Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Fisiologia

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 18/12/2018

Introdução

A fisiologia é o campo da biologia responsável pelo estudo do funcionamento do organismo do seres. É uma palavra originária do grego physis “natureza” e logos ‘’estudo’’. 

Sendo assim, a fisiologia, é um amplo campo de estudo que engloba desde o funcionamento das células, passando pelo funcionamento dos tecidos, dos órgãos até o funcionamento do organismo de maneira geral, ou seja, com cada uma de suas partes interagindo e cooperando para o perfeito funcionamento dele. 

Existem classificações da fisiologia que são atribuídas conforme o objeto de estudo a ser analisado: 

  • Fisiologia Animal, onde se estuda o funcionamento dos organismo animais como um todo e que inclui a  Fisiologia Humana, ou seja o estudo do organismo humano;
  • Fisiologia Vegetal que tem como objeto de estudo os organismos vegetais, sendo portanto um ramo de estudo dos botânicos;
  • Fisiologia Bacteriana.

A fisiologia teve início na Grécia há cerca de 2500 anos. Cláudio Galeno, um médico famoso por ser responsável pela saúde dos gladiadores, ficou historicamente marcado no ramo da fisiologia por ter realizado diversas pesquisas com animais e principalmente por seguir uma doutrina denominada ‘quatro humores’

Nessa doutrina, tomava-se como ideia central a existência de quatro fluidos que formavam o corpo humano”: o sangue, o fleuma, a bile amarela e a bile negra. Assim, segundo Galeno, o coração, o fígado e o cérebro eram os órgãos que regem todo o funcionamento do corpo humano.

Anos depois, outro grande nome se destacou no desenvolvimento da Fisiologia: Andreas Versalius, responsável pela publicação da obra De Humani Corporis Fabrica em 1543. A publicação dessa obra trouxe a fisiologia e a anatomia a novos rumos, auxiliando no entendimento do funcionamento do corpo humano. 

Ao longo do tempo outros avanços foram ocorrendo, como o surgimento da teoria de que o sangue circulava por todo o corpo, sendo regido pelo bombeamento do coração. Porém, o maior desenvolvimento da Fisiologia se deu no século XIX na Europa. 

Dentre esses avanços estão o entendimento de toda a teoria celular bem como o desenvolvimento da Fisiologia Experimental. Mais recente, se destacam o entendimento mais aprofundado de diversos processos bem como da Bioquímica e da Biologia Molecular.

Fisiologia Animal

A fisiologia animal tem como base de estudo uma gama bastante ampla de organismo. Nela são analisados aspectos como a locomoção, a alimentação e a ambientação dos animais de modo que se torne mais fácil o entendimento dos mecanismos que mantêm cada animal vivo. Dentro da fisiologia animal, está o estudo do organismo humano especificamente.

Fisiologia Humana

Dentro da Fisiologia Animal está a Fisiologia Humana, que é o ramo da fisiologia responsável pelos estudos sobre o funcionamento do organismo humano. Sendo um organismo bastante complexo, ele é constituído de diversas partes que atuam juntas para garantir o seu bom funcionamento. 

O nível de organização do organismo humano se dá na seguinte forma: Moléculascélulastecidosórgãossistemas e organismo. Todos trabalhando de maneira integrada por meio de suas mais variadas reações químicas e processos. 

Fisiologia Vegetal

Já a fisiologia vegetal é o ramo da fisiologia voltada ao entendimento dos organismos vegetais e de suas interações com o ambiente em que habitam. Essas interações englobam desde o clima até o tipo de solo habitado. 

O nível de organização das plantas é o mesmo dos humanos. É ela quem atua de maneira integrada de modo que suas reações químicas garantam o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. 

Para que isso ocorra, os principais processos vegetais como a fotossíntese, a respiração e o transporte de nutrientes e água deve ocorrer de maneira o mais eficaz possível. 

Fisiologia bacteriana

A fisiologia bacteriana estuda as diversas interações das bactérias com o meio em que habitam. 

Nesse ramo de estudo são analisados os mais diversos processos bacteriano como o crescimento e a proliferação das bactérias. Para tanto analisa-se as informações genéticas e toda a arquitetura desse organismo. 


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A fisiologia é um ramo de estudo da biologia que busca entender:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...