Considere vários elementos de circuito como resistores e geradores compondo um único caminho, também chamado de malha, desse modo todos os componentes desse circuito estão em série, como no exemplo a seguir:
O circuito mostrado na figura é também chamado de circuito simples, por conter somente um gerador e um resistor. Já vimos que os elementos de um circuito podem ser arranjados de forma ser substituído por um único elemento, como nas associações de resistores, logo qualquer circuito elétrico de caminho único pode ser reescrito como contendo um único componente de circuito.
Desse modo podemos desenvolver a seguinte equação simbolizando as elevações de potencial como as forças eletromotrizes, as quedas de potenciais não ôhmicas como as forças contra motrizes dos receptores e as quedas ôhmicas das resistências como o produto da resistência equivalente pela corrente logo:
\(|\sigma|\) fem = \(|\sigma|\) fcm + \(|\sigma|\ R_{eq}.i\)
Circuitos não redutíveis a um caminho único
Há circuitos elétricos que não podem ser reduzidos a um caminho único como no exemplo abaixo:
Porém podemos avaliar cada caminho desse circuito da mesma forma que avaliamos um circuito elétrico de caminho único. Desse modo, para cada caminho ou malha, vamos obter uma equação. De modo geral podemos utilizar o exemplo acima para ilustrar a resolução de um circuito elétrico onde desejamos obter a corrente que circula em cada uma das malhas, atribuindo alguns valores para os componentes, e assumindo um sentido arbitrário para as correntes como mostra a figura a seguir:
No caminho 1 podemos escrever a seguinte equação aplicando o que vimos em circuitos de caminho único:
- \(15 = 5.i_{1} + 10.i_{1} + 10.i_{2}\)
Para o caminho 2 escrevemos:
- \(5 = 10.i_{2}+10.i_{2} + 10.i_{1}\)
Com duas equações e duas incógnitas temos um sistema linear com solução única, logo resolvendo esse sistema obtemos:
\(i_{1} = 1,25 \, A\) e \(i_{2} = -0,375 \, A\)
O sinal negativo para a corrente \(i_{2}\) indica que o sentido que atribuímos a ela está invertido, logo o sentido correto para essa corrente é o sentido horário, sendo que em módulo a corrente assume o valor \(i_{2} = 0,375\).
Logo verificamos que um circuito não redutível a um caminho pode ser resolvido considerando cada um de seus caminhos e montando um sistema linear.