Para não perder muito tempo resolvendo as questões, o autor de Matemática do Sistema de Ensino pH, Ricardo Suzuki, orienta que os alunos leiam as perguntas primeiro.
“Quando o estudante lê um texto ou analisa uma tabela sem ter lido a pergunta, é como se ele tivesse procurando algo, mas sem saber o que está procurando. Uma dica que eu sempre gosto de dar para os alunos é ler primeiro a pergunta para depois ler o texto de apoio, tabelas ou gráficos disponíveis, porque assim ele gasta menos tempo”, explica.
Veja: Enem: 6 estratégias para driblar o cansaço no 2º dia de prova
Fórmulas de Matemática para o Enem
Por mais que a prova de Matemática do Enem não caia somente fórmulas, a gente sabe que muitos estudantes ficam com medo de esquecer ou até mesmo de não saber qual fórmula usar em um determinado exercício.
Então pode respirar aliviado porque a Revista Quero e o professor Ricardo Suzuki separaram algumas fórmulas pra você dar uma revisada antes de domingo.
Segundo Suzuki, volume de figuras é um conteúdo que sempre cai no Enem. Mas antes de listar de fato as fórmulas para resolver essas questões, o professor chama a atenção dos alunos para alguns pontos:
- Sempre que a figura tiver duas bases paralelas e congruentes, como o prisma e o cilindro, o volume é simplesmente a área da base vezes a altura;
- Já quando aparecer uma questão sobre pirâmide ou cone, que é uma base e um vértice principal, você precisa fazer a área da base vezes a altura sobre 3.