Existem três tipos de chuvas ácidas, que ocorrem em diferentes ambientes.
Em ambientes não poluídos e na ausência de relâmpagos
Essa chuva é resultado da reação entre o gás carbônico (CO2) e a água (H2O), gerando o ácido carbônico (H2CO3), conforme a equação química abaixo:
CO2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)
Toda chuva é ligeiramente ácida, já que na atmosfera está presente CO2, proveniente não só de automóveis e das indústrias, mas também expelido pelas plantas, pelos animais e pelas queimadas naturais.
Esse tipo de chuva não é considerado nocivo, pois o pH está acima do N.T. (nível de tolerância pH), que é de aproximadamente 5,5.
Em ambientes com relâmpagos ou grande quantidade de veículos dotados de motor de explosão
Nessas condições, ocorre reação entre o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2), gerando os óxidos de nitrogênio (NOx), conforme a equação química abaixo.
N2 (g) + O2 (g) → 2 NO (g)
O N2 é um gás que se encontra presente na atmosfera em elevada concentração, mas é muito pouco reativo. Por isso, para reagir com o oxigênio do ar, é necessária uma grande quantidade de energia, tal como a liberada em uma descarga elétrica ou, ainda, no funcionamento de um motor de combustão.
O monóxido de nitrogênio (NO) sofre oxidação, como demonstra a fórmula abaixo:
2 NO (g) + O2 (g) → 2 NO2 (g)
Essa chuva é capaz de provocar um grande impacto ambiental. Resulta da reação entre os óxidos de nitrogênio (NOx) e a água da chuva, gerando o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico (HNO3), como mostrado na seguinte equação química:
2 NO2 (g) + H2O (l) → HNO2 (aq) + HNO3 (aq)
A descarga elétrica causada pelos relâmpagos gera a energia necessária para que nitrogênio presente na atmosfera reaja com o oxigênio.
Em ambientes poluídos
Nessas condições, os derivados do petróleo, que contêm enxofre como impureza, sofrem combustão, formando o dióxido de enxofre (SO2), que se transforma parcialmente em trióxido de enxofre (SO3), conforme as reações abaixo:
S + O2 → SO2
SO2 + ½ O2 → SO3
O trióxido de enxofre é produzido, também, na queima do carvão utilizado nas indústrias termelétricas. O enxofre e os óxidos de enxofre (SOx) também podem ser lançados na atmosfera pelos vulcões.
Tanto o SO2 quanto o SO3 dissolvem-se e reagem com a água da chuva, gerando o ácido sulfuroso (H2SO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que causam graves problemas ambientais.
SO2 + H2O → H2SO3
SO3 + H2O → H2SO4