Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
6505dec8dbc7585a2ce3e3ae663848c6cfdf7988 C2bf2b1c220ce29905ca67f3e82096ccb6dbdc0a
Vestibular e Enem

100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade: pode cair no Enem?

por Giovana Murça em 03/10/19

Em abril desse ano, a ciência fez um grande avanço ao conseguir registrar a imagem de um buraco negro pela primeira vez na história. Recentemente, os astrônomos também conseguiram captar o som da colisão de dois buracos negros, a imagem de um buraco negro engolindo uma estrela e ainda simular como um buraco negro distorce o espaço!

teoria da relatividade enem
Foto de um gigantesco buraco negro no coração da distante galáxia Messier 87 (Event Horizon Telescope/Reprodução)

Nada seria possível sem os avanços científicos do século anterior, em especial do físico alemão Albert Einstein. A imagem do buraco negro confirmou mais uma vez a Teoria da Relatividade de Einstein, 100 anos após sua primeira comprovação que aconteceu durante um eclipse solar em terras brasileiras.

teoria da relatividade enem
(Reprodução)

Desafio à física clássica

Nó século XIX, diante de tantos avanços físicos como a eletricidade e a luz, Albert Einstein decidiu desafiar um dos fundamentos da física clássica: a Lei da Gravitação Universal do inglês Isaac Newton

A teoria de Newton dizia que a gravidade era uma força causada pela massa dos objetos atraídos uns pelos outros independente da distância entre os eles. Quanto maior a massa do objeto maior a força de atração, por isso todos os corpos seriam atraídos pela Terra e os planetas em órbita em torno do Sol. 

Plano de Estudo Enem 2019:  Baixe gratuitamente o plano desse mês 

Entretanto, para Einstein, havia algo que não se encaixava na teoria de Newton: a velocidade da luz. Para ele, a velocidade da gravidade não poderia não mais rápida que a velocidade da luz. Com esse e outros questionamentos, Einstein começou suas pesquisas.

Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade é dividida em duas partes: a Relatividade Especial ou Restrita, publicada em 1905, e a Teoria Geral da Relatividade, divulgada 10 anos depois. 

Os conceitos fundamentais da Relatividade Especial são a contração espacial e a dilatação temporal. “Ou seja, quando se viaja à velocidade da luz, na direção do movimento, as distâncias tornam-se menores e o tempo passa mais devagar”, explica o professor de física do Curso Poliedro, Venerando Santiago de Oliveira. 

Já na Relatividade Geral, Einstein traz outra explicação sobre a gravidade e cria o conceito de distorção do espaço-tempo. Em sua teoria, Einstein imaginou que as três dimensões (altura, profundidade e largura) e o tempo formam uma espécie de rede no universo, o que ele chamou de espaço-tempo. De acordo com sua teoria, essa rede se deforma de acordo com a massa dos objetos. 

Suposição de como a Terra distorce a "rede" do espaço-tempo (Mysid/Wikimedia Commons)

A curvatura criada por elementos mais pesados, como o Sol, faz com que essa rede se curve para baixo, atraindo os planetas mais leves que o Sol para seu redor. Para Einstein, é essa curvatura quem cria essa força que chamamos de gravidade e determina a movimentação dos planetas.

100 anos da comprovação

Ao confirmar as novas teorias, a gravidade não seria mais uma força de atração entre os corpos, mas sim o efeito que a curvatura do espaço-tempo tem sobre os corpos. Dessa forma, um corpo muito denso pode curvar o espaço-tempo à sua volta causando a atração entre corpos e até desviar a trajetória da luz, curvando-a, ressalta o professor Venerando.

teoria da relatividade enem
Simulação mostra como o buraco negro distorce o espaço-tempo (Jeremy Schnittman NASA)

Para comprovar essa curvatura da luz era necessário observar um eclipse solar total. Com essa missão, em 1919, duas equipes de cientistas foram enviadas para Ilha do Príncipe, na costa africana, e para o Brasil, na cidade de Sobral, no Ceará. 

Na ocasião, a população de Sobral apoiou os cientistas e as fotos do eclipse tiradas com um telescópio puderam comprovar a teoria de Einstein em terras brasileiras. "A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil", afirmou o cientista agradecido. Na Ilha do Príncipe, os cientistas não tiveram o mesmo sucesso pelo mau tempo. 

De buracos negros ao GPS

A teoria de Einstein também explica a existência dos buracos negros e a origem do universo, com o Big Bang. Graças à teoria, também foram desenvolvidos o sistema de posicionamento global (GPS), portas automáticas e tomografia computadorizada

De acordo com a teoria, os buracos negros então seriam massas muito densas que distorcem mais profundamente o tempo-espaço, sugando todas os objetos que se aproximam com sua gravidade, inclusive a luz. Um satélite da NASA captou um buraco negro devorando uma estrela. Assista:

Hoje sua teoria é um dos pilares da física moderna. Até então se acreditava que tempo e espaço eram absolutos, mas Einstein provou que o tempo e espaço, na verdade, são relativos de acordo com o ponto de referência, por isso sua pesquisa tem o nome de Teoria da Relatividade. 

A variação do tempo entre pessoas que estão no planeta Terra e as que estão no espaço já foi até explorada em filmes, como em Interstellar (2014), do cineasta Christopher Nolan. Na trama, o ex-piloto da NASA Joseph Cooper volta ao espaço na missão de encontrar um novo planeta para a humanidade, já que a Terra está sendo devastada por uma praga desconhecida.

teoria da relatividade enem

Décadas depois, Cooper retorna da missão e encontra sua filha Murphy, que já é uma mulher idosa enquanto ele ainda é jovem. Por estar longe da gravidade do planeta natal e viajando quase na velocidade da luz, o tempo para Cooper passou mais devagar em relação a sua filha na Terra.

teoria da relatividade enem
Cooper encontrando sua filha já idosa

Pode cair no Enem?

Na opinião do professor Venerando, dificilmente a Teoria da Relatividade deve cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo com a data comemorativa aos 100 anos da sua comprovação. “Em outros vestibulares como FUVEST, UNICAMP e UNESP, o tema já foi abordado em questões mais interpretativas, mas no Enem acredito que nunca tenha sido cobrado”, afirma Venerando.

Caso o assunto apareça em alguma questão do Enem, a aposta do professor é que sejam cobradas questões envolvendo o cálculo dessas variações de tempo e espaço, buracos negros e o efeito gravitacional proporcionado por eles e lentes gravitacionais.

Leia também: 10 fatos históricos que fazem aniversário em 2019 e podem cair no Enem
6505dec8dbc7585a2ce3e3ae663848c6cfdf7988 C2bf2b1c220ce29905ca67f3e82096ccb6dbdc0a

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54