logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza

por Giovana Murça em 16/11/22 1,2 mil visualizações

Atualizado em 16/11/2022

No próximo dia 20, milhares de candidatos encaram a segunda parte da maratona que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os candidatos terão 5 horas para resolver 90 questões.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

esquenta enem estrategias matematica ciencias da natureza

Além de se garantir no conteúdo, é preciso saber a melhor forma de fazer essa prova. O exame do segundo dia tem menos textos e mais contas. Para você conseguir responder a todas as questões dentro do tempo definido, veja 7 estratégias de prova para Matemática e Ciências da Natureza!

enem estrategias ciencias da natureza

Leia mais: Ditadura militar não cai no Enem pela quarta vez seguida; veja outros temas ausentes
Enem 2022: veja as questões mais difíceis do primeiro dia de prova

1. Foco na interpretação de texto

Apesar da prova ser focada em Exatas, ainda há muitos textos para se interpretar. Isso porque a maioria das questões são contextualizadas com situações-problemas. É preciso ler os enunciados com muita atenção, as informações necessárias para os cálculos estarão lá.

esquenta enem estrategias matematica ciencias da natureza

2. Comece pela matéria mais fácil

Ao abrir o caderno de provas, o mais recomendado é que você comece pela matéria que tem mais facilidade. Assim, você evitar desanimar com conteúdos que você não tem muita habilidade no início da prova e foca sua energia inicial nas questões que sabe resolver.

3. Técnica “pega-varetas”

O Enem utiliza o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), no qual o candidato deve ter uma prova coerente. O exame é dividido entre questões fáceis, médias e difíceis. Por conta do TRI, não adianta acertar questões mais difíceis mas errar as de nível fácil por desatenção, cansaço ou falta de tempo, o sistema entenderá que você chutou e baixará sua nota.

Veja: Nota do Enem: como funciona a TRI

Para evitar isso, o “pega-varetas” é a técnica mais indicada pelos professores. De acordo com a técnica, você deve começar pelas questões mais rápidas de se resolver, e portanto mais fáceis, deixando as mais difíceis para depois. Somente numa segunda e terceira leitura da prova é o momento de se dedicar aos exercícios mais difíceis. 

4. Utilize bem o seu tempo

Ao resolver uma questão que você sabe o conteúdo, dedique seu tempo a ela. Leia com atenção o enunciado e faça as contas com calma. Em Matemática, a maioria das questões envolvem cálculos simples que envolvem operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) e regra de três. 

A dica do professor Thales Graça, do Anglo Vestibulares, é fazer os cálculos da forma que você está acostumado e que lembra, mesmo que isso demande mais tempo. “É melhor fazer mais devagar e correto do que de um jeito rápido que vai te levar pra um lugar errado”, enfatiza Thales.

5. Não insista em questões 

Quando uma questão estiver demorando muito tempo para ser resolvida e você estiver refazendo as contas pela segunda vez, é o momento de partir para a próxima questão. Faça uma marcação na questão e volte para fazer depois.

esquenta enem estrategias matematica ciencias da natureza

O mesmo vale para quando ocorrer um “branco” em sua mente, mantenha a calma e continue a prova. Isso porque enquanto você resolve o resto da prova, seu cérebro ainda continua pensando naquelas questões mais difíceis de forma inconsciente.

Leia também: O que fazer se "der um branco" no Enem?

6. Responda de acordo com o enunciado

Muitas questões exigem apenas uma boa interpretação do texto, gráfico ou tabela apresentados. Quando o comando da questão pedir uma resposta de acordo com o texto, siga essa orientação à risca. 

“É comum haver duas alternativas que trazem o conceitos corretos, mas somente uma delas está diretamente relacionada com o comando da questão”, orienta Philippe Spitaleri, professor de Química do Anglo Vestibulares.  

7. Descanse durante a prova

Reconheça quando estiver cansado e descanse durante a prova. É melhor investir alguns minutos descansando os olhos e a mente do que errar questões por desatenção. A dica dos professores é fazer paradas estratégicas para beber água, comer, ir ao banheiro e descansar os olhos.

esquenta enem estrategias matematica ciencias da natureza


Não existe fórmula mágica para o Enem, cada um descobre sua melhor forma de fazer prova. Agora não é momento de se desesperar. Chegue à prova descansado e faça o Enem de boa!

Leia também: Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Matemática
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza

Esquenta Enem 2022

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero preparou o Esquenta Enem 2022, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2022!

Inscreva-se já!

Guia completo: Redação do Enem

Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Baixar Guia de Redação do Enem

Publicado originalmente em: 07/11/2019

Atualizado em: 16/11/2022



banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54