Isaac Newton nasceu no dia 25 de Dezembro de 1642, coincidentemente no mesmo ano da morte de outro grande cientista, Galileu. Seu pai, falecido há três meses de seu nascimento, era um próspero fazendeiro de Lincolnshire, na Inglaterra.
A mãe, Hannah Ayscough Newton passou a administrar a fazenda, onde Newton permaneceu até os três anos de idade, quando ela se casou novamente. Por motivos de má convivência com seu padrasto, Newton foi mandado para casa de sua avó, Margery Ayscough, onde foi criado.
Dos doze aos dezessete anos, Newton frequentou a The King's School, em Grantham. Ele foi retirado da escola em outubro de 1659 para viver novamente com sua mãe, que viúva pela segunda vez, tentou fazer dele um agricultor, para que tomasse conta dos negócios da família.
No entanto, Newton manteve-se afastado de tais atividades até que o diretor de sua antiga escola, Henry Stokes, convenceu sua mãe a mandá-lo de volta à escola para que pudesse completar sua educação. Ali, recebeu um conhecimento profundo sobre matemática até ingressar em Cambridge.
Passou quatro anos em Cambridge onde recebeu o grau de Bacharel em Artes, em 1665. Tornou-se assistente do professor Isaac Barrow, matemático que o estimulou a desenvolver suas aptidões.
Durante 1666, o Trinity College em Cambridge seria fechado devido à peste negra que se alastrou pela Grã-Bretanha e outras regiões da Europa.
Foi nesse período que Newton, em sua casa de Lincolnshire, realizou quatro das suas principais descobertas:
- o teorema binomial;
- o cálculo diferencial e integral;
- a lei da gravitação;
- a natureza das cores.