Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
47b316467a297d6779ec43c4ac38ae10276375b6 6b191a995ded0aeb3f26c5fc30854909240ae124
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza

por Giovana Murça em 06/11/19

No próximo domingo (10), é hora de enfrentar a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão testados seu conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza, que compreendem as matérias de Biologia, Física e Química.

esquenta enem ciencias da natureza
Desperte o cientista que há em você!

Se seu forte não é Biológica e Exatas, calma que ainda dá tempo de revisar os principais conteúdos. Para te ajudar nessa última semana, acompanhe o Esquenta Enem, uma série de vídeos de revisão que a Revista Quero preparou em parceria com o Anglo Vestibulares. Para se inscrever, basta se cadastrar gratuitamente:

Se inscreva no Esquenta Enem

O que revisar?

A prova de Linguagens e Ciências Humanas já passou, mas a habilidade de interpretação de texto ainda continua sendo testada na prova de Ciências da Natureza, portanto, a leitura atenta das questões é fundamental nessa prova. 

Com as dicas dos professores do Anglo Vestibulares, saiba exatamente quais conteúdos revisar em Biologia, Física e Química. Confira!

Biologia

Alguns assuntos são figurinhas carimbadas na prova de Biologia do Enem. A professora Fernanda Vernier, do Anglo Vestibulares, listou os cinco tópicos que mais caem na prova:

  1. Ecologia;
  2. Fisiologia;
  3. Botânica;
  4. Citologia;
  5. Genética.

Em ecologia, os subtemas mais presentes são poluição, preservação ambiental e ciclos biogeoquímicos, como os ciclos do nitrogênio, carbono e da água. Já em fisiologia animal, os assuntos mais comuns são digestão e sistema endócrino, relacionado aos hormônios. Mas, Fernanda ressalta que é importante saber um pouco sobre cada sistema do corpo.

Em genética, não é necessário se preocupar com as questões clássicas que pedem para o candidato calcular a frequência de alguma doença ou condição genética. A genética do Enem é focada em biotecnologia

Outro tema que deve ser revisado é epidemiologia. Mas, não é preciso decorar todas as epidemias que acontecem da atualidade. É importante saber sobre as epidemias de uma maneira geral, sobre as verminoses, viroses, bacterioses e doenças causadas por protozoários

“Nesse sentido, é importante lembrar que o Enem não quer que você seja um médico ou que diagnostique alguém, é preciso saber o ciclo da doença”, explica Fernanda. Ao saber o ciclo da doença, é possível entender as melhores formas de prevenção, que é o foco da maioria das questões de epidemiologia.

Nesses últimos dias, para aliar estudo e descanso, a dica da professora é assistir programas que abordam sobre vida animal e corpo humano.

Física

Em Física, o professor Ronaldo Carrilho, do Anglo Vestibulares, apresenta os assuntos frequentes na prova e que devem ser revisados:

  1. Mecânica: é o assunto mais presente na prova, com foco em trabalho e energia e cinemática, o estudo dos movimentos.
  2. Eletrodinâmica: foque em potência e circuitos elétricos, não se preocupe com eletrostática.
  3. Ondulatória: revise os fenômenos ondulatórios, como difração, interferência e refração.
  4. Calorimetria: as fórmulas básicas de calorimetria devem estar na cabeça, assim como a teoria sobre as mudanças de estado e os chamados sistemas termicamente isolados.
  5. Óptica: foco nos fundamentos da óptica e índice de refração. A dica do professor é focar mais nos fenômenos que acontecem com a luz e menos em cálculos.

Para a prova de Física, o professor aconselha a levar na cabeça algumas equações fundamentais, como as equações de velocidade média, massa e aceleração e a fórmula da energia cinética.  

Esse ano se comemora 100 anos da comprovação Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein. De acordo com o professor, pode ser que a prova aborde esse tema. O candidato não precisa saber as fórmulas da teoria, mas deve estar ciente dos princípios principais.

Leia mais: 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade: pode cair no Enem?

“Os princípios básicos da Teoria da Relatividade são: a velocidade da luz é a mesma independentemente do referencial e as leis da Física são sempre as mesmas independentemente do referencial”, explica Carrilho.

Química

Nas questões de Química do Enem, os conteúdos são cobrados a partir de temáticas. Segundo o professor Philippe Spitaleri, do Anglo Vestibulares, um dos temas mais comum é meio ambiente. 

Dentro desse tema, os assuntos que merecem ser revisados são: poluição atmosférica, efeito de Clorofluorcarboneto (CFC) e outros agentes da camada de Ozônio, chuva ácida e efeito estufa

Outros conteúdos comuns das provas são:

O professor Philippe aposta no tema tabela periódica no Enem 2019. Isso porque esse ano se comemora 150 anos da organização formulada por Dmitri Mendeleev. “O candidato  não precisa saber nada memorizado sobre a tabela, mas entender como os elementos estão organizados nela”, enfatiza Philippe.

Leia mais: 150 anos da Tabela Periódica: pode cair no Enem?

Mendeleev organizou os elementos químicos de acordo com a ordem crescente de massa dos elementos. Mas, atualmente, essa proposta foi revisada e a tabela é organizada de acordo com a ordem crescente de número atômico, que é o número de prótons presentes no núcleo do átomo. 

“É preciso se atentar se a questão fala sobre a tabela de Mendeleev ou da atual”, alerta o professor. Além disso, é importante saber que os elementos fazem parte da mesma família na tabela, as colunas verticais, tendem a apresentar propriedades químicas semelhantes, enquanto elementos que estão no mesmo período, na mesma linha horizontal, tem o mesmo número de camadas eletrônicas.

As provas não costumam ter pegadinhas, a dica do professor é ler com atenção o comando da questão e interpretar o texto, gráfico ou tabela apresentados.

Veja também: Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Matemática
47b316467a297d6779ec43c4ac38ae10276375b6 6b191a995ded0aeb3f26c5fc30854909240ae124

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54