O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é o circuito realizado pela água no planeta. Pode ser entendido também como o processo de transformação da água, transicionando pelos seus estados físicos ao longo do planeta e da atmosfera. Passando, inclusive, pelo consumo dos organismos que dela dependem.
O estudo do ciclo ecológico é fundamental para se analisar o processo de renovação e disponibilidade da água ao longo do tempo, sendo um importante ciclo biogeoquímico. Nos ciclos biogeoquímicos uma substância estudada, neste caso a água, passa do meio abiótico (atmosfera, solo, meio aquático) para o meio biótico (consumo pelos seres vivos), muitas vezes mudando seu estado físico. O processo ocorre através da ciclagem do elemento.
A hidrologia é a ciência que estuda os recursos hídricos, bem como o ciclo da água.
É através dos estudos acerca do ciclo hidrológico que se sabe atualmente que o volume de água no planeta Terra se mantém praticamente constante, variando apenas sua distribuição nas diferentes fases físicas do composto. Além disso, atualmente se sabe que aproximadamente 36 toneladas de água por ano são transportadas dos oceanos para o ambiente terrestre através do ciclo hidrológico, que as chuvas contribuem com aproximadamente 107 toneladas de água derramada sobre a terra por ano e que a taxa de evaporação depende da quantidade de água presente na região.