Poliedro São Paulo, de como estudar Química para o Enem e arrasar nessa prova.

Atualizado em 27/10/2023

química enem

Veja também:
+ Bolsas de estudo para graduação 

Está difícil de estudar? Dê uma olhada nas dicas do professor Ricardo Calçada, do Curso Poliedro (São Paulo), para se preparar para a prova de Química do Enem.

Leia mais
+ Enem: confira 7 dicas para as provas de Matemática e de Ciências da Natureza

Confira 13 dicas de como estudar Química para o Enem

  1. Refaça as provas
    Isso é muito importante. As provas não têm muita variação de um ano para o outro. Refazer as provas dos anos anteriores vai ajudar a saber como são as questões e quais assuntos costumam cair mais. A recomendação é de que você refaça as provas dos últimos cinco anos. Outra dica: o Enem agora cobra sim conteúdo, então esteja preparado para revisar os principais conteúdos de Química.

  2. Preste atenção no tempo
    Cuidado com o tempo na revisão. Como temos poucas semanas para o Enem, avalie bem sua disponibilidade. Com duas horas por dia você consegue refazer as provas e revisar os assuntos mais importantes. Se tiver menos tempo que isso, faça só os últimos dois anos de prova para que sobre mais tempo para revisar os conteúdos.

  3. Saiba quais são os principais conteúdos exigidos
    Outra coisa muito importante é conhecer e entender os conteúdos de Química para a prova. Logo depois dessas dicas, você pode conferir uma lista com os principais conteúdos que você precisa saber. Lembre-se: são assuntos que podem cair, então uma boa revisão ajuda a ir bem no exame. Procure separar os conteúdos por temas, como fazem os livros de Ensino Médio.

  4. Procure resoluções comentadas das provas
    Encontre um bom portal de provas resolvidas na internet. Existem vários para você escolher. Uma dica para saber se o portal é bom: veja se a resolução comenta como se chegou ao resultado. Resoluções que simplesmente mostram a resposta, ou a conta sem explicação, não vão ajudar muito. Uma boa resolução traz, além da resposta, alguns comentários de como chegar à resposta.

  5. Fique de olho no conteúdo – de novo 
    A prova cobra sim conteúdos específicos. A boa notícia é que sempre são conteúdos que você encontra nos livros de Ensino Médio. Uma boa revisão dos conteúdos vai te ajudar a se sentir seguro para a prova.

  6. Faça uma leitura atenta e tenha cuidado com a interpretação
    Sempre leia com atenção o enunciado das questões e as alternativas. Uma das alternativas é a correta. Uma das alternativas está lá para verificar se você tem um conceito mal compreendido, e as outras, em geral, estão completamente erradas. Então, uma boa leitura deixa você entre duas alternativas. Se você souber o assunto, não é difícil escolher a alternativa correta.

  7. Tenha calma e confie no que estudou
    Você se preparou para a prova, então, confie no que sabe. Um erro muito comum é ficar entre duas alternativas e, por insegurança, marcar a alternativa que você está na dúvida se é certa ou não. Na dúvida, marque a alternativa que mais se assemelha ao que você estudou.

  8. Use a tabela periódica
    A tabela periódica não precisa ser decorada! Mas você precisa saber retirar as informações dela e fazer relações com os outros conteúdos de Química.

  9. Faça mapas conceituais
    Uma boa forma de resumir os conteúdos é por meio de mapas conceituais. Escolha os principais temas que precisa revisar e monte um esquema que relaciona os conceitos com suas aplicações.

  10. A Química do cotidiano – tenha foco na interdisciplinaridade
    A Química está em tudo, então atenção com as relações com o cotidiano, o meio ambiente e com outras disciplinas. Por exemplo, no ano passado, o candidato tinha que saber como um detergente se comporta na superfície da água – um assunto de forças intermoleculares. Essa mesma questão pode cair este ano, relacionando com as membranas celulares. Por isso, fique atento!

  11. Resolva também outras provas
    Já que o Enem está cada vez mais parecido com os vestibulares tradicionais, especialmente no que diz respeito à cobrança de conteúdos, escolha uma ou duas provas de outros vestibulares e resolva as questões de Química. Lembre-se de escolher uma prova que tenha a resolução online disponível para que você possa tirar suas dúvidas.

  12. Muita atenção com as figuras na prova
    Se uma questão tem alguma figura (uma molécula desenhada, um gráfico, uma tabela, etc.), ela será necessária para a resolução. Se a figura não é necessária, ela não será colocada na questão. Então, a dica é: tem figura? Use a figura para resolver a questão.

  13. Estude química ambiental
    Isso pode ajudar em outras disciplinas como Física e Biologia. A prova costuma usar recursos da revista Química Nova na Escola, por isso alguns artigos sobre química ambiental podem ajudar você. Aqui, você pode conferir dois links: um sobre efeito estufa e outro sobre ciclo do carbono e nitrogênio

Assuntos de Química  que mais caem no Enem:


Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
  • Atomística – estrutura do átomo, modelos atômicos e suas aplicações – conceitos de radioatividade;
  • Ligações químicas e tabela periódica;
  • Forças intermoleculares e sua relação com propriedades físicas – pontos de fusão e ebulição das substâncias;
  • Química geral – classificação e separação de misturas;
  • Teoria atômico molecular – conceito de mol e suas aplicações;
  • Funções inorgânicas – ácidos, bases e sais – aplicações e reações;
  • Balanceamento e equacionamento de reações químicas;
  • Estequiometria – cálculos diretos e cálculos com reagente em excesso e pureza de reagente;
  • Soluções – classificação e concentração das soluções (em mol/L, g/L e % em massa de soluto);
  • Termoquímica – reações endotérmicas e exotérmicas – cálculos envolvendo a energia nas reações – gráficos e suas interpretações;
Leia mais
5 dicas de última hora para Biologia no Enem
+ 12 fórmulas de Matemática que você precisa decorar antes do Enem

  • Cinética química – velocidade de reação – fatores que influem na velocidade das reações;
  • Equilíbrio químico – fatores que afetam o estado de equilíbrio – deslocamento de equilíbrio;
  • Equilíbrio iônico da água – pH e pOH;
  • Reconhecimento das principais funções orgânicas: hidrocarboneto, álcool, aldeído, fenol, éter, éster, cetona, ácido carboxílico, amina, amidas e haletos – relação das biomoléculas (carboidratos, proteínas e lipídios) com as funções orgânicas;
  • Isomeria plana (cadeia, função e posição) e isomeria espacial (geométrica e óptica);
  • Reações orgânicas e polímeros.

Boa prova!

A Revista Quero estará ao vivo, junto com os professores do Anglo Vestibulares, a partir das 18h30, para comentar a prova de Ciências da Natureza e de Matemática. 

A live também vai ter a participação do Yago Stephano, professor de Biologia e influencer.

Além disso, será disponibilizado, em tempo real, o gabarito extraoficial do Enem 2023. É só se inscrever e ativar as notificações para não perder nada.

Consulte o Gabarito do Enem

Simulador de notas de corte do Enem 

Está ansioso para saber onde vai conseguir usar sua nota do Enem? O Simulador de Notas da Quero Bolsa pode te ajudar nessa tarefa. Basta inserir a sua nota, a graduação desejada, a cidade e pronto! Em poucos segundos dá pra saber em quais faculdades e cursos você consegue entrar pelos programas do governo: Sisu, ProUni e Fies. 

+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Essa ferramenta está disponível de forma gratuita para você. Basta apertar o botão abaixo e acessar. 

Simulador de notas de corte

Fui mal no Enem, e agora?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações