O que você precisa saber sobre o vestibular da Unicamp 2026?
Em primeiro lugar, vale destacar que a primeira fase do vestibular será em 26 de outubro de 2025, e a segunda fase ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025.
As provas serão aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras. Os candidatos poderão consultar os locais de prova após o período de inscrições.
Na inscrição, além de poder escolher até duas opções de curso dentro da mesma área, os candidatos devem estar atentos às novidades para este ano.
A primeira mudança se refere às provas da segunda fase, que terão duas questões a menos no segundo dia, reduzindo a carga de leitura. Por exemplo, os candidatos de Ciências da Natureza terão 7 questões de Biologia e 5 de Química, enquanto antes eram 8 de Biologia e 6 de Química.
Outra novidade para os candidatos de escolas públicas é a inscrição automática na modalidade Enem-Unicamp, facilitando o processo para quem já se inscreveu no Vestibular Unicamp 2026 e optou pelas cotas ou o programa de bônus para estudantes de escolas públicas.
Este ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo não exigirá as tradicionais provas de habilidades específicas, permitindo que os candidatos façam apenas a primeira e segunda fase do vestibular.
A carreira de treineiros também será mantida, mas com novas regras. Agora, os treineiros deverão escolher entre três opções de áreas: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde.