Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem: 6 tópicos de Biologia que você precisa revisar antes da prova

por Thales Valeriani em 24/11/21

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será neste domingo (28). Nesta reta final, o importante é manter o foco e otimizar o tempo. Pensando nisso, listamos 6 tópicos de Biologia que você precisa saber antes da prova.

Veja também:
+ Bolsas de estudo para graduação 

Os conteúdos foram separados pelo coordenador estratégico do curso Oficina do Estudante (Campinas - SP), Anderson Bigon. Ao final do texto há também uma live com o professor de Biologia do curso Anglo Vestibulares, Gabriel Antonini, que foi transmitida pelo Instagram da Quero Bolsa.

revisar biologia enem
 

Leia mais
+ Esquenta Enem 2021: série de lives com dicas para a prova
+ Enem 2021: Yago Stephano participa de live sobre gabarito do segundo dia de prova

O segundo dia de prova do Enem é composto por dois cadernos, com 45 questões cada, sendo um de Matemática e outro de Ciências da Natureza, que incluí as disciplinas de Física, Química e Biologia

Ou seja, é um dia de prova com diversas contas, fórmulas, leis e conceitos, que precisam estar na ponta da língua! Para isso, uma boa estratégia é focar nos conteúdos que são cobrados de modo recorrente no exame. Assim, o tempo de estudo da reta final acaba sendo melhor aproveitado. Até porque não tem como saber o que será cobrado, mas é possível identificar o que costuma cair na prova.

E essa estratégia foi reforçada na live pelo professor de Biologia, Gabriel Antonini. "Ninguém tem bola de cristal. Nós podemos falar o que já caiu, quais conceitos de Biologia mais caem no Enem. A ideia é passar por isso, olhar as provas anteriores e tentar focar o estudo, já que está tão perto e tem muito conteúdo para lembrar”, explica.

+ 12 fórmulas de Matemática que você precisa decorar antes do Enem

Os 6 tópicos de Biologia para revisar antes do Enem foram selecionados pelo coordenador estratégico do curso Oficina do Estudante, Anderson Bigon. Confira:

1. Ecologia

Segundo o levantamento do coordenador Anderson Bigon, ecologia é o tema com maior incidência no Enem. Por isso, é recomendado ao candidato que faça uma revisão dos ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do Nitrogênio.

O coordenador também recomenda a revisão de alguns tópicos relacionados a problemas ambientais, como a poluição. A preservação ambiental e os nichos ecológicos devem ser revistos também.

+ Quando sai o resultado do Enem 2021?

2. Citologia

De acordo com  levantamento, este é o segundo tema com maior incidência no Enem. Os assuntos relacionados mais cobrados, são: composição química e permeabilidade da membrana plasmática, divisões celulares (mitose e meiose) e fisiologia celular (mitocôndrias e cloroplastos, por exemplo).

3. Genética

Em relação à genética, Anderson Bigon recomenda ao candidato que faça uma revisão sobre imunização e imunologia, além  engenharia genética (exames de DNA e transgênicos), grupos sanguíneos e hereditariedade.

+ Esquenta Enem: dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova

4. Fisiologia Animal e Humana

Os tópicos de fisiologia animal e humana também são recorrentes no exame. Assim, o recomendado, segundo o coordenador, é que a revisão foque o sangue e a linfa, bem como os processos de excreção, nutriçãorespiração humana.

5. Reino Animal

Em relação ao reino animal – tema recorrente no Enem – o candidato deve rever os filos, dando preferência ao filo dos artrópodes e dos cordados, que têm aparecido com mais frequência nas últimas edições do exame, segundo o levantamento do colégio Oficina do Estudante.

6. Reino Vegetal

O sexto tópico indicado pelo coordenador é o reino vegetal. Os assuntos da fotossíntese e da fisiologia geral devem estar presentes na revisão de Biologia do candidato, de acordo com Anderson Bigon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Live: Dicas de Biologia para o Enem


A live com o professor de Biologia, Gabriel Antonini,  ficou salva no Instagram da Quero Bolsa. Se você ainda não assistiu, dá tempo, confira:

Esquenta Enem 2021

E aí, gostou do conteúdo? Participe do Esquenta Enem 2021, uma série de lives da Revista Quero em parceria com o Anglo Vestibulares.

+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Além das lives preparatórias com dicas de conteúdo e estratégias de prova, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54